A influência do marketing verde na intenção de compra do consumidor: um estudo sobre o Mercado Mineiro
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Jesus, Pedro Henrique Lindolfo Lucas de
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
A conscientização por parte dos consumidores sobre as questões ambientais
apresenta consequências no mundo empresarial, pois as empresas têm que
produzir seus novos produtos ou prestarem seus serviços de acordo com as
preocupações ambientais dos diferentes tipos de mercado. O Marketing Verde
contribui para a criação de novos valores, como o respeito aos direitos humanos
e ambientais, destacando, assim, a responsabilidade ambiental que cada
empresa possui. Nesse sentido, o presente estudo se propôs a identificar a
influência do Marketing Verde na intenção de compra de consumidores mineiros.
Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva que
contou com a participação de 383 respondentes, onde todos eram maiores de
18 anos. Estas respostas serviram para mensurar como o Marketing Verde
impacta na intenção de compra do consumidor. Foram encontradas como
resultado informações que comprovam que o Marketing Verde influencia
significativamente a intenção de compra, pois, se os consumidores não obtêm
informações assertivas sobre produtos verdes e se as empresas não divulgam
seus produtos de forma correta, a intenção dos consumidores em comprar
produtos verdes fica bastante comprometida. Como contribuições acadêmicas,
a pesquisa identificou que o Marketing Verde juntamente com a Intenção de
Compra faz parte de uma área de estudos promissores., de forma que não foram
encontradas pesquisas consistentes sobre os dois temas em conjunto. No
campo profissional, essa pesquisa contribui para orientar as empresas a
realizarem cada vez mais investimentos na área de Marketing Verde. Como
limitação dessa pesquisa pode-se citar que a aplicação do questionário somente
a consumidores mineiros residentes em Belo Horizonte pode não refletir o real
perfil dos consumidores mineiros, bem como a aplicação da pesquisa por meio
de formulário eletrônico pode não refletir a opinião dos respondentes em sua
totalidade. Consumers' awareness of environmental issues has consequences in the
business world, as companies have to produce their new products or provide their
services in accordance with the environmental concerns of different types of
market. Green Marketing contributes to the creation of new values, such as
respect for human and environmental rights, thus highlighting the environmental
responsibility that each company has. In this sense, the present study aimed to
identify the influence of Green Marketing on the purchase intention of Minas
Gerais consumers. To achieve this objective, a descriptive quantitative survey
was carried out with the participation of 383 respondents, all of whom were over
18 years of age. These answers served to measure how Green Marketing
impacts consumer purchase intention. As a result, information was found that
proves that Green Marketing significantly influences the purchase intention,
because if consumers do not obtain assertive information about green products
and if companies do not disclose their products correctly, consumers' intention to
buy green products is quite compromised. As academic contributions, the
research identified that Green Marketing together with Purchase Intention is part
of an area of promising studies. In the professional field, this research helps to
guide companies to make more and more investments in the area of Green
Marketing. As a limitation of this research, it can be mentioned that the application
of the questionnaire only to Minas Gerais consumers residing in Belo Horizonte
may not reflect the real profile of Minas Gerais consumers, as well as the
application of the survey through an electronic form may not reflect the opinion of
the respondents in its entirety.