FACE: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 321-340 of 521
-
Competências demandadas versus competências tidas por gestores da área de TI: um estudo de caso de uma empresa de minas gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O termo competência é muito utilizado no senso comum para definir aquela pessoa que faz algo bem feito. No meio científico, embora o conceito tenha sofrido variações, de acordo com o contexto histórico, atualmente há ... -
Avaliação da ambiência de inovação em incubadoras de Minas Gerais: um estudo na perspectiva de gestores de empresas incubadas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Esta dissertação tem como objetivo avaliar a ambiência para inovar gerada por incubadoras no desenvolvimento de produtos e serviços, processos, marketing e gestão organizacional. As quatro dimensões propostas para avaliar ... -
A natureza da interação Consultor-Cliente: uma análise a partir das manifestações discursivas de consultores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)As empresas de consultoria têm assumido, cada vez mais, posição de influência dentro do cenário organizacional. Sua notoriedade ecoa, não somente dentro dos grandes grupos econômicos mundiais, mas em diversos outros domínios ... -
Internalização dos valores organizacionais: percepção entre o real e o desejável em uma empresa siderúrgica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Os indivíduos apresentam uma estrutura de valores que orienta sua vida de maneira geral, sendo as bases do comportamento e parte de um grande arranjo denominado cultura. No ambiente empresarial, os valores organizacionais ... -
A dinâmica de formulação de estratégias em IES privadas: um estudo a luz das práticas da governança corporativa
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A análise do processo de formulação de estratégias nas organizações é um dos temas mais discutidos em Administração. Neste estudo, teve-se por objetivo verificar a dinâmica de formulação de estratégias organizacionais que ... -
Aplicação do modelo de classe mundial para uma função de inteligência competitiva no Sebrae Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A finalidade desta pesquisa é identificar quais dimensões do Modelo de Classe Mundial para uma Função de Inteligência Competitiva exerce maior influência sobre as Ações de Inteligência Competitiva no Sebrae Minas. O objetivo ... -
Bem-estar no trabalho de natureza administrativa/gerencial e fatores que o influenciam: elaboração e validação de um instrumento de medida
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O atual cenário de globalização, aceleração das inovações tecnológicas, acirrada competição e intensa transformação no mundo do trabalho têm afetado os indivíduos e as organizações. Nesse contexto, as organizações, além ... -
A percepção de qualidade em dois hospitais certificados no Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Guiadas pela missão de recuperar a saúde dos pacientes, as organizações hospitalares buscam a permanente melhoria da qualidade da gestão pela integração harmônica de suas áreas organizacionais. Desta forma, a partir ... -
Estratégias de negócios e redes sociais: um estudo de caso sobre a Drogaria Araujo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Este trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar “como se configuram as estratégias de negócio da Drogaria Araujo a partir da utilização das redes sociais”. Para isso, buscou-se, primeiramente, elucidar ... -
Gestão do conhecimento e alinhamento estratégico da tecnologia da informação: análise da percepção dos gestores de uma empresa do setor farmacêutico
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O estudo sobre os processos da gestão do conhecimento (GC) dentro das organizações tem se tornado cada vez mais evidente, ao mesmo tempo que o estudo sobre o alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação (TI). A ... -
Implicações estratégicas de investimentos em cultura
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Sendo o marketing cultural um conceito atual, percebe-se que a cada dia ele se torna parte das estratégias das empresas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acadêmica em que são expostos temas como: estratégia, ... -
Empregabilidade e reinserção no mercado de trabalho: um estudo com profissionais com experiência internacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Atualmente, o retorno de brasileiros que residiam no exterior está se tornando cada vez mais comum, em decorrência da crise econômica mundial, iniciada com a crise americana denominada Crise do Subprime, em 2008. Esses ... -
Segmentação de mercado, estilos de vida, hábitos e valores pessoais: uma abordagem com público de alta renda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Segmentação de mercado pode ser definida como o processo de divisão de um mercado em subconjuntos distintos de consumidores com necessidades ou características comuns e de seleção de um ou mais segmentos aos quais se dirigem ... -
Interações mediadas, fluxos de informações e trocas sociais: um estudo sobre as organizações e o Twitter
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente trabalho, intitulado Interações mediadas, fluxo de informações e trocas sociais: um estudo sobre o Twitter, tem como objetivo analisar quais elementos compõem a interação mediada pelo computador e acabam por ... -
Saúde, qualidade de vida do trabalhador e performance funcional: desenvolvimento e teste de um instrumento de pesquisa
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Desde a década de 80, as empresas vêm se preocupando cada vez mais a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Qualidade de Vida (QV) e Saúde dos Trabalhadores. As organizações, que buscavam cada vez mais a excelência no mercado ... -
O impacto dos serviços logísticos em rede de distribuição de pneus de carga: um estudo empírico junto a revendedores de Minas Gerais.
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção da qualidade dos serviços logísticos prestados por um fabricante de pneus de carga, em todos os seus 37 revendedores do Estado de Minas Gerais. Foi utilizado o método ... -
Implicações motivacionais no processo de reestruturação: um estudo de caso da unidade de belo horizonte da rede de educação metodista
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)As constantes crises econômicas, oriundas de fatores macroambientais, e também a necessidade de se adequar à nova dinâmica do mercado, competitivo e veloz, geram a urgência das mudanças chamadas de reestruturação organizacional. ... -
Análise da produção sob a ótica da competitividade: um estudo multicasos na indústria de calçados e bolsas da região metropolitana de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O objetivo central deste trabalho é analisar o papel desempenhado pela produção em empresas fabricantes de calçados e bolsas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tendo como balizador desta questão a contribuição desta ... -
A relação entre confiança, valor e lealdade na era da internet: um estudo no mercado de turismo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O presente trabalho teve como objetivo identificar o papel da confiança e do valor percebido nas relações de percepção de lealdade pelos clientes de serviços turísticos, tema pouco abordado na literatura acadêmica. A ... -
Comportamento organizacional em redes para posicionamento estratégico e desempenho superior: um estudo no setor de TI
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)As estratégias de relacionamento entre empresas de TI da Região Metropolitana de Belo Horizonte, dentre outras questões, são analisadas neste trabalho, que tem por principal objetivo descrever como a forma de relacionamento ...