FUMEC: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 441-460 of 780
-
Eficiência técnica e retornos de escala das empresas terceirizadas por uma distribuidora de energia elétrica: um estudo com base na análise de envoltória de dados
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)As empresas terceirizadas no setor elétrico nem sempre estão preparadas financeira e tecnicamente para fornecer produtos ou serviços nos padrões de excelência esperados. A falha na prestação do serviço pode causar grandes ... -
Determinantes dos relacionamentos interorganizacionais: um estudo no setor de energia elétrica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A importância do setor elétrico para a economia nacional submete as empresas que operam o sistema de potência sobre o regime de concessão a exigências de órgão regulador. Essas empresas têm buscado mecanismos que as ... -
A adoção do teletrabalho: uma análise da aceitação do uso do trabalho a distância com jovens trabalhadores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Teletrabalho é o termo utilizado para se referenciar ao trabalho realizado a distância. Esta dissertação tem como tema os jovens trabalhadores e a propensão do uso do teletrabalho. Abordam-se os conceitos, a caracterização, ... -
Um estudo de caso sobre os riscos da internacionalização de uma média empresa brasileira na Indonésia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A influência dos riscos em pequenas e médias empresas (PMEs) é um tema de interesse das organizações e da academia, devido à importância dessas empresas para a economia mundial, a busca pelo entendimento do comportamento ... -
Análise das relações entre o processo decisório, orientação estratégica e o desempenho organizacional, consideradas as configurações do ambiente competitivo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A imprevisibilidade e a complexidade dos fatores determinantes do desempenho têm exigido das organizações uma maior capacidade de tomar decisões e traçar estratégias que possibilitem superar os crescentes desafios. Este ... -
A influência da autonomia organizacional no desempenho e no resultado
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)As organizações buscam continuamente formas de melhorar o desempenho de seus processos para maximizar resultados. Disponibilidade e diversidade caracterizam os estudos sobre fatores que levam as organizações ao melhor ... -
Orientação para o mercado e relacionamento com o cliente: um estudo para inovação nos bancos em internacionalização
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente trabalho abordou a Orientação para o Mercado e o Relacionamento com o cliente para inovação no setor bancário brasileiro que, devido ao seu crescimento, está em processo de internacionalização. O objetivo geral ... -
A relação entre a comunicação integrada de marketing e a imagem institucional em uma instituição privada de ensino superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A flexibilização de exigências para o ingresso da iniciativa privada no ensino superior, em meados da década de 1990, gerou uma profusão sem precedentes de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Com o passar ... -
A influência dos valores, do tipo de remuneração e das metas sobre o desempenho individual: um experimento em uma IES em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Buscar maneiras de aumentar o desempenho dos funcionários é uma questão de grande interesse para as organizações. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal analisar os efeitos dos valores pessoais, do tipo ... -
O assédio moral em uma instituição federal de ensino: o caso UFOP
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a existência do assédio moral nas relações de trabalho dos servidores da Universidade Federal de Ouro Preto/MG (UFOP), descrevendo como se dá e quem são os agressores. ... -
Economia criativa e inteligência competitiva: artesanato no Município de Prados - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta pesquisa aborda a inteligência competitiva na indústria criativa, tendo como objetivo identificar a percepção dos empresários da indústria criativa do artesanato do município de Prados (MG) quanto ao interesse e ... -
A percepção dos clientes em relação à qualidade como um dos fatores do sucesso de empresas inovadoras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente trabalho de pesquisa pretende analisar o fator qualidade e sua relação em empresas inovadoras, diante da percepção dos clientes. A pesquisa se fundamentou em estudos de autores da administração, psicologia e ... -
Estilos de liderança e o desempenho dos liderados
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Liderança e desempenho são temas de destaques tanto para as organizações do século XXI que, inseridas em ambientes cada vez mais incertos e competitivos, se veem obrigadas a buscarem cada vez mais alguma vantagem competitiva ... -
Efeitos do ambiente competitivo, dos fatores estratégicos e da folga organizacional no desempenho de empresas brasileiras de capital aberto
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Este estudo tem por objetivo mensurar os efeitos dos construtos ambiente competitivo, fatores estratégicos, folga organizacional e desempenho em empresas brasileiras de capital aberto ativas no ano de 2012. O estudo destes ... -
As concepções de gestores sobre a pessoa com deficiência intelectual e sua atuação no contexto laboral
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A diversidade presente nas empresas são de origem cultural, racial, social ou religiosa, tem sido alvo de muitos estudos, na tentativa de melhor compreender o trabalhador em sua interação com a organização. Para garantir ... -
Marketing na psicologia: um estudo exploratório sobre a imagem profissional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2008)O presente trabalho buscou analisar a imagem da Psicologia com ênfase na profissão, no profissional, no mercado de trabalho e no conhecimento dos stakeholders sobre marketing. Para tanto, foi realizada uma pesquisa ... -
Modelo de mensuração de impacto de inovação na produtividade e com competitividade setorial: análise do setor siderúrgico brasileiro
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A inovação tem sido objeto de estudo na atualidade. Diversos autores da academia buscam entender usos, aplicações, tipologias e impactos desse tema. No campo dos impactos, esta tese busca trabalhar a inovação com outros ... -
A efetividade da gestão de recursos hídricos em Minas Gerais: avaliação das normas e dos processos de regulamentação das águas e seu distanciamento da percepção dos Stakeholders
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)No atual cenário de mudanças climáticas e de escassez de recursos hídricos que assola o Brasil, a efetiva gestão das águas garante a disponibilidade hídrica para as presentes e as futuras gerações, em quantidade e qualidade ... -
Estudo do heteromorfismo do posicionamento da marca em sistema de franquias utilizando escalonamento multidimensional
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A concepção e implementação consistentes da identidade da marca contribuem para o sucesso e maior valor desse ativo, possibilitando, com isto, diferenciar a empresa da concorrência e obter uma fonte de vantagem competitiva. ... -
Modelos de referência para a performance organizacional: uma investigação do modelo de excelência da gestão (MEG-FNQ) aplicado no programa mineiro da qualidade e produtividade (PMQP)
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A tese apresenta as principais contribuições de pesquisadores e instituições que criaram ou participaram de mainstreans relativos à estratégia em modelos de referência alinhados com a inovação, melhoria contínua, sistemas ...