Navegação por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 789
-
A gestão da propriedade intelectual sobre o conhecimento tecnológico produzido pela comunidade acadêmica de uma instituição particular de ensino superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A inovação tem se tornado um importante fator de desenvolvimento econômico, cultural e social. Neste sentido, as parcerias entre universidades e empresas tem se mostrado promissoras. Para agilizar este processo a Lei ... -
Estatuto da Fundação Mineira de Educação e Cultura
(Fundação Mineira de Educação e Cultura, 2010)A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado, entidade civil, comunitária e sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, instituída pela ... -
Impactos da qualidade percebida sobre as atitudes e intenções comportamentais de proprietários de automóveis
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Por muitos anos os consumidores de automóveis recebiam das empresas seus produtos como sendo os melhores disponíveis no mercado. Elas embasavam suas afirmações baseadas na tradição da marca no mercado brasileiro. Todavia ... -
Alinhamento estratégico em instituições de ensino a distância
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)As mais diversas pesquisas apontam para a necessidade de um planejamento estratégico que tem foco na integração e alinhamento entre as áreas de negócios e de tecnologia da informação, definindo essa integração como um dos ... -
Aplicação da theory of planned behavior: estudo sobre os preditivos do comportamento de consumo clandestino de energia elétrica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este trabalho testou o modelo teórico denominado TPB (Theory of Planned Behavior) que é capaz de relacionar os construtos crenças comportamentais, crenças normativas, atitudes, normas subjetivas e controle comportamental ... -
Identificação e imagem do servidor público: um estudo com os usuários do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O objetivo desta dissertação foi analisar a imagem do servidor público do ponto de vista dos usuários do Fórum Lafayette, órgão da justiça de primeira instância da capital do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais ... -
Centro de Serviços Compartilhados (CSC): impactos da implementação do modelo na estratégia, na estrutura e na gestão de empresas do setor privado
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Em um contexto de mercado cada vez mais competitivo, as empresas necessitam revisar a forma como executam seus processos de apoio/suporte administrativo e como vinculá-los a uma melhor geração de valor para os resultados ... -
Racionalidade e irracionalidade nas organizações
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A administração das organizações baseia-se historicamente em procedimentos racionais e positivistas, tidos como o melhor caminho para a efetividade de resultados. A lógica dos processos e ferramentas gerenciais tenta imperar ... -
Profissionalização em empresas familiares: os desafios da implementação de mecanismos de governança corporativa numa empresa do setor de transportes
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)As empresas familiares, de grande representatividade em qualquer economia, também estão sujeitas às transformações na atual dinâmica dos negócios, ou seja, são sensíveis cada vez mais ao processo de globalização e ... -
Prioridades do processo de compra da tribo dos uniresidenciais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O objetivo deste estudo de caráter qualitativo é a análise das prioridades de compra do grupo dos uniresidenciais economicamente ativos. A metodologia utilizada na primeira etapa foi a qualitativa com um viés etnográfico ... -
Comportamento estratégico orientado para mercado no contexto de religião: um estudo em diocese no Ceará
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O presente trabalho buscou analisar o comportamento estratégico orientado para mercado no contexto de religião. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, além da revisão de literatura. ... -
Transição do mundo corporativo para o acadêmico: motivos, formas de inserção, desafios e competências desenvolvidas
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este estudo teve como objetivo analisar transições de carreiras, assim como identificar as novas competências e estratégias de carreiras na transição de profissionais e gerentes para a docência e para o ambiente acadêmico. ... -
Anais 2009
(Universidade FUMEC, 2010)A produção do conhecimento no ambiente acadêmico não pode prescindir de um programa de pesquisa que propicie a participação dos professores e alunos através da iniciação cientifica. Na Universidade FUMEC, a cada ano, o ... -
Valores, motivação, comprometimento e recompensas: proposição e avaliação de um modelo para associação de variáveis
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O fenômeno da globalização, a incorporação cada vez maior de novas tecnologias e a alta competitividade das empresas demandam modelos e padrões de administração que produzam resultados superiores e elevada produtividade. ... -
Apoio tecnológico à estratégia organizacional: fatores para o sucesso no uso do business intelligence
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A formulação da estratégia organizacional para criação de valor e o uso de ferramentas de TI alinhadas aos objetivos de longo prazo são indispensáveis para as empresas obterem sucesso nos negócios. Este trabalho qualitativo ... -
Análise da estrutura de relacionamento em redes de MPEs: um estudo de empresas na Serra do Cipó - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O presente trabalho consiste na análise da estrutura de relacionamento entre as pousadas localizadas na Serra do Cipó – MG, tendo como principal objetivo descrever de que maneira tal estrutura, formada por micro e pequenas ... -
Comportamento do consumidor: um estudo empírico com alunos de cursos superiores em ciência da computação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este trabalho procurou discorrer sobre o comportamento do consumidor, em especial alunos de graduação, a respeito do processo de escolha do curso de Ciência da Computação. Foram descritos os conceitos e fases do comportamento ... -
Imagem do programa de orientação e proteção ao consumidor: um estudo sobre as percepções de consumidores, advogados e representantes de Procons e empresas do segmento financeiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O presente trabalho objetivou analisar a imagem do Programa de Proteção ao Consumidor da região metropolitana de Belo Horizonte sob as lentes dos atores que participam dos processos de intermediação desse órgão: consumidores, ... -
Análise do desempenho-país por meio do estudo de indicadores de infraestrutura e inovação tecnológica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este estudo procura analisar indicadores sobre o desempenho de países, relacionando indicadores de investimento em pesquisa e desenvolvimento, patentes e inovação de países da União Europeia, Brasil, Japão e Estados Unidos. ... -
O impacto de diferenças individuais referentes a aspectos psicológicos do consumidor feminino no comportamento de compra: um estudo empírico no mercado de moda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Entender o comportamento de compra dos consumidores é fundamental para que as empresas conheçam e retenham seus clientes. Esse conhecimento é, também, campo essencial para a moda que evoluiu muito e hoje é um dos mais ...