Formação da estratégia a partir das abordagens organizacional, econômica e ambidestria para o alcance do desempenho: um estudo com pequenas empresas
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Data
2016Autor
Zica, Roberto Marinho Figueiroa
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Com as rápidas mudanças no ambiente de negócios, a instabilidade macroeconômica dos mercados e a constante alteração no comportamento dos consumidores, a atuação dos tomadores de decisões estratégicas vem se tornando cada vez mais desafiadora. Essa dinâmica vem requerendo a adoção de práticas de gestão mais elaboradas, tendo como foco central a obtenção de vantagem competitiva sustentável ao longo do tempo, a busca ininterrupta por oportunidades, por inovações e a reconfiguração de mercados. Diante desse panorama e de modo a superar os desafios impostos por um ambiente mutável, as organizações tendem a construir estratégias que as conduzam a um desempenho superior, levando-se em consideração a existência de fatores exógenos e endógenos. Percebe-se que esse cenário complexo se apresenta não apenas para grandes conglomerados econômicos ou empresas multinacionais, mas também para empresas de menor porte. Compreender como as pequenas empresas concebem suas estratégias de atuação, segundo as abordagens organizacional, econômica e ambidestria e de que maneira essas decisões agregam valor ao negócio, assumiu papel preponderante neste trabalho. Para que as hipóteses identificadas pudessem ser testadas, foi realizada uma pesquisa quantitativa, via survey, com empresários de pequenas empresas. Os resultados foram analisados por meio da Structural Equation Modeling - Partial Least Square, tendo sido possível perceber a existência de correlações entre os construtos latentes. Depreendeu-se de todo o arcabouço do trabalho, do percurso teórico, do método de pesquisa e da análise dos resultados, que as abordagens estratégicas Ambidestria e Organizacional, por meio do campo teórico Capacidades Dinâmicas, conseguem explicar mais adequadamente sua influência positiva sobre o Desempenho, sendo a Ambidestria a que possui maior preponderância. Espera-se que o trabalho realizado possa contribuir no processo de formação de estratégias para pequenas empresas, não como situações finalizadas, mas como uma proposta de atuação paradigmática que gere novas possibilidades estratégicas. Due to the fast changes in the business environment, the macroeconomic instability of markets and the constant change in consumers´ behavior, the performance of strategic decision makers is becoming increasingly challenging. This dynamic has required the adoption of more elaborate management practices, with a central focus on achieving a sustainable competitive advantage over time, the uninterrupted search for opportunities, innovations and makets reconfiguration. Faced with this scenario and in order to overcome the challenges imposed by a changing environment, organizations tend to construct strategies that lead them to superior performance, taking into account the existence of exogenous and endogenous factors. It can be seen that this complex scenario presents not only for large economic conglomerates or multinational companies, but also for smaller companies. Understanding how small companies conceive their action strategies, according to the organizational, economic and ambidexteral approaches and how these decisions add value to the business, assumes a preponderant role in this work. In order for the identified hypotheses to be tested, a quantitative survey research with businessmen from small companies was conducted. The results were analyzed through Structural Equation Modeling - Partial Least Square, and it was possible to perceive the existence of correlations between latent constructs. From the whole work framework, theoretical reference, research method and results analysis, the Ambidestria and Organizational strategic approaches, through the Dynamic Capabilities theoretical field, are able to explain more adequately their positive influence on Performance, being Ambidexterity the most preponderant one. It is hoped that the work carried out can contribute to the process of strategy formation for small companies, not as finished situations, but as a paradigmatic action proposal that generates new strategic possibilities.