Repositório Institucional FUMEC: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 321-340 of 780
-
Lealdade absoluta: estudo de caso com foco nos clientes da Harley-Davidson
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A crescente concorrência em todos os segmentos de mercado em nível mundial faz com que a importância de se estudar, conhecer e entender o comportamento dos consumidores também cresça na mesma proporção e se transforme numa ... -
Transferências Voluntárias da União: uma análise de eficiência em municípios mineiros
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O propósito deste estudo consiste em analisar a eficiência na execução das Transferências Voluntárias da União (TVUs) de 16 municípios mineiros, tendo por base os dados socioeconômicos e de desempenho na execução destas ... -
O uso das redes sociais como fonte de inteligência competitiva para o desenvolvimento de produtos e serviços
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Essa dissertação teve por objetivo verificar como as redes sociais se destacam no processo de Inteligência Competitiva, em diferentes tipos de negócios e, ainda, propor um modelo de validação das redes sociais como fonte ... -
Análise do comportamento do consumidor online: perfis, motivações e suas implicações no marketing para a área de saúde
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)No cenário atual, a inovação tecnológica tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas. A internet por sua interatividade, facilidade e baixo custo de acesso, constitui uma importante fonte de informação, principalmente ... -
A influência do capital cultural e do capital social no desempenho da gerência: um estudo em empresa multinacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Na era da informação, as organizações têm vivenciado transformações contínuas em todos os seus subsistemas. Uma das mais importantes transformações foi a valorização dos ativos intangíveis, em especial, a valorização das ... -
Construção e validação de uma escala de dilemas, estratégias de carreira e modos de engajamento na carreira para profissionais com formação em nível superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O mundo do trabalho contemporâneo, caracterizado por crescentes exigências, mudanças e instabilidade, tem contribuído para a proliferação de dilemas relativos à carreira, ao trabalho e à interface vida pessoal/familiar e ... -
O comportamento de consumo e gênero: um estudo sobre os homossexuais masculinos idosos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Este trabalho, de natureza qualitativa, abordou o tema “Comportamento de consumo entre homossexuais masculinos idosos residentes em Belo Horizonte”. Teve por objetivo evidenciar os fatores simbólicos que representam esses ... -
Relações entre estilos de liderança e satisfação no trabalho: um estudo em uma unidade de saúde
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A presente dissertação tem como objetivo avaliar os estilos de liderança identificados em uma instituição de saúde e relacioná-los à satisfação no trabalho dos liderados diretos, por meio da abordagem das características ... -
Influência da orientação para o mercado nas estratégias genéricas: tipologia de Porter e percepção dos consumidores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O cenário competitivo contemporâneo induz as empresas a adotarem uma filosofia de Orientação para o mercado, buscando uma vantagem competitiva sustentável. No entanto, a dinâmica da competição vai além do estabelecimento ... -
Análise da influência de indicadores de conflitos de gestão e financeiros sobre a inadimplência das empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente estudo tem o objetivo de verificar a influência dos indicadores de conflitos, gestão e financeiros em um modelo de previsão de inadimplência para empresas. Para tanto, foi feita uma análise dos conflitos nas ... -
Satisfação e comprometimento dos médicos: estudo em instituições hospitalares de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Geralmente, as organizações se empenham em promover uma imagem externa que transmita credibilidade e qualidade, de forma a satisfazer o público consumidor. No entanto, muitas vezes não levam em conta a satisfação de seus ... -
O marketing de guerrilha sob a ótica dos profissionais das agências de propaganda em Belo Horizonte - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O atual mundo globalizado é marcado por profundas transformações: a rapidez de informações e o avanço tecnológico modificaram o modo de pensar, de viver e de consumir das pessoas. A competitividade agressiva impõe cada ... -
Competitividade em cenário de transformação e mudanças no setor de telecomunicações
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O setor de telecomunicações vem sendo considerado uma peça essencial na infraestrutura e, por isso, um componente relevante nos desenvolvimentos econômico e social dos países. O setor, no Brasil, vem passando por muitas ... -
Percepções sobre os desafios na administração de catástrofes: um ponto de partida para a manutenção da qualidade da gestão de riscos de acidentes naturais em Belo Horizonte/MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Desastres naturais são catástrofes provocadas por fenômenos da natureza independentes de ação humana. Em 2013, a cidade de Belo Horizonte ganhou o prêmio Sasakawa em gestão de riscos de acidentes naturais, patrocinado, ... -
Capital social e relações organizacionais em arranjos produtivos locais: estudo no APL calçadista de Nova Serrana - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O Capital Social favorece o desenvolvimento do potencial competitivo das empresas, por meio da construção de infraestrutura relacional e integração entre os atores presentes em redes ou núcleos comuns, como é o caso dos ... -
Ferramentas relacionais em mídias sociais: uma análise dos determinantes do engajamento e do crescimento de páginas oficiais do Facebook
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Apesar de ser considerada uma das principais ferramentas de comunicação criada recentemente e de estar presente em pesquisas e estudos diversos, a constante transformação e disposição de novas possibilidades na Internet ... -
O marketing no setor da cultura: um estudo de múltiplos casos das ferramentas de promoção utilizadas por empresas de produção cultural
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente trabalho consiste em um estudo de múltiplos casos realizado com três produtoras culturais, especializadas no agenciamento de artistas da música instrumental, situadas na cidade de Belo Horizonte - MG. O estudo ... -
Logística reversa de resíduos de saúde em hospitais da rede particular do Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)As atividades dos estabelecimentos de saúde geram diariamente toneladas de resíduos de serviço de saúde. A eficiência do setor é questionada a cerca da gestão desses resíduos. A lei que rege o país a respeito da logística ... -
Antecedentes do comportamento irregular de consumidores brasileiros de energia elétrica, sob a ótica da Teoria do Estilo de Vida Criminal
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Uma área em crescimento, mas ainda pouco explorada no comportamento do consumidor, refere-se a suas ações ilegais, tais como compra e consumo de produtos falsificados, furto de produtos em lojas, fraude de seguros, fraudes ... -
A relação entre líderes e membros (LMX), estilos de liderança e seus impactos na satisfação no trabalho
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Na medida em que as fontes tradicionais de vantagem competitiva não se apresentam suficientes para prover uma posição competitiva sustentável. Os indivíduos e suas competências passam a ser considerados elementos de ...