Alinhamento entre estratégia organizacional e de gestão de pessoas: um estudo em uma mineradora
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Data
2016Autor
Costa, Tamara de Faria
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O presente estudo configura-se por uma pesquisa descritiva-analítica, de natureza
qualitativa, realizada em uma empresa multinacional Sul-Africana do segmento de
mineração de ouro com o propósito de identificar os principais fatores que favorecem
a capacidade das pessoas de execução da estratégia organizacional. Partindo do
pressuposto que a execução dos objetivos propostos pela organização relaciona-se
não só à capacidade de implantação de planos de negócios sistêmicos e flexíveis,
mas também à habilidade da organização de traduzir a estratégia em realidade
operacional, o que envolve a capacidade das pessoas de compreensão e execução
do trabalho proposto, foram analisados o planejamento estratégico, o alinhamento
da capacidade das pessoas de execução do trabalho às competências necessárias
para a execução da estratégia e as práticas de liderança e gestão de pessoas da
organização. Considerando, ainda, que a convivência profissional produz
objetividade e subjetividade e que os líderes precisam ter mais de uma maneira de
colocar a estratégia em prática, buscou-se compreender, também, a perspectiva da
liderança sobre os principais fatores que influenciam a capacidade das pessoas de
execução do trabalho. Os resultados encontrados reforçam que o perfil da liderança
é o fator que mais favorece a capacidade das pessoas de execução da estratégia
organizacional. Entretanto, para o exercício de uma liderança eficaz, faz-se
necessário que a empresa tenha clareza da complexidade dos trabalhos, das
competências requeridas para a execução dos objetivos propostos e potencial das
equipes, bem como possua ferramentas de gestão que integrem indicadores, metas
e projetos estratégicos aos processos de gestão de pessoas. Além disso, diante da
inclusão de aspectos relacionados à complexidade de trabalho e ao potencial das
equipes aos processos de estratégia e gestão de pessoas, a capacidade da
organização de identificar e gerenciar o nível de complexidade de processamento
mental de seus empregados apresenta-se, também, como um fator de grande
influência para a execução da estratégia organizacional, principalmente em um
contexto de mercado de complexidade crescente.