FACE: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 401-420 of 521
-
Comportamento estratégico orientado para mercado no contexto de religião: um estudo em diocese no Ceará
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O presente trabalho buscou analisar o comportamento estratégico orientado para mercado no contexto de religião. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, além da revisão de literatura. ... -
Construção e validação de instrumento de pesquisa para análise das competências empreendedoras para exportação: um estudo com empreendedores de pequenas e médias empresas de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este estudo objetivou identificar e avaliar as competências empreendedoras de exportação de pequenos e médios empresários de Minas Gerais. Para desenvolver e validar uma escala de mensuração dessas competências, tomou-se ... -
A influência das metas e recompensas na motivação: um estudo no setor público mineiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O movimento de reforma e modernização da gestão no setor público brasileiro nas duas últimas décadas tem se pautado na lógica da administração pública gerencial. Essa nova forma de administrar contempla a adoção de ferramentas ... -
Comportamento organizacional em redes para sustentabilidade e crescimento: um estudo no setor de saúde
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O presente trabalho consiste na análise da estrutura de relacionamento entre os hospitais privados e entidades beneficentes sem fins lucrativos da Região Metropolitana da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo, tendo ... -
Produtos falsificados: valores e motivos de compra
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O objetivo proposto, neste estudo, consistiu em analisar os tipos de valores (crença, troca, signo e experiência) presentes nas experiências de compra dos consumidores na aquisição de produtos falsificados e sua correlação ... -
Segurança empresarial na ambiência organizacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As atividades de segurança têm sido foco de atenção das instituições governamentais, organizações privadas e da sociedade em geral. Considerada atividade essencial, a segurança empresarial assegura o desenvolvimento produtivo ... -
Business intelligence, alinhamento estratégico e processo decisório: estudo de caso na construção civil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O cenário atual de competição do setor de construção civil, marcado por um crescimento acelerado, tem levado as empresas a investimentos contínuos em Tecnologia da Informação, buscando aumentar sua eficiência operacional, ... -
Gestão e modelos legais de segurança privada: um estudo em empresas orgânicas e especializadas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Com o aumento da violência e da criminalidade, a segurança está ganhando mais atenção por parte dos estudiosos das organizações. Mencionada nos estudos de Fayol, em General and industrial management, editados em 1949, a ... -
Análise da adoção do Lean Manufacturing na gestão de projetos de tecnologia da informação: estudo de caso em uma multinacional desse segmento
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre gestão ágil de projetos por meio do modelo Lean Manufacturing da Toyota. São apresentados aqui métodos, programas, sistemas e divergências entre modelos de gestão de projetos, ... -
Centro de Serviços Compartilhados (CSC): impactos da implementação do modelo na estratégia, na estrutura e na gestão de empresas do setor privado
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Em um contexto de mercado cada vez mais competitivo, as empresas necessitam revisar a forma como executam seus processos de apoio/suporte administrativo e como vinculá-los a uma melhor geração de valor para os resultados ... -
Alinhamento estratégico em instituições de ensino a distância
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)As mais diversas pesquisas apontam para a necessidade de um planejamento estratégico que tem foco na integração e alinhamento entre as áreas de negócios e de tecnologia da informação, definindo essa integração como um dos ... -
Alinhamento estratégico entre a gestão das empresas e o setor de tecnologia da informação (TI): o momento da aquisição de soluções de tecnologia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Em um mercado competitivo, a utilização de ferramentas de TI se torna imprescindível para o sucesso dos negócios. Com isso, alguns autores apontam a falta de alinhamento estratégico como problema para o fracasso na maioria ... -
Variáveis mercadológicas componentes de um sistema de informações de marketing: estudo de caso em uma empresa inovadora
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As empresas inovadoras tem sido amplamente estudadas, tanto pelo seu potencial de movimentar a economia, gerando empregos e divisas, quanto pelos avanços científicos e tecnológicos que são decorrentes da inovação, e podem ... -
Confrontando motivos e imagens relacionados à carreira: um estudo com profissionais de nível superior que se direcionam para o setor público
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O presente estudo busca compreender os motivos que têm levado as pessoas a se direcionarem para o serviço público, assim como suas imagens de carreira. Procura também verificar se a identificação dessas pessoas é com a ... -
Identificação das principais variáveis no processo decisório para investimentos em TI: um estudo de caso no setor público em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Buscou-se com esta pesquisa identificar as principais variáveis consideradas por um grupo de gerentes de tecnologia da informação para classificar e priorizar investimentos em suas áreas de atuação. A metodologia adotada foi ... -
Comportamento do consumidor de carnes: um estudo exploratório sobre a imagem dos produtos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2008)A presente dissertação foi desenvolvida com o objetivo de verificar a imagem (funcional, simbólica, cognitiva e emocional) que os consumidores apresentam em relação aos diversos tipos de carne (bovina, suína, de frango e ... -
Estudo do impacto de processos virtuais na estrutura, competitividade, práticas e comportamento organizacional em uma siderúrgica multinacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2007)Este trabalho tem como objetivo descrever os reflexos dos processos virtuais de uma empresa do setor siderúrgico de grande porte, a V&M do Brasil S.A., situada em Belo Horizonte. A análise foi elaborada baseada em quatro ... -
Otimização multiobjetivo usando algoritmos evolutivos na alocação de times ágeis
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)O desenvolvimento de software é uma atividade dinâmica e complexa, que não é determinada apenas pela escolha adequada das tecnologias e metodologias, mas também pelo conhecimento e habilidades das pessoas envolvidas. ... -
Influência da aplicação de métodos ágeis e da gestão do conhecimento na qualidade de software: uma análise multivariada com profissionais de tecnologia da informação
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)Atualmente, as empresas de tecnologia da informação têm buscado incessantemente a produtividade e a melhoria do posicionamento competitivo, mas elas não podem abrir mão da qualidade do software gerado ou da preservação dos ... -
Os principais impactos do programa de pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O objetivo do presente estudo é identificar os principais impactos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no setor elétrico. Além de identificar os principais desafios na implantação do Programa de P&D proposto ...