Programa de Doutorado e Mestrado em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 398
-
A comunicação boca a boca negativa nas mídias sociais e seu efeito no comportamento do consumidor
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A internet e a variedade de mídias sociais provocaram grandes transformações no comportamento dos consumidores. Eles se tornaram mais informados, exigentes e desconfiados para adquirirem um produto ou serviço e alteraram ... -
A influência dos atributos educacionais dos cursos profissionalizantes na empregabilidade
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A empregabilidade vem evoluindo ao longo do tempo. Estudos demonstram, que a capacitação profissional isoladamente não garante a inserção profissional, embora seja imprescindível para melhorar as condições de empregabilidade. ... -
O impacto do relacionamento consumidor-marca e da identidade na lealdade de doações em instituições filantrópicas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)O marketing focado no relacionamento consumidor-marca é bastante estudado no âmbito das empresas com finalidade de lucro, e representa uma estratégica eficiente na criação e permanência de um relacionamento positivo entre ... -
Influência de valores organizacionais sobre prazer e sofrimento no trabalho
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)O presente estudo se propôs a analisar a influência dos valores organizacionais sobre o prazer e o sofrimento de trabalhadores, bem como a análise de variáveis sociodemográficas e sua influência sobre a percepção de tais ... -
A influência do ambiente político-legal sobre a cadeia de valor da inovação do ecossistema de startups do Estado de Minas Gerais
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)As startups são empresas que objetivam a disrupção e a quebra de paradigmas e desempenham um importante papel no processo de desenvolvimento do país. Nesse contexto, nota-se que o Ambiente Político-Legal se apresenta ... -
A influência dos níveis de satisfação e do comprometimento com a carreira: um estudo com docentes de uma instituição federal de ensino superior em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A qualidade do ensino superior é um fator que afeta profundamente não só todos os outros níveis de ensino, mas também, o desenvolvimento cultural e socioeconômico de um país. Considerando as grandes mudanças ocorridas, ... -
Gestão de organizações: um estudo longitudinal das relações entre as variáveis valores, motivação, comprometimento, desempenho e recompensas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O contexto brasileiro da atualidade é permeado por avanços em vários campos e requer, por parte das organizações, a busca por novas formas de interpretação de seus mercados e gestão de pessoas. A performance das organizações ... -
Os aspectos determinantes na formação da preferência musical do consumidor brasileiro do produto música
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A música sempre foi uma arte que serviu para expressar sentimentos e emoções, utilizada tanto para a religião quanto para motivos leigos. Hoje, compositores e músicos de todos os estilos buscam mostrar suas canções, ... -
Modelo de antecedentes da satisfação, da comunicação boca-a-boca e da aprendizagem em museus: um estudo empírico no Espaço TIM-UFMG conhecimento
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O principal objetivo dessa pesquisa foi propor e testar um modelo de qualidade de museus, na perspectiva dos visitantes, e verificar os impactos das dimensões de qualidade na satisfação, no boca-a-boca e na aprendizagem ... -
Formato de loja e decisão de preço na perspectiva do operador varejista: visão dos executivos de supermercados de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este trabalho buscou analisar as estratégias de formato de loja de supermercado e das decisões de preços, e identificar os fatores determinantes para a decisão do operador varejista. Compondo o Referencial Teórico, foram ... -
O impacto dos processos de administração estratégica como antecedentes do desempenho das micro e pequenas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A Administração Estratégica tem sido foco de um número relevante de publicações, pesquisas e livros editados nos últimos anos. Há um consenso sobre a sua relevância na qualidade de gestão e longevidade das organizações. ... -
Prospecção de cenários tecnológicos por meio do método Delphi: uma aplicação no setor da saúde oncológica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)A Indústria 4.0 (I4.0) apresenta uma nova geração de tecnologias cuja aplicação pode acelerar exponencialmente processos de diversos segmentos. O ambiente no qual estão inseridas as organizações da área da saúde oncológica ... -
As influências das dimensões da confiança, identificação organizacional e motivação no desempenho individual
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)No mundo dos negócios com competição acirrada, mudanças constantes e novas tecnologias, as organizações precisam de bons desempenhos para sobreviverem com lucratividade. Para isso, o desempenho individual dos empregados, ... -
A importância da comunidade local na prática do licenciamento ambiental no setor da mineração: estudo de caso na Barragem de Fundão em Mariana - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Esta Dissertação de Mestrado tem por objeto de estudo a importância da participação da comunidade local nos processos de licenciamento ambiental, com foco nas atividades minerarias, fazendo um estudo de caso da barragem ... -
Os impactos da logística reversa para a indústria farmacêutica: um estudo de caso
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Em face da crescente concorrência entre as organizações no setor farmacêutico é indispensável, na dinâmica atual, o melhor aproveitamento das oportunidades, a fim de se destacar perante as outras organizações. Com o ... -
Personalidade de marca: desenvolvimento de uma escala na perspectiva do modelo 3M de Mowen
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)As relações entre personalidade de marcas e de indivíduos são temas de fundamental relevância no marketing contemporâneo, haja vista que novas abordagens, como o modelo 3M de Mowen, têm demonstrado capacidade de transcender ... -
A dimensão política e os mecanismos de governança no futebol: um estudo em clubes de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Tendo em vista o fato do futebol representar, na atualidade, um grande negócio cuja lógica de resultados opõem-se à atual realidade administrativa e financeira dos clubes brasileiros, consideramos a importância do uso ... -
Avaliação de competências como instrumento de desenvolvimento e capacitação: um estudo em uma organização financeira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Na constante busca pela obtenção de vantagem competitiva perante seus concorrentes, cada vez mais, as organizações estão buscando novas ferramentas capazes de melhorar o seu desempenho e do seu corpo funcional. É neste ... -
Criação dos Institutos Federais de Educação Tecnológica: um estudo com servidores sobre a implantação do processo de unificação e mudança organizacional no IFMG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Por meio da pesquisa foi possível identificar e também analisar os elementos que marcaram a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir da implantação do processo de unificação e mudança ... -
Estratégias de sucesso no mercado de viagens: um estudo de caso da CVC operadora de turismo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O mercado de agências de viagem e turismo se mostra como um dos mais dinâmicos e competitivos da economia, um campo fértil para o estudo da estratégia nas suas organizações. Com o objetivo de identificar as principais ...