Modelos de referência para a performance organizacional: uma investigação do modelo de excelência da gestão (MEG-FNQ) aplicado no programa mineiro da qualidade e produtividade (PMQP)
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Data
2013Autor
Santos, Márcio Bambirra
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A tese apresenta as principais contribuições de pesquisadores e instituições que criaram ou
participaram de mainstreans relativos à estratégia em modelos de referência alinhados com a
inovação, melhoria contínua, sistemas de produção, métodos de gestão e padrões voltados
para a maior competitividade das organizações. Da gestão tradicional (Traditional Management
- TM) à Teoria das Restrições (Constraints Management-CM), passando pela gestão da
Qualidade (Quality Management-QM ou TQM) e Capacidades Dinâmicas (adaptações em
processos internos, inovação e aprendizado), as melhores práticas de gestão e seus resultados
sempre foram alvo de discussões para demonstrar que uma das linhas era, de fato, uma
mudança de paradigma. Há mais de 40 anos, tem-se o movimento dos “empacotamentos das
práticas ideais” comuns na orientação de soluções personalizadas às organizações, fortalecido
com o surgimento de pacotes como a ISO 9000/14000/18000 (considerado um Sistema de
Gestão Integrado, SGI), MBQNA (Malcolm Baldridge Quality Awards), MEG (Modelo de
Excelência na Gestão), WCM (World Class Manufacturing), EFQM (European Foundation
Quality Management), dentre outros. Alguns deles, como as normas ISO ou as best practices
do MEG (FNQ) suscitaram estruturas que irradiaram e multiplicaram modelos de referência e
adotados em muitos países, com várias instituições que promovem anualmente a premiação
das empresas que obtiveram os melhores resultados em suas gestões. O modelo apresentado, e
objetivo desse trabalho, é o Modelo de Excelência na Gestão (MEG – FNQ), adotado pelo
Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), existente desde 2003, no estado de Minas Gerais, Brasil,
no procedimento anual de avaliação e premiação de organizações que o utilizam. Por um
lado, são apresentados os requisitos básicos contidos em cada critério do modelo e a forma
como eles se relacionam como processos gerenciais. Por outro, o teste produzido na massa de
dados de 52 empresas discute o alcance que os processos gerenciais produzem nos resultados
esperados pelas organizações. Na modelagem estatística desenvolvida na parametrização da
rede nomológica são apresentadas as estratificações de cada um dos requisitos gerenciais dos
critérios de excelência das análises realizadas pelos examinadores nos diversos ciclos, como o
enfoque, a aplicação, o aprendizado e a integração, considerados como fatores de avaliação.
Constata-se, pelos indicadores estatísticos utilizados, que há uma aderência significativa entre
as práticas de gestão do modelo do PMQ, com a obtenção de resultados e seus desdobramentos
em relevância, tendência e nível atual, com impacto positivo nas organizações participantes. The thesis presents the main contributions of researchers and institutions that have created or
participated in mainstream strategy regarding reference models aligned with innovation, continuous
improvement, production systems, management methods and standards aimed at increased
competitiveness of organizations. Traditional management (Traditional Management -
TM) to the Theory of Constraints (Constraints Management-CM), through the Quality Management
(QM-Quality Management or TQM) and Dynamic Capabilities (internal adaptation
processes, innovation and learning), the best management practices and their results have always
been the subject of discussions to demonstrate that one of the lines was indeed a paradigm
shift. For over 40 years, has been the movement of “bundling practices ideals” common
orientation of customized solutions to organizations, with the emergence of packages such as
ISO 9000/14000/18000 (considered an Integrated Management System , GIS) , MBQNA
(Malcolm Baldridge Quality Awards) , MEG (Modelo de Excelência na Gestão) , WCM
(World Class Manufacturing), EFQM (European Foundation Quality Management) , among
others . Some of them, such as ISO standards or best practices for MEG (FNQ) raised structures
that radiated and multiplied reference models and adopted in many countries, with inst itutions
that promote the award annually to companies that have achieved the best results in
their management. The presented model and goal of this work is the Modelo de Excelência
Gestão (MEG - FNQ), adopted by the Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), existing since
2003 in the state of Minas Gerais, Brazil, in the annual evaluation process and awards from
organizations that use it. On the one hand, lists the basic requirements contained in each criterion
of the model and how they relate with the management processes. On the other, the test
produced in mass data of 52 companies discusses the scope management processes that produce
the results expected by the organizations. In statistical modeling developed in the parameterization
of the nomological network stratifications of each of the managerial requirements
of the criteria of excellence of the analyzes performed by examiners in different cycles,
such as the focus , implementation , learning and integration , considered as evaluation factors
are presented . It appears, by the statistical indicators used, there is a significant adhesion between
the management practices of the PMQ model, with getting results and their consequences
in importance, trend and current level, with a positive impact on participating organizations.