Navegação por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 780
-
A influência das metas e recompensas na motivação: um estudo no setor público mineiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O movimento de reforma e modernização da gestão no setor público brasileiro nas duas últimas décadas tem se pautado na lógica da administração pública gerencial. Essa nova forma de administrar contempla a adoção de ferramentas ... -
Clima e desempenho organizacional: um estudo nas agências da Caixa Econômica Federal da região metropolitana de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este estudo objetivou avaliar as relações entre clima e desempenho organizacional nas agências da Caixa Econômica Federal da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os estudos sobre clima organizacional remontam ás décadas ... -
Alinhamento estratégico entre a gestão das empresas e o setor de tecnologia da informação (TI): o momento da aquisição de soluções de tecnologia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Em um mercado competitivo, a utilização de ferramentas de TI se torna imprescindível para o sucesso dos negócios. Com isso, alguns autores apontam a falta de alinhamento estratégico como problema para o fracasso na maioria ... -
Estudo da aderência dos processos de gestão de projetos em empresas de engenharia consultiva de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar os problemas relacionados à aderência de processos de gestão de projetos, realizados nas empresas de engenharia consultiva, na cidade de Belo Horizonte. ... -
Identificação das principais variáveis no processo decisório para investimentos em TI: um estudo de caso no setor público em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Buscou-se com esta pesquisa identificar as principais variáveis consideradas por um grupo de gerentes de tecnologia da informação para classificar e priorizar investimentos em suas áreas de atuação. A metodologia adotada foi ... -
Gerenciamento de restrições no planejamento da produção em uma indústria siderúrgica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este trabalho analisou as restrições envolvidas no processo de planejamento da produção em uma empresa do setor siderúrgico de grande porte – a V&M do Brasil S.A. – situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo da ... -
Confrontando motivos e imagens relacionados à carreira: um estudo com profissionais de nível superior que se direcionam para o setor público
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O presente estudo busca compreender os motivos que têm levado as pessoas a se direcionarem para o serviço público, assim como suas imagens de carreira. Procura também verificar se a identificação dessas pessoas é com a ... -
O valor da marca e o comportamento do consumidor: um estudo empírico no mercado de pneus
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)No atual ambiente competitivo, já se reconhece a relevância do processo de escolha de determinada marca de pneus pelo consumidor final no setor de pneumáticos. O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de identificar ... -
Construção e validação de instrumento de pesquisa para análise das competências empreendedoras para exportação: um estudo com empreendedores de pequenas e médias empresas de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este estudo objetivou identificar e avaliar as competências empreendedoras de exportação de pequenos e médios empresários de Minas Gerais. Para desenvolver e validar uma escala de mensuração dessas competências, tomou-se ... -
Variáveis mercadológicas componentes de um sistema de informações de marketing: estudo de caso em uma empresa inovadora
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As empresas inovadoras tem sido amplamente estudadas, tanto pelo seu potencial de movimentar a economia, gerando empregos e divisas, quanto pelos avanços científicos e tecnológicos que são decorrentes da inovação, e podem ... -
Teoria dos stakeholders no contexto da governança corporativa: um estudo de caso
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O tema da pesquisa enfoca a teoria dos stakeholders como fundamentação para a definição de estratégias no contexto da governança corporativa. O objetivo deste trabalho é identificar a importância da teoria dos stakeholders ... -
Estágios do processo de decisão do consumidor de jornais populares: busca, avaliação de alternativas e consumo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As classes C, D e E, no Brasil, tiveram um aumento significativo no poder de compra após o Plano Real. A partir de então, os jornais populares se desenvolveram para atender a este público carente e ávido por informação. ... -
Maturidade de processos organizacionais: um estudo em uma indústria multinacional do setor de soldagem
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Administrar de forma conservadora as atividades empresariais cujas tarefas são feitas em padrão repetitivo, sem criatividade, sem desafios, na medida exata dos recursos disponíveis já não é mais suficiente. O papel atual ... -
As competências individuais e o comprometimento organizacional: uma análise dos agentes de segurança pública de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O objetivo proposto neste estudo é verificar as relações de “Comprometimento” e “Competências” no exercício da função dos agentes de Segurança Pública. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário elaborado após ... -
O comportamento do nível de maturidade em governança de segurança da informação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O conflito de agência, decorrente da divergência de interesses entre a propriedade e a gestão empresarial, e os recentes casos de fraudes causaram nas organizações uma maior necessidade de adesão à Governança de Segurança ... -
A felicidade na agenda da administração e suas relações com conceitos organizacionais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Sendo a felicidade a razão última da vida, conforme proposto por Aristóteles (384 -322 a.C.), Hume (1741) e Bentham (1789), os formuladores de política pública deveriam tê-la como paradigma ao estabelecerem suas metas e ... -
O impacto dos processos de administração estratégica como antecedentes do desempenho das micro e pequenas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A Administração Estratégica tem sido foco de um número relevante de publicações, pesquisas e livros editados nos últimos anos. Há um consenso sobre a sua relevância na qualidade de gestão e longevidade das organizações. ... -
A influência da estrutura matricial no comprometimento com a carreira em comparação com a estrutura tradicional: um estudo de caso na EMATER-MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este trabalho teve como objetivo verificar a influência da estrutura matricial, integrante do Sistema Integrado de Gestão-SIG da Empresa Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural-EMATER-MG, no comprometimento com a ... -
Divulgação de atos e fatos relevantes: um estudo em empresas brasileiras emissoras de ADRS
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O mundo globalizado e as decorrentes mudanças nos negócios internacionais têm proporcionado ao mercado de capitais um ambiente competitivo e propício para a prospecção de capitais em mercados abertos. Nesse cenário, a ... -
A gestão da propriedade intelectual sobre o conhecimento tecnológico produzido pela comunidade acadêmica de uma instituição particular de ensino superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A inovação tem se tornado um importante fator de desenvolvimento econômico, cultural e social. Neste sentido, as parcerias entre universidades e empresas tem se mostrado promissoras. Para agilizar este processo a Lei ...