Programa de Doutorado e Mestrado em Administração: Recent submissions
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Fatores determinantes da inovação disruptiva
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Neste estudo, o objetivo central foi analisar como os fatores determinantes da inovação disruptiva lucrativa promovem inovações em empresas brasileiras. A ótica foi a de gestores das firmas. Para isso, efetuou-se pesquisa ... -
Efeito da governança corporativa nos retornos das ações em decorrência do anúncio da recompra de ações no mercado brasileiro
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Estudos com o objetivo de entender as relações entre os valores de mercado das ações e eventos corporativos são tema recorrente de pesquisa. O aumento da distribuição de caixa pelas empresas por meio da recompra de ações ... -
Orçamento e planejamento: as influências do modelo de decisão incremental no contingenciamento orçamentário
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Ao longo da história é possível perceber um movimento evolucionário do orçamento público, que vai de um controle de arrecadação, alcança um controle de gastos e culmina numa aproximação com o planejamento governamental, ... -
A influência da cultura, dos valores, da anomia e do desempenho no tempo de permanência em empregos de baixos salários
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Um dos grandes desafios dos gestores de organizações no Brasil é lidar com o baixo tempo de permanência ou rotatividade de seus empregados. Conceitualmente, essa movimentação representa a substituição de um ocupante de ... -
Títulos públicos, a dinâmica da renda fixa
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Investimento em títulos públicos, apesar do crescimento exponencial observado no mercado nacional, ainda é uma incógnita. Não obstante a facilidade de acesso ao instrumento, em razão do modelo plataforma que se amplia nos ... -
Open innovation: a influência do intermediário no processo de colaboração entre grandes empresas e pequenas e médias empresas (SMEs)
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A inovação aberta tem se tornado pauta da academia e das empresas nos últimos anos. Ela acontece quando a inovação é gerada por meio da colaboração com atores externos à empresa. As empresas envolvidas na colaboração, ... -
A influência da autonomia, da motivação, da autoeficácia e da cultura no desempenho do indivíduo: um estudo em países ibero-americanos no segmento de TI
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a influência da autonomia, da motivação, da autoeficácia e da cultura no desempenho do indivíduo no ambiente laboral. Estudos sobre autonomia, motivação, autoeficácia e desempenho ... -
San Pedro Valley: espaços de ambiência e desenvolvimento de um ecossistema empreendedor
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente trabalho buscou investigar uma comunidade startups, localizada em Belo Horizonte, a San Pedro Valley, com o objetivo de identificar quais elementos criam uma ambiência favorável ao desenvolvimento de um ecossistema ... -
Significado do trabalho e as expectativas sobre carreira: estudo com jovens da Geração Z em processo de primeiro emprego
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)As gerações mudam ao longo dos anos e com elas, as perspectivas e anseios quanto ao primeiro emprego. Assim, este estudo teve por objetivo analisar o significado do trabalho e as expectativas de carreira de jovens ... -
Determinantes da deserção de clientes bancários
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais elementos que provocam a deserção de consumidores de produtos e serviços bancários, bem como avaliar a influência da insatisfação na deserção dos clientes ... -
O marketing digital sob a perspectiva da mídias sociais como fonte de informação para a decisão de compra no varejo de moda feminina
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A internet e as mídias sociais vêm causando transformações no comportamento dos consumidores que estão mais informados e exigentes em relação à compra e à forma de se relacionarem, transmitirem suas opiniões e experiências ... -
A influência do comportamento e do planejamento financeiro do consumidor de serviços educacionais na inadimplência
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Uma conjuntura econômica turbulenta, evidenciada, sobretudo, nos últimos dez anos, aliada ao dinamismo comportamental do consumidor e à concorrência cada vez mais acirrada, faz surgir a necessidade de melhor compreensão ... -
Análise de restrições na implementação do planejamento estratégico: um estudo de caso da distribuição de gás natural em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Esta pesquisa teve como objetivo analisar as restrições que podem comprometer a implementação do planejamento estratégico na distribuição de gás natural em Minas Gerais. A Teoria das Restrições (TOC) é uma filosofia de ... -
Efeito da comunicação boca a boca eletrônica no desempenho da firma
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O boca a boca é toda troca de informação de consumidor para consumidor, independentemente do meio. É também definido como comunicação informal, entre pessoas, sobre marcas, produtos, serviços e fornecedores. A comunicação ... -
As influências da assimetria de informações e da eficiência de mercado no desempenho de fundos de ações brasileiros
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Este estudo analisou as influências da assimetria de informações e da eficiência de mercado no desempenho de fundos de investimentos de ações brasileiros. Para isso, foi examinado o desempenho de 697 fundos de investimentos ... -
Eventos afetivos e emoções básicas no processo decisório organizacional: um estudo na ambiência corrupta em uma empresa estatal do setor petrolífero
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente estudo teve por objetivo explorar as influências dos eventos afetivos nas emoções básicas que atuam nas decisões estratégicas em um ambiente corrupto. Para tanto, utilizou-se como referência o modelo teórico ... -
O impacto dos fatores ambientais e psicológicos no desempenho do indivíduo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O desempenho do trabalhador é um dos fatores que mais influenciam o sucesso do indivíduo e das organizações. Aspectos ambientais e psicológicos podem exercer influência sobre o desempenho, chegando a ser geradores de ... -
O papel do tribalismo da marca na construção do relacionamento com a marca: um estudo sobre consumidores de motocicletas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A pesquisa acadêmica sobre marcas de produtos e serviços de consumo está considerando, cada vez mais, o grau de conexão entre consumidores e marcas como uma questão-chave de investigação. A literatura nessa área investiga ... -
Determinantes e semelhanças na estrutura de capital de empresas de Tecnologia da Informação listadas na B3 e norte-americanas de capital aberto
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Este trabalho buscou verificar como a Estrutura de Capital das empresas de Tecnologia da Informação (TI) listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (B3) e norteamericanas de capital aberto são ... -
Os antecedentes da adoção de aplicativos funcionais e seus impactos no engajamento e na qualidade do relacionamento consumidor-marca: o caso do Mobile Banking
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Este trabalho aborda o marketing de relacionamento no setor bancário comercial, compreendendo-o como ferramenta que produz uma ligação empresa-cliente de maneira duradoura, a qual possibilita que os interesses do cliente, ...