Programa de Doutorado e Mestrado em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 281-300 of 398
-
A saliência do simbolismo da categoria do produto: uma análise das relações entre personalidade de marca e de produto
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Nos últimos anos houve um crescente interesse acerca do consumo simbólico. Nesse contexto, a metáfora da personalidade tem sido descrita como um artifício usado pelas pessoas para se referirem a características simbólicas ... -
Qualidade de vida no trabalho: um estudo com contadores por meio da aplicação do modelo de Hackman e Oldham
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção do contador belohorizontino sobre sua Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), tendo como referência o modelo de Hackman e Oldham (1975). Atualmente, o homem passa ... -
Gestão das empresas de alimentação coletiva à luz da teoria institucional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O fornecimento de refeições para a coletividade é realizado por empresas do setor de alimentação coletiva que buscam, além do crescimento, a sobrevivência no mercado. Isso leva as empresas a desenvolverem novos serviços e ... -
Qualidade percebida e satisfação com os serviços educacionais: a percepção dos estudantes do ensino superior de uma instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O presente trabalho teve como objetivo averiguar como as características dos serviços podem ser relacionadas à percepção dos alunos de graduação de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em ... -
Extensão universitária: proposição e validação de um instrumento de avaliação da percepção dos discentes
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)As universidades brasileiras são caracterizadas constitucionalmente por três dimensões indissociáveis: o ensino, a pesquisa e a extensão. Em seu desenvolvimento, foi fortemente influenciada por três movimentos: das ... -
A logística reversa na cadeia produtiva da extrusão do alumínio em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)A sustentabilidade ambiental é considerada uma das principais preocupações nos vários segmentos da cadeia produtiva do alumínio. No entanto, o estudo dos extrudados de alumínio, em Minas Gerais, mostra que esse ainda não ... -
Resistência à tecnologia: fatores de influência na intenção da adoção do Internet Banking por clientes bancários da melhor idade
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O objetivo principal desta dissertação é investigar o comportamento do cliente da melhor idade em relação à intenção de adoção do Internet Banking. Baseando-se no modelo teórico de adoção entre não usuários do Internet ... -
Softwares de balanced scorecard: avaliação da sua usabilidade segundo a percepção dos gestores de empresas usuários dessas ferramentas no mercado brasileiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Após a era industrial, caracterizada pela economia de escala e por métodos de gestão e mensuração de desempenho baseados em premissas tradicionais, financeiras e contábeis, surge a sociedade do conhecimento ou era ... -
A sobrecarga de informações diante da atenção, interrupções e multitarefas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Esta dissertação teve como propósito analisar os fatores relacionados à sobrecarga de informações, Information Overload (IO), na percepção dos trabalhadores do conhecimento. Buscou-se identificar as relações e o grau de ... -
Avaliação dos impactos da inovação no desempenho das empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Para avaliar os impactos da inovação no desempenho das empresas, a metodologia da pesquisa utilizou dados do desempenho geral das empresas coletados no início e no final do período de desenvolvimento de projetos de inovação. ... -
Marketing digital e de relacionamento: avaliação de adoção e usabilidade de um portal com estudantes de graduação e pós-graduação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O crescimento veloz da internet permitiu a criação de novas formas de entreter, comunicar e trabalhar usando a rede. Isso torna cada vez mais abrangentes e flexíveis as informações disponíveis para as organizações e ... -
Teoria do caos: um estudo sobre controle de rupturas em mercados altamente competitivos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este estudo aborda a utilização da Teoria do Caos e controle de rupturas em mercados altamente competitivos. Esta teoria apresenta um sistema com uma ordem em uma aparente aleatoriedade. Por sua vez, essa ordem se apresenta ... -
Atributos determinantes da satisfação e do comprometimento com os serviços de saúde: estudo em um hospital filantrópico de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Os serviços de saúde compreendem encontros frequentes e/ou duradouros entre prestadores e pacientes, cujo contato físico é intenso, o risco percebido é alto e a carga emocional envolvida é grande, o que os tornam complexos ... -
Resultados de políticas públicas no desempenho de empresas de base tecnológica: uma abordagem exploratória da avaliação da inovação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este trabalho se propõe a investigar os processos de gestão de políticas públicas de empresas de base tecnológica sob uma perspectiva exploratória da avaliação da inovação. O Programa de Apoio à Pesquisa (PAPPE), no Estado ... -
A influência dos efeitos percebidos de marketing de relacionamento bancário e da disponibilização de suporte técnico na intenção de uso dos serviços de mobile banking
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Com a difusão das novas tecnologias móveis e o aperfeiçoamento dos aparelhos celulares, o número de usuários de celulares no Brasil tem crescido rapidamente nos últimos anos. Enquanto as instituições financeiras têm buscado ... -
Componentes determinantes na tomada de decisão na escolha do candidato: um estudo empírico nas eleições majoritárias
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O presente estudo tem por objetivo analisar os componentes determinantes do comportamento do eleitor na escolha do voto. A busca de respostas a esta questão converge para a tentativa de desvendar as motivações que os ... -
Estratégia e gestão do conhecimento: estudo de caso no SENAR Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Diante de um cenário mundial caracterizado por muitas mudanças, esta pesquisa descritiva baseada em estudo de caso de uma empresa prestadora de serviços – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional ... -
Variações motivacionais em ambientes de remuneração variável: um estudo com os valores pessoais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Há uma busca permanente visando tornar as organizações cada vez mais eficientes. Nesse contexto, a remuneração variável vem sendo amplamente utilizada para motivar funcionários em organizações e governos. Nesse sentido, o ... -
Qualidade de software percebida pelos usuários do sistema SIAFI: um estudo de caso em um Instituto Federal em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Esta dissertação buscou apresentar, através do prisma dos quesitos de qualidade de uso de software listados pela ISO/IEC 9126-1, a percepção dos usuários de um sistema amplamente utilizado nas instituições federais de ... -
Avaliação da escala consumer styles inventory (CSI) no universo feminino adulto mineiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O intuito deste estudo é a avaliação e a validação da escala Consumer Styles Inventory (CSI), criada pelos americanos Sproles e Kendall em 1986, e que já foi replicada em inúmeros países. Esta pesquisa investigou os estilos ...