Navegação Dissertações por autor "Muÿlder, Cristiana Fernandes de"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
A adoção do teletrabalho: uma análise da aceitação do uso do trabalho a distância com jovens trabalhadores
Abreu, Erico Verissimo Xavier de (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Teletrabalho é o termo utilizado para se referenciar ao trabalho realizado a distância. Esta dissertação tem como tema os jovens trabalhadores e a propensão do uso do teletrabalho. Abordam-se os conceitos, a caracterização, ... -
Alinhamento de ERP ao negócio
Diniz, Maurício Sá Santos (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Este estudo, de natureza qualitativa, realizada em campo, tem como objetivo responder à seguinte pergunta de pesquisa: quais são os fatores que interferem na implantação de sistemas integrados de gestão empresarial? Para ... -
Análise da produção sob a ótica da competitividade: um estudo multicasos na indústria de calçados e bolsas da região metropolitana de Belo Horizonte
Machado, Cristiano Guimarães (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O objetivo central deste trabalho é analisar o papel desempenhado pela produção em empresas fabricantes de calçados e bolsas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tendo como balizador desta questão a contribuição desta ... -
Aplicação do modelo de classe mundial para uma função de inteligência competitiva no Sebrae Minas
Falcão, Luander Cipriano de Jesus (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A finalidade desta pesquisa é identificar quais dimensões do Modelo de Classe Mundial para uma Função de Inteligência Competitiva exerce maior influência sobre as Ações de Inteligência Competitiva no Sebrae Minas. O objetivo ... -
Avaliação de maturidade no gerenciamento de projetos em uma empresa de mineração em Minas Gerais
Silva Neto, João Carlos Araújo da (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)A indústria da mineração brasileira, segundo o IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração - (2011) mostram que as mineradoras possuem uma capacidade de investimento de aproximadamente US$ 64,8 bilhões no período de 2011 a ... -
Business intelligence, alinhamento estratégico e processo decisório: estudo de caso na construção civil
Ferreira, Adriano Geraldo Dias (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O cenário atual de competição do setor de construção civil, marcado por um crescimento acelerado, tem levado as empresas a investimentos contínuos em Tecnologia da Informação, buscando aumentar sua eficiência operacional, ... -
Competitividade em cenário de transformação e mudanças no setor de telecomunicações
Rodrigues, Maxwell Domiciano (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O setor de telecomunicações vem sendo considerado uma peça essencial na infraestrutura e, por isso, um componente relevante nos desenvolvimentos econômico e social dos países. O setor, no Brasil, vem passando por muitas ... -
Consumo inovador e serviços bancários: adoção de serviços das FinTechs
Araújo, Liliane Andrade (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)A inovação é responsável por fomentar diversas formas e velocidade das informações que chegam para o consumidor e permite uma interação entre os usuários de determinada marca ou serviço. A inovação possibilitou a ... -
Estratégia e gestão do conhecimento: estudo de caso no SENAR Minas
Pascoal, Aluízio Armando Guimarães (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Diante de um cenário mundial caracterizado por muitas mudanças, esta pesquisa descritiva baseada em estudo de caso de uma empresa prestadora de serviços – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional ... -
Fatores críticos de sucesso em projetos de construção: estudo de obras públicas do município de Belo Horizonte
Barbosa, Julmar Nunes (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)As obras públicas comumente são consideradas como respostas às várias demandas da sociedade, nas áreas de saúde, segurança, educação, drenagem e mobilidade urbana, contudo, alguns fatores podem afetar o sucesso desses ... -
Gestão do conhecimento e alinhamento estratégico da tecnologia da informação: análise da percepção dos gestores de uma empresa do setor farmacêutico
Camargo, Júlio César (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O estudo sobre os processos da gestão do conhecimento (GC) dentro das organizações tem se tornado cada vez mais evidente, ao mesmo tempo que o estudo sobre o alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação (TI). A ... -
Influência das e-competences de profissionais de educação a distância na formação de administradores na percepção dos alunos
Conceição, Dayse Liz das Graças (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta pesquisa teve como tema a influência das e-competences dos profissionais de educação a distância (EaD) na formação de administradores de acordo com a percepção dos alunos. A questão norteadora foi: Quais as e-competences ... -
Inovação, redes e marca: a influência da fórmula 1 e o impacto na decisão de compra entre duas montadoras de automóveis no Brasil
Pinho, Matheus Henrique de (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Em tempos de grande concorrência, as empresas buscam diferenciar seus produtos e serviços, através de fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores, obtendo assim vantagem competitiva. O presente estudo, ... -
Inteligência competitiva e cooperação na percepção de gestores da indústria hoteleira da cidade de Ouro Preto-MG
Carvalho, Cristiane de Souza (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Este estudo teve como objetivo principal analisar o processo de geração de inteligência competitiva no setor hoteleiro do município de Ouro Preto, Minas Gerais, na visão dos gestores. Isso se baseou no fato de que a ... -
Modelagem de informação na construção (BIM): aplicação no contexto brasileiro
Ferreira, Daniela Moreira Fonseca (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)A pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção de uso e aceitação da tecnologia Modelagem de Informação na Construção (BIM) na gestão de projetos de engenharia civil no Brasil. A metodologia foi classificada como ... -
Movimento B: a percepção do consumidor brasileiro frente a produtos de empresas B
Vasconcelos, Aparecida Luciana (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)As empresas certificadas Empresas B surgiram como uma resposta à necessidade de mudança dos modos de gestão e produção das empresas, visando o cuidado maior com o impacto sobre as pessoas e o meio ambiente. Diante desta ... -
Práticas da gestão do conhecimento: avaliação de Curso de Administração das Instituições de Ensino Superior Privadas de Minas Gerais baseada no Exame Nacional de Desempenho do Estudante
Costa, Heloísa Fonseca de Araújo da (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente estudo teve o objetivo de levantar as práticas de Gestão do Conhecimento percebidas pelos coordenadores do Curso de Administração das IES privadas de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se o modelo das sete ... -
Qualidade de software percebida pelos usuários do sistema SIAFI: um estudo de caso em um Instituto Federal em Minas Gerais
Veloso, Paulo Henrique Pimentel (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Esta dissertação buscou apresentar, através do prisma dos quesitos de qualidade de uso de software listados pela ISO/IEC 9126-1, a percepção dos usuários de um sistema amplamente utilizado nas instituições federais de ... -
O uso da inteligência competitiva no desenvolvimento de projetos e produtos
Cançado, Isabela Lopes Resende (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)As mudanças no mercado consumidor, o aumento da competição global e os avanços tecnológicos requerem que as organizações se estruturem, de maneira estratégica, com o foco na competitividade. A gestão do conhecimento, o uso ...