Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 221-240 of 358
-
A relação entre confiança, valor e lealdade na era da internet: um estudo no mercado de turismo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O presente trabalho teve como objetivo identificar o papel da confiança e do valor percebido nas relações de percepção de lealdade pelos clientes de serviços turísticos, tema pouco abordado na literatura acadêmica. A ... -
Comportamento organizacional em redes para posicionamento estratégico e desempenho superior: um estudo no setor de TI
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)As estratégias de relacionamento entre empresas de TI da Região Metropolitana de Belo Horizonte, dentre outras questões, são analisadas neste trabalho, que tem por principal objetivo descrever como a forma de relacionamento ... -
Fatores condicionantes da atração e da retenção de profissionais e suas âncoras de carreira: um estudo com engenheiros recém-formados de uma empresa construtora de obras de infraestrutura de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O Brasil e, em especial o setor de construção de obras de infraestrutura vive um cenário turbulento com o crescimento da economia, o que traz à tona a preocupação com a falta de mão de obra necessária à sustentação desse ... -
Educação profissional e absorção no mercado de trabalho: um estudo com egressos do curso Técnico em Metalurgia do IFMG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)A pesquisa buscou analisar as percepções dos egressos no contexto das expectativas profissionais, em relação à qualidade do ensino na formação técnica. Objetivou analisar, também, as relações entre formação discente e ... -
Gestão e estrutura da perícia judicial sob o prisma dos princípios da moralidade e da eficiência administrativa: um estudo de caso no âmbito da justiça do trabalho em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Neste trabalho, objetiva-se estudar a gestão e a estrutura da perícia trabalhista no âmbito da Administração Pública no Brasil, com ênfase na observância aos princípios constitucionais da moralidade e da eficiência ... -
Institucionalização de mitos e racionalidade econômica: manifestações discursivas no processo de legitimação do transporte de passageiros da estrada de ferro Vitória a Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Os estudos organizacionais desenvolvidos sob a perspectiva da teoria institucional reconhecem a influências dos mitos sociais na tomada de decisão e na criação de estruturas que produzem as decisões. Autores vinculados ao ... -
Qualidade de vida e endividamento: estilos de vida associados ao descontrole financeiro e conseqüências na vida pessoal e profissional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Este trabalho buscou analisar as estratégias de formato de loja de supermercado e das decisões de preços, e identificar os fatores determinantes para a decisão do operador varejista. Compondo Referencial Teórico, foram ... -
Plano de metas organizacionais: um desenho para a lógica da produtividade
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O uso de metas para se ter desempenho é um dos grandes paradigmas da administração de empresas, contudo, na atualidade, segundo alguns autores, as grandes certezas de outrora podem não ser mais tão válidas. Esta dissertação, ... -
Análise semiodiscursiva em marketing: um estudo sobre embalagens de leite Longa Vida
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de analisar embalagens de leite longa vida, utilizando técnicas de análise semiodiscursiva associadas à perspectiva dos consumidores. O desenvolvimento da pesquisa foi ... -
Cognição, emoção e os significados do ato de presentear: uma análise dos rituais de consumo de arranjos ornamentais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As pesquisas que abordam o comportamento do consumidor têm se fortalecido a partir da compreensão dos aspectos que incidem sobre ele e o influenciam, a saber: as emoções, os sentimentos e a razão, que, de fato, merecem ... -
Prioridades do processo de compra da tribo dos uniresidenciais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O objetivo deste estudo de caráter qualitativo é a análise das prioridades de compra do grupo dos uniresidenciais economicamente ativos. A metodologia utilizada na primeira etapa foi a qualitativa com um viés etnográfico ... -
Apoio tecnológico à estratégia organizacional: fatores para o sucesso no uso do business intelligence
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A formulação da estratégia organizacional para criação de valor e o uso de ferramentas de TI alinhadas aos objetivos de longo prazo são indispensáveis para as empresas obterem sucesso nos negócios. Este trabalho qualitativo ... -
Divulgação de atos e fatos relevantes: um estudo em empresas brasileiras emissoras de ADRS
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O mundo globalizado e as decorrentes mudanças nos negócios internacionais têm proporcionado ao mercado de capitais um ambiente competitivo e propício para a prospecção de capitais em mercados abertos. Nesse cenário, a ... -
Racionalidade e irracionalidade nas organizações
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A administração das organizações baseia-se historicamente em procedimentos racionais e positivistas, tidos como o melhor caminho para a efetividade de resultados. A lógica dos processos e ferramentas gerenciais tenta imperar ... -
Análise da estrutura de relacionamento em redes de MPEs: um estudo de empresas na Serra do Cipó - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O presente trabalho consiste na análise da estrutura de relacionamento entre as pousadas localizadas na Serra do Cipó – MG, tendo como principal objetivo descrever de que maneira tal estrutura, formada por micro e pequenas ... -
A felicidade na agenda da administração e suas relações com conceitos organizacionais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Sendo a felicidade a razão última da vida, conforme proposto por Aristóteles (384 -322 a.C.), Hume (1741) e Bentham (1789), os formuladores de política pública deveriam tê-la como paradigma ao estabelecerem suas metas e ... -
Fatores individuais e institucionais no processo de adaptação de profissionais estrangeiros: um estudo na Fundação Dom Cabral
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O presente estudo procura investigar como os fatores institucionais e individuais podem interferir no processo de adaptação de profissionais estrangeiros na Fundação Dom Cabral (FDC), uma escola de negócios que tem por ... -
Maturidade de processos organizacionais: um estudo em uma indústria multinacional do setor de soldagem
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Administrar de forma conservadora as atividades empresariais cujas tarefas são feitas em padrão repetitivo, sem criatividade, sem desafios, na medida exata dos recursos disponíveis já não é mais suficiente. O papel atual ... -
Estudo da aderência dos processos de gestão de projetos em empresas de engenharia consultiva de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar os problemas relacionados à aderência de processos de gestão de projetos, realizados nas empresas de engenharia consultiva, na cidade de Belo Horizonte. ... -
Mensuração da qualidade dos serviços logísticos em uma distribuidora de bebidas de médio porte de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As constantes transformações dos mercados, as necessidades de mudanças e adaptações às quais as organizações deste mundo globalizado estão submetidas tornou o papel da logística dentro das organizações mais estratégico. A ...