Programa de Doutorado e Mestrado em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 341-360 of 398
-
Tratamento de reclamações e seus efeitos sobre a intenção de mudança: um estudo no mercado de academias de ginástica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta dissertação tem como objetivo central investigar a influência da satisfação com a recuperação de falhas de serviços, sobre a intenção de mudança, em consumidores de academias de ginástica. Para tanto, foi realizada ... -
Governança corporativa e desempenho organizacional nas universidades federais brasileiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Nas últimas décadas, as universidades estão sendo pressionadas por demandas provenientes de políticas públicas em educação a melhorarem seu desempenho científico, tecnológico e inovador. Em atendimento a essas demandas, ... -
Fatores influenciadores da governança supraempresarial e o seu impacto nos resultados de empresas abrangidas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O ambiente de negócios passou por muitas transformações nos últimos anos. Um novo cenário econômico e a crescente competitividade entre as empresas contribuíram com o surgimento de novos modelos de negócios e formas de ... -
Cultura organizacional no serviço público: um estudo de caso em dois campi de uma instituição federal de ensino técnico e superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Centrado no objetivo de descrever e analisar a cultura organizacional da sede do CEFET-MG de Belo Horizonte – Campus I e Campus II, pautando-se na visão de seus gestores, este estudo, de abordagem quantitativa e perfil ... -
Mudança societária e do ambiente organizacional como antecedentes do desempenho: um estudo em uma empresa familiar do setor de saúde
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Modelos que visam garantir a sobrevivência e a prosperidade de empresas familiares têm sido amplamente estudados por diversos pesquisadores. O interesse pelo tema se dá pelo fato de as empresas familiares serem um pilar ... -
Qualidade dos serviços logísticos das transportadoras de cargas rodoviárias na visão de uma empresa siderúrgica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O transporte de cargas representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas e tem papel fundamental na prestação do Serviço ao Cliente. Diante deste contexto, optou-se por realizar um estudo ... -
Influência da comunicação, da identificação organizacional e da confiança no desempenho de uma organização
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)No atual mercado globalizado e competitivo, é cada vez maior o número de organizações que têm se empenhado em reter pessoas talentosas, que estejam comprometidas com a organização, pois a ligação emocional e afetiva do ... -
Análise das causas da insatisfação e do abandono pelos clientes de academias de ginástica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O presente trabalho tem como propósito analisar as causas da insatisfação e do abandono dos clientes de academias de ginástica, obtendo informações estratégicas para o marketing dessas empresas, em prol da fidelização de ... -
Ódio à marca e seus impactos nas intenções comportamentais de consumidores no mercado de telefonia móvel
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta dissertação teve como objetivo estudar o tema ódio a uma marca que pode se manifestar em várias categorias de produtos e servicos, investigando as motivações e os consequentes no setor de telefonia celular, e o impacto ... -
A relação entre a segmentação de mercado e o desempenho empresarial: um estudo em pequenas empresas brasileiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)A segmentação de mercado é um processo que agrupa consumidores com atributos semelhantes, auxiliando as empresas no planejamento de marketing, orientando o desenvolvimento de produtos e o posicionamento da marca como também ... -
Marketing viral em vídeos comerciais: antecedentes do compartilhamento e seus impactos no apego e valor da marca
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O marketing viral é um modelo de marketing que cientificamente oferece respostas para a estruturação da disseminação das informações rápidas e em grande escala a favor de conteúdos, produtos e suas marcas. Sustentado pelo ... -
Estratégia de preços do crédito dos bancos brasileiros em resposta às mudanças ocorridas no seu ambiente externo pós-crise global. Determinismo ou voluntarismo?
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O propósito deste estudo é analisar a influência do ambiente econômico, bem como das escolhas em estratégias gerenciais sobre o apreçamento estratégico do crédito dos grandes bancos de varejo brasileiros, no contexto de ... -
A relação entre confiança, satisfação e lealdade: estudo no mercado de seguros
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente trabalho teve como objetivo identificar o papel da confiança e da satisfação nas relações de percepção de lealdade pelos clientes de seguros, tema pouco abordado na literatura acadêmica. A revisão da literatura ... -
Práticas de governança corporativa: um estudo de caso na PREVI
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as práticas de governança corporativa no Fundo de Pensão PREVI. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com recurso a entrevistas e análise documental, tendo sido consultados ... -
Análise dos traços culturais presentes nos processos de tomadas de decisão contábil: uma perspectiva do profissional de contabilidade
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A cultura organizacional e seus pontos de interferência vêm sendo estudados em razão de sua grande importância nos processos de gestão. Ocorre que o traço empresarial, representado pelas características específicas do ... -
Estratégias ambidestras organizacionais nas relações institucionais com o governo e o mercado: uma survey em organizações brasileiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Este trabalho refere-se à utilização da estratégia ambidestra por organizações brasileiras, envolvendo o governo e o mercado, diante de uma transição institucional. A estrutura da dissertação contém a fundamentação teórica ... -
Antecedentes do desempenho em vendas nos micro e pequenos varejistas
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta tese teve como objetivo identificar os impactos do relacionamento do vendedor com a marca no pequeno varejo, visando determinar suas atitudes em relação ao seu trabalho e desempenho. Para tanto, explorou-se o efeito ... -
Os efeitos das crenças e da percepção da gestão do tempo na motivação e no desempenho para o trabalho
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A justificativa para esse trabalho pauta-se no fato de que estudiosos empenham-se em analisar os efeitos da liderança, esforço, recompensas, significado do trabalho, entre outros temas. Entretanto, verifica-se que a percepção ... -
Arquitetura, design e intenção de compra: modelo e vivência no ambiente
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Esta tese teve por objetivo estudar o efeito da atmosfera no benefício esperado pelos consumidores e na intenção de compra em um ambiente real, a partir de modelos de espaços residenciais com características de arquitetura ... -
Influências da teoria do capital humano no equilíbrio da oferta e demanda de mão de obra de profissionais da área de tecnologia da informação do Brasil
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Muito tem-se discutido no Brasil a respeito de um cenário de desequilíbrio da oferta e demanda de mão de obra qualificada. O debate tem ocorrido em áreas de atuação mais generalistas, tais como a área de saúde (VIERIA e ...