Navegação por autor "Teixeira, Luiz Antônio Antunes"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 29
-
A administração no sistema prisional: um estudo das competências gerenciais
Lima, Hellen Soares (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2007)A busca por uma administração pública gerencial tem marcado a atuação do Estado de Minas nos últimos anos. Diante desse contexto, os gerentes têm papel fundamental como agentes de mudança viabilizadores de uma nova realidade. ... -
Alinhamento estratégico em instituições de ensino a distância
Silva, Mônica Boaventura de Souza e (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)As mais diversas pesquisas apontam para a necessidade de um planejamento estratégico que tem foco na integração e alinhamento entre as áreas de negócios e de tecnologia da informação, definindo essa integração como um dos ... -
O assédio moral em uma instituição federal de ensino: o caso UFOP
Ventura, Ely Félix (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a existência do assédio moral nas relações de trabalho dos servidores da Universidade Federal de Ouro Preto/MG (UFOP), descrevendo como se dá e quem são os agressores. ... -
O cliente tem sempre razão? A experiência do supermercadista como elemento no processo de decisão sobre formato, localização e política de preço
Pires, Álvaro Marconi Ferreira (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Os estudos relacionados ao processo da tomada de decisão do supermercadista brasileiro quanto à escolha do formato, da localização da loja e da formulação das políticas de preço indicam uma lacuna a ser investigada, ... -
As competências individuais e o comprometimento organizacional: uma análise dos agentes de segurança pública de Minas Gerais
Reis, Georgio Magalhães (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O objetivo proposto neste estudo é verificar as relações de “Comprometimento” e “Competências” no exercício da função dos agentes de Segurança Pública. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário elaborado após ... -
O comportamento de consumo e gênero: um estudo sobre os homossexuais masculinos idosos
Campos, Daniel Rezende (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Este trabalho, de natureza qualitativa, abordou o tema “Comportamento de consumo entre homossexuais masculinos idosos residentes em Belo Horizonte”. Teve por objetivo evidenciar os fatores simbólicos que representam esses ... -
Comprometimento organizacional: um estudo de suas relações com desempenho na carreira
Pinto, Marcelo Pádua Carvalho (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O objetivo principal desta pesquisa foi verificar o relacionamento entre comprometimento organizacional, segundo a abordagem multidimensional definida pelos autores Meyer e Allen (1991), e desempenho na carreira, este ... -
Confusão do consumidor e o processo de tomada de decisão
Santiago, Graziele Lage Alves (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)facilidade de acesso às informações e o a umento da variedade de produtos e serviços disponíveis no mercado geram um considerável número de opções de escolha para os consumidores. No processo de tomada de decisão do ... -
Crescimento e desenvolvimento econômico regional: a contribuição potencial de um banco de investimentos
Toledo, Ricardo Wagner Righi de (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Crescimento e desenvolvimento econômico são conceitos distintos. Enquanto o crescimento econômico é representado pelo crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo, o desenvolvimento econômico é um conceito ... -
Determinantes e semelhanças na estrutura de capital de empresas de Tecnologia da Informação listadas na B3 e norte-americanas de capital aberto
Silva, Ulisses José Bezerra da (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Este trabalho buscou verificar como a Estrutura de Capital das empresas de Tecnologia da Informação (TI) listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (B3) e norteamericanas de capital aberto são ... -
Educação à distância: relações entre as estratégias de aprendizagem e a satisfação de alunos
Santos, Maria Edilene do Amaral Silva (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Este estudo buscou estabelecer relação entre as estratégias de aprendizagem adotadas pelos alunos do Centro de Educação Aberta e a Distância do Instituto Federal Minas Gerais, na modalidade Educação a Distância, e a ... -
A educação financeira na base da pirâmide: uma análise da vulnerabilidade do consumidor de baixa renda
Rocha, Rodrigo Ribeiro (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta dissertação objetivou analisar os impactos da educação financeira na vulnerabilidade do consumidor de baixa renda em seu processo de consumo. Para responder a esta problemática adotou-se uma metodologia desdobrada em ... -
Efetividade do estágio probatório e o comprometimento com a instituição: um estudo com servidores de uma instituição de ensino superior
Soares, Iraci de Oliveira (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O objetivo proposto nesta pesquisa é identificar a percepção dos Servidores Públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior a respeito da efetividade do estágio probatório e verificar a relação destes com ... -
Envolvimento do consumidor com produtos e serviços bancários
Mota, Karla Roberta Revert (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)As instituições financeiras verteram suas atenções para além do mercado correntista, expandiram seus objetivos de lucros para os produtos e serviços. Com a franca expansão econômica em que estas instituições vivenciam, a ... -
Fatores de personalidade e envolvimento com o produto
Mendes, Renata Livramento (Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O estudo da personalidade humana pode contribuir para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor. Apesar do avanço considerável que tem sido feito para a revitalização dos estudos sobre personalidade e consumo ... -
Formato de loja e decisão de preço na perspectiva do operador varejista: visão dos executivos de supermercados de Belo Horizonte
Alvarenga, Mary Aparecida (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este trabalho buscou analisar as estratégias de formato de loja de supermercado e das decisões de preços, e identificar os fatores determinantes para a decisão do operador varejista. Compondo o Referencial Teórico, foram ... -
A gestão de compra no setor público: a experiência no funcionamento de um centro de serviços compartilhados
Beraldo, Giovani Domingos (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Esse estudo procurou conhecer os fatores que mais influenciaram no processo de funcionamento do CSC, sob a perspectiva dos demandadores e gestores de um setor público. Sendo que, o Estado implantou o Centro de Serviços ... -
Identificação e imagem do servidor público: um estudo com os usuários do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Aquino, Jussara Maria Canuto de (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O objetivo desta dissertação foi analisar a imagem do servidor público do ponto de vista dos usuários do Fórum Lafayette, órgão da justiça de primeira instância da capital do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais ... -
Indicadores de sucesso na carreira médica: um estudo sobre as percepções do profissional e do paciente em associação com o diagnóstico de âncoras de carreira
Oliveira, Ana Paula Gomes Braga de (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Administração e Ciências Econômicas, 2006)A discussão subjacente ao presente estudo está associada ao confronto entre as percepções do médico e do paciente em torno dos fatores que constituem o reconhecimento do sucesso profissional. Tal discussão traz à tona ... -
A influência do comportamento e do planejamento financeiro do consumidor de serviços educacionais na inadimplência
Horta, Gustavo Henrique Bhering (Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Uma conjuntura econômica turbulenta, evidenciada, sobretudo, nos últimos dez anos, aliada ao dinamismo comportamental do consumidor e à concorrência cada vez mais acirrada, faz surgir a necessidade de melhor compreensão ...