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    A intenção de compra de produtos piratas: um estudo da influência das estratégias de negação, do materialismo e da escala ética do consumidor de Muncy-Vitell

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    Doutorado em Administração FUMEC 2015 (1.103Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Santos, Marcos Ferreira
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    Esta tese de doutorado tem o objetivo de investigar a influência das estratégias de negação, do materialismo e da escala ética do consumidor de Muncy-Vitell no processo de intenção de compra de produtos piratas. Por meio de uma pesquisa quantitativa que aplicou uma survey coletando 523 questionários, dois quais 432 foram considerados válidos. Os dados coletados foram tratados através do método de modelagem de equações estruturais e, como forma de se reduzir o viés da desejabilidade social, uma escala adaptada a realidade brasileira foi incorporada ao questionário. O modelo resultante obteve bom índice de goodness of fit apresentando uma relação positiva e significante das técnicas de neutralização com a intenção de compra de produtos piratas e uma relação negativa e significante da escala ética do consumidor de Muncy-Vitell. O modelo, no entanto não apresentou uma relação significante com o construto materialismo. A escala de viés de desejabilidade social, após ser testada em dois modelos não apresentou resultados significantes. Os resultados obtidos tem implicações gerenciais e de sugestão de políticas públicas.
     
    This doctoral thesis aims to investigate the influence of the neutralization strategies, materialism, and the Muncy-Vitell Ethics Consumer Scale in the process o intention to buy counterfeit products. Adopting a quantitative research approach, a survey collected 523 questionnaires, of which 432 were considered valid. The collected data was analyzed by means of the structural modelling techniques, and, as means of reducing the social desirability bias, a scale adapted to the Brazilian reality was incorporated to the survey. The resulting model obtained a good score of goodness of fit, presenting a positive and significant relation of the neutralization techniques with the intention to buy counterfeit products and a negative and significant relation with the Muncy-Vitell consumer ethics scale. However, the model did not obtained a significant relation with the materialism construct. The social desirability bias scale did not presented significant results after been tested in two models. The results obtained have managerial implications and of public policies suggestions.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/394
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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