Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 358
-
Indicadores de sucesso na carreira médica: um estudo sobre as percepções do profissional e do paciente em associação com o diagnóstico de âncoras de carreira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Administração e Ciências Econômicas, 2006)A discussão subjacente ao presente estudo está associada ao confronto entre as percepções do médico e do paciente em torno dos fatores que constituem o reconhecimento do sucesso profissional. Tal discussão traz à tona ... -
Estratégias de aprendizagem em cursos de gestão: um estudo comparativo entre os alunos dos cursos presenciais e a distância
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem de alunos de cursos de Gestão presenciais que fazem disciplina a distância e de alunos de cursos de Gestão totalmente a distância de uma IES Privada ... -
Desempenho das firmas na União Europeia: análise dos efeitos de poder de mercado, posição competitiva e decisão de investimento no período 2006-2017
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O objetivo principal deste trabalho é mensurar os efeitos dos construtos poder de mercado, decisões de investimento e posição competitiva sobre o desempenho organizacional das firmas europeias, considerando o contexto ... -
Práticas de governança corporativa, compliance e gestão de riscos em uma entidade fechada de previdência complementar
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)As entidades fechadas de previdência complementar são gestoras de recursos de terceiros. Essas entidades recebem volumes expressivos de recursos financeiros das patrocinadoras e dos participantes que são aportados nos ... -
Governança no setor público: qualidade dos princípios da governança na gestão de uma instituição federal de ensino
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Implementar um processo de gestão com base em princípios da governança é um desafio para os gestores de qualquer organização, em especial no setor público. Diante desse desafio, esta pesquisa aborda a avaliação dos ... -
Avaliação de modelos de previsão no Atacarejo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O “Atacarejo” é um tipo de canal de varejo que vem crescendo em importância de vendas no varejo brasileiro e na preferência de compra das famílias brasileiras. Este canal tem como característica atender dois tipos de ... -
Análise da influência da política de remuneração sobre o processo de identificação organizacional: um estudo em uma instituição de ensino pública
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Para além de mero pagamento pela prestação de serviços, a política de remuneração é ferramenta indispensável ao alcance dos objetivos organizacionais, que afeta diretamente a qualidade do trabalho desenvolvido pelos ... -
Percepção geral dos servidores do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto sobre a implantação temporária, em caráter emergencial, do teletrabalho em tempos de pandemia do Covid-19
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o teletrabalho como atividade realizada mediante recursos facilitadores de tecnologia da informação e comunicação, prestada a partir de lugar externo à empresa ou ... -
A Terceirização em instituição pública federal de ensino: a gestão dos riscos e as imagens construídas pelos stakeholders
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Esta pesquisa analisa a terceirização de serviços continuados com dedicação exclusiva de mão de obra em uma instituição pública de ensino, destacando os dados técnicos e administrativos e os riscos envolvidos nesse tipo ... -
Aceitação de sistemas de informação e sua influência no desempenho individual
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)A aceitação de uma tecnologia por seus usuários é fundamental para que ela produza as mudanças e benefícios que influenciam em seu desempenho individual. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de ... -
Enterprise internal social media: an exploratory study on digital natives' perceptions
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Enterprise internal social media, as it is currently delineated, emerged in the early 2000s enabling users to create, share, and consume content and participate in social networking. Given the success of social media in ... -
Antecedentes da evasão e permanência de alunos do ensino médio, técnico e superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este estudo trata da evasão escolar, um dos problemas muito comuns nas instituições de ensino superior no Brasil, tanto públicas quanto particulares. Optou-se, todavia, pelo fenômeno das instituições públicas. Foram ... -
Análise de fatores organizacionais com influência no desempenho de empresas de eletrônica em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)A organização, antes de mais nada, é um ambiente que soma fatores estruturais e conjunturais, onde seus empreendedores tentam o melhor resultado, da melhor maneira possível. Como parte integrante deste processo, é necessário ... -
A influência do comprometimento organizacional e da satisfação no trabalho na transmissão do conhecimento: estudo no setor público
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este trabalho tem como objetivo analisar a relação existente entre a influência do comprometimento organizacional e da satisfação no trabalho na transferência do conhecimento do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus ... -
Compras públicas: a percepção dos servidores sobre o processo em uma instituição federal de ensino de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O processo de compras envolve a especificação dos materiais, seleção de fornecedores, determinação de prazos, pesquisa de preços e a previsão de serviços e possíveis mudanças na demanda. As instituições federais de ... -
O efeito de características de influenciadores de mídia sociais e do tipo de relacionamento com seus seguidores no comportamento de consumo da indústria da moda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Ao longo das últimas décadas, tem sido estudado o poder de influência que uma pessoa tem sobre as outras, podendo até mesmo modificar seus pensamentos e comportamentos. Dentro desses diversos estudos, existe um que é ... -
Inovação social: estudo das ações e valores criados pelos afro-empreendedores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou, em 2018, que 56,9% da população brasileira são negros ou pardos e que, embora representem a maior parte da força de trabalho, também representam 2/3 dos ... -
Facetas de personalidade, valores, motivação e desempenho: um estudo com profissionais da construção civil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O desempenho do indivíduo é considerado crítico para o desempenho das empresas, principalmente na construção civil, considerando os profissionais que executam atividades pesadas, em climas adversos e em ambiente de risco. ... -
Mudança organizacional e satisfação no trabalho: um estudo em uma instituição pública de ensino em tempos de Covid-19
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este estudo tem como objetivo avaliar a influência do contexto de mudanças organizacionais ocorridas devido à pandemia de Covid-19 na satisfação no trabalho de servidores de uma instituição pública de ensino. Para tanto, ... -
Percepção de qualidade em serviços logísticos: um estudo no setor atacadista sob a ótica dos varejistas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O mercado varejista vem mostrado um crescimento significativo no mercado nacional, detendo um um alto número de estabelecimentos, a maioria de pequeno porte. Para que o mercado do varejo de pequenas empresas seja abastecido, ...