Determinantes da deserção de clientes bancários
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Data
2018Autor
Oliveira, Sirlene Aparecida Dias
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O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais elementos que provocam
a deserção de consumidores de produtos e serviços bancários, bem como avaliar a influência
da insatisfação na deserção dos clientes bancários. A relevância deste estudo está no fato deste
ter como foco o estudo da deserção de clientes bancários e sua consequência para os lucros da
empresa. Para impulsionar os seus lucros, é preciso que as empresas sejam tão boas em atrair
novos clientes tanto quanto reter os clientes já conquistados. Pesquisadores apontam que
evitando pequenas deserções de clientes para a concorrência, as empresas podem evitar
quedas na rentabilidade e até mesmo aumenta-las. Para este estudo, foi utilizada uma amostra
de 257 indivíduos que tiveram algum tipo de insatisfação, nos últimos 18 meses, com
instituições bancárias onde mantém ou mantiveram sua conta principal, na cidade de Belo
Horizonte. A amostra foi do tipo não probabilística e por conveniência, a coleta de dados foi
feita por meio da aplicação de questionário estruturado, utilizando o método Survey, e escala
Likert, em que foram apresentadas alternativas fechadas de múltipla escolha, com níveis de 1
a 7. Os resultados apontaram falhas de serviço e inconveniência como sendo os principais
elementos que causam insatisfação no cliente, com influência direta sobre a deserção de
clientes do setor bancário. The objective of this study is to analyze the main elements that lead to the desertion of
consumers of banking products and services, as well as to evaluate the influence of
dissatisfaction on bank customers' desertion. The relevance of this study lies in the fact that it
focuses on the study of bank customers' desertion and its consequence for the company's
profits. To boost their profits, companies need to be as good at attracting new customers as
they are to retain the customers they have already won. Researchers point out that by avoiding
small defections from customers to competition, companies can avoid declines in profitability
and even increase them. For this study, a sample of 257 individuals who had some type of
dissatisfaction in the last 18 months were used with banking institutions where they maintain
or maintain their main account, in the city of Belo Horizonte. The sample was of nonprobabilistic
type and for convenience, the data collection was done through the application of
a structured questionnaire, using the Survey method, and Likert scale, in which closed
alternatives of multiple choice were presented, with levels from 1 to 7. The results pointed to
service failures and inconvenience as the main elements that cause customer dissatisfaction,
with a direct influence on the customer defection in the banking sector.