Programa de Doutorado e Mestrado em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 261-280 of 398
-
Cognição, emoção e os significados do ato de presentear: uma análise dos rituais de consumo de arranjos ornamentais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As pesquisas que abordam o comportamento do consumidor têm se fortalecido a partir da compreensão dos aspectos que incidem sobre ele e o influenciam, a saber: as emoções, os sentimentos e a razão, que, de fato, merecem ... -
Prioridades do processo de compra da tribo dos uniresidenciais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O objetivo deste estudo de caráter qualitativo é a análise das prioridades de compra do grupo dos uniresidenciais economicamente ativos. A metodologia utilizada na primeira etapa foi a qualitativa com um viés etnográfico ... -
Apoio tecnológico à estratégia organizacional: fatores para o sucesso no uso do business intelligence
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A formulação da estratégia organizacional para criação de valor e o uso de ferramentas de TI alinhadas aos objetivos de longo prazo são indispensáveis para as empresas obterem sucesso nos negócios. Este trabalho qualitativo ... -
Divulgação de atos e fatos relevantes: um estudo em empresas brasileiras emissoras de ADRS
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O mundo globalizado e as decorrentes mudanças nos negócios internacionais têm proporcionado ao mercado de capitais um ambiente competitivo e propício para a prospecção de capitais em mercados abertos. Nesse cenário, a ... -
Racionalidade e irracionalidade nas organizações
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A administração das organizações baseia-se historicamente em procedimentos racionais e positivistas, tidos como o melhor caminho para a efetividade de resultados. A lógica dos processos e ferramentas gerenciais tenta imperar ... -
Análise da estrutura de relacionamento em redes de MPEs: um estudo de empresas na Serra do Cipó - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O presente trabalho consiste na análise da estrutura de relacionamento entre as pousadas localizadas na Serra do Cipó – MG, tendo como principal objetivo descrever de que maneira tal estrutura, formada por micro e pequenas ... -
A felicidade na agenda da administração e suas relações com conceitos organizacionais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Sendo a felicidade a razão última da vida, conforme proposto por Aristóteles (384 -322 a.C.), Hume (1741) e Bentham (1789), os formuladores de política pública deveriam tê-la como paradigma ao estabelecerem suas metas e ... -
Fatores individuais e institucionais no processo de adaptação de profissionais estrangeiros: um estudo na Fundação Dom Cabral
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O presente estudo procura investigar como os fatores institucionais e individuais podem interferir no processo de adaptação de profissionais estrangeiros na Fundação Dom Cabral (FDC), uma escola de negócios que tem por ... -
Maturidade de processos organizacionais: um estudo em uma indústria multinacional do setor de soldagem
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Administrar de forma conservadora as atividades empresariais cujas tarefas são feitas em padrão repetitivo, sem criatividade, sem desafios, na medida exata dos recursos disponíveis já não é mais suficiente. O papel atual ... -
Estudo da aderência dos processos de gestão de projetos em empresas de engenharia consultiva de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar os problemas relacionados à aderência de processos de gestão de projetos, realizados nas empresas de engenharia consultiva, na cidade de Belo Horizonte. ... -
Mensuração da qualidade dos serviços logísticos em uma distribuidora de bebidas de médio porte de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As constantes transformações dos mercados, as necessidades de mudanças e adaptações às quais as organizações deste mundo globalizado estão submetidas tornou o papel da logística dentro das organizações mais estratégico. A ... -
Estágios do processo de decisão do consumidor de jornais populares: busca, avaliação de alternativas e consumo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As classes C, D e E, no Brasil, tiveram um aumento significativo no poder de compra após o Plano Real. A partir de então, os jornais populares se desenvolveram para atender a este público carente e ávido por informação. ... -
Teoria dos stakeholders no contexto da governança corporativa: um estudo de caso
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O tema da pesquisa enfoca a teoria dos stakeholders como fundamentação para a definição de estratégias no contexto da governança corporativa. O objetivo deste trabalho é identificar a importância da teoria dos stakeholders ... -
Gerenciamento de restrições no planejamento da produção em uma indústria siderúrgica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este trabalho analisou as restrições envolvidas no processo de planejamento da produção em uma empresa do setor siderúrgico de grande porte – a V&M do Brasil S.A. – situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo da ... -
Análise das alterações na estrutura organizacional e sua influência na longevidade do jornal Estado de Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2008)O objetivo principal do presente estudo é verificar as influências do ambiente externo nas estruturas organizacionais e o papel destas na longevidade das organizações. Como a análise da longevidade das organizações é muito ... -
Diagnóstico de modernidade organizacional com ênfase em gestão de pessoas: uma instituição bancária face à reestruturação no sistema financeiro nacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2008)O objeto desse estudo foi identificar e analisar as práticas em Gestão de Pessoas, adotadas em um banco privado nacional, a fim de verificar a relação entre modernidade no plano teórico e o constructo modernidade organizacional. ... -
Fatores de pressão e Síndrome de Burnout em enfermeiros atuantes nas unidades de terapia intensiva adulta e pediátrica em Belo Horizonte/ Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A saúde do empregado como resultado de uma existência saudável, equilibrada e harmônica é alvo de interesse nas empresas atuais. O estresse crônico ocupacional, denominado síndrome de Burnout também pode ser definido como ... -
Práticas da gestão do conhecimento: avaliação de Curso de Administração das Instituições de Ensino Superior Privadas de Minas Gerais baseada no Exame Nacional de Desempenho do Estudante
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente estudo teve o objetivo de levantar as práticas de Gestão do Conhecimento percebidas pelos coordenadores do Curso de Administração das IES privadas de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se o modelo das sete ... -
Alinhamento de ERP ao negócio
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Este estudo, de natureza qualitativa, realizada em campo, tem como objetivo responder à seguinte pergunta de pesquisa: quais são os fatores que interferem na implantação de sistemas integrados de gestão empresarial? Para ... -
A comunicação boca a boca nas redes sociais e seu impacto no comprometimento afetivo do cliente
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Nos últimos anos, observa-se que o consumidor deixa de ser um coadjuvante nas relações com empresas e passa a atuar de forma crescente, impondo suas vontades e preferências. Esses consumidores estão mais mobilizados, o que ...