A intenção de compra de produtos piratas: um estudo da influência das estratégias de negação, do materialismo e da escala ética do consumidor de Muncy-Vitell
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Data
2015Autor
Santos, Marcos Ferreira
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Esta tese de doutorado tem o objetivo de investigar a influência das estratégias de negação, do
materialismo e da escala ética do consumidor de Muncy-Vitell no processo de intenção de
compra de produtos piratas. Por meio de uma pesquisa quantitativa que aplicou uma survey
coletando 523 questionários, dois quais 432 foram considerados válidos. Os dados coletados
foram tratados através do método de modelagem de equações estruturais e, como forma de se
reduzir o viés da desejabilidade social, uma escala adaptada a realidade brasileira foi
incorporada ao questionário. O modelo resultante obteve bom índice de goodness of fit
apresentando uma relação positiva e significante das técnicas de neutralização com a intenção
de compra de produtos piratas e uma relação negativa e significante da escala ética do
consumidor de Muncy-Vitell. O modelo, no entanto não apresentou uma relação significante
com o construto materialismo. A escala de viés de desejabilidade social, após ser testada em
dois modelos não apresentou resultados significantes. Os resultados obtidos tem implicações
gerenciais e de sugestão de políticas públicas. This doctoral thesis aims to investigate the influence of the neutralization strategies,
materialism, and the Muncy-Vitell Ethics Consumer Scale in the process o intention to buy
counterfeit products. Adopting a quantitative research approach, a survey collected 523
questionnaires, of which 432 were considered valid. The collected data was analyzed by
means of the structural modelling techniques, and, as means of reducing the social desirability
bias, a scale adapted to the Brazilian reality was incorporated to the survey. The resulting
model obtained a good score of goodness of fit, presenting a positive and significant relation
of the neutralization techniques with the intention to buy counterfeit products and a negative
and significant relation with the Muncy-Vitell consumer ethics scale. However, the model did
not obtained a significant relation with the materialism construct. The social desirability bias
scale did not presented significant results after been tested in two models. The results obtained
have managerial implications and of public policies suggestions.