Influências da teoria do capital humano no equilíbrio da oferta e demanda de mão de obra de profissionais da área de tecnologia da informação do Brasil
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Costa, Maurílio Alves Martins da
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Muito tem-se discutido no Brasil a respeito de um cenário de desequilíbrio da oferta e demanda de mão de obra qualificada. O debate tem ocorrido em áreas de atuação mais generalistas, tais como a área de saúde (VIERIA e SERVO, 2014), a área de exportação (DIAS, 2012; DIAS, 2013) e a área das engenharias (NASCIMENTO et al., 2010; NASCIMENTO, 2011; SOFTEX, 2013). Esta tese se propõe fazer uma análise mais específica, estudando a área de Tecnologia da Informação (TI), que é área
exposta à escassez de mão de obra por fazer parte de um ambiente de natureza dinâmica, que se transforma continuamente, com processos que implicam no abandono de velhas práticas e adoção de outras quase sempre disruptivas, resultando na exigência de um profissional com conhecimentos atualizados e disposto a recomeços constantes na carreira. O objetivo da tese é identificar se as relações de oferta e demanda de mão de obra qualificada na área de TI no Brasil sofrem impactos
de fatores originados na teoria do capital humano. Para tanto foram analisados os seguintes constructos da teoria do capital humano: competência, qualidade da formação acadêmica e tempo de permanência no ambiente escolar. Para alcançar esse objetivo, foram considerados como referência metodológica dois modelos que exploraram por meio de métodos quantitativos o equilíbrio da oferta e demanda de
mão de obra qualificada dentro da realidade brasileira: o Modelo para Projeção de Mão de Obra, apresentado por Pereira, Nascimento e Araújo (2011) e o Modelo Causal de Oferta e Demanda de Mão de Obra, desenvolvido em Softex (2013). Os dados necessários para o desenvolvimento desta tese foram obtidos por meio da coleta de dados tanto de natureza primária, quanto de natureza secundária. A coleta dos dados primários se deu via levantamento do tipo survey junto a empresas de TI de todo o Brasil que dispunham de um quadro com, pelo menos, 20 funcionários na área da pesquisa. O questionário aplicado consistiu em um formulário com 23 questões objetivas cujas respostas foram apresentadas em forma de opções de uma escala do tipo Likert que foram tratados utilizando métodos multivariados denominados análise e modelagem de equações estruturais. Os dados secundários
utilizados nesta tese foram coletados em bases MEC tais como o Censo da Educação Superior (CES) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e na base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) que foram tratados de forma descritiva. O que se concluiu deste trabalho é que, ainda que não se possa determinar que a demanda de mão de obra qualificada na área de TI no Brasil sofra impactos de fatores originados na teoria do capital humano, os fatores qualidade da formação acadêmica e tempo de permanência no ambiente escolar influenciaram o constructo competência, implicando a necessidade de um maior aprofundamento na avaliação dessa teoria quanto sua capacidade em influenciar esse equilíbrio. Much has been discussed in Brazil about the supply and manpower demand imbalance. The debate has taken place in diverse labor areas, such as health (Vieria and Servo 2014), the export business area (Dias, 2012; Dias, 2013) and in different fields of engineering (NASCIMENTO et al. 2010; NASCIMENTO 2011; SOFTEX 2013). The purpose of this thesis is to offer an in depth analysis studying the area of
Information Technology (IT), which faces a shortage of qualified manpower. That happens because IT is inserted in a dynamic environment, in permanent change, and with processes that lead to the abandonment of old practices and the adoption of new procedures, frequently disruptive, resulting in a demand for professionals with up to date knowledge and skills, and willing to face recurrent new beginnings in their career. The aim of this thesis is to identify if the relationship between supply and demand for qualified professionals in the Brazilian IT manpower suffers impact from factors
originated in the theory of human capital. For this purpose, were analyzed the following constituents of the theory: competence, quality of academic formation and amount of time spent in school. To guide the research were used as methodological references two models that explored, via quantitative methods, the equilibrium between supply and demand for qualified workers in Brazil: the Modelo para Projeção de Mão-de-Obra, presented by Pereira, Nascimento and Araújo (2011), and the Modelo Causal de Oferta
e Demanda de Mão de Obra, developed at Softex (2013). The data required for the development of this thesis were obtained through data collection from both, primary and secondary sources. The data from primary sources were collected in a survey carried at IT companies from Brazil, with at least 20 of its workers acting in the research area. The questionnaire applied consisted of a formulary with 23 objective questions, presented as options in a Likert-type scale, that were treated using multivariate methods called analysis and structural equation modeling. The data from secondary sources used in this thesis were obtained at Ministério da Educação e Cultura (MEC), and includes the Censo da Educação Superior (CES) and the Conceito Preliminar de Cursos (CPC). The database of the Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), published by the Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), was also consulted. These secondary sources data were processed descriptively. What could be concluded from this work is that, although we cannot determine that the demand for qualified professionals in the IT area in Brazil suffers impacts from factors originated in the theory of human capital, we can affirm that the quality of academic formation and the amount of time spent in school impact the competence of the workers. That points to the necessity of a greater deepening in the studies of this theory, especially regarding its capacity to influence the equilibrium.