Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 301-320 of 358
-
Análise das relações entre as dimensões da orientação empreendedora, a internacionalização e o desempenho organizacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta pesquisa analisa a relação e a intensidade entre as dimensões antecedentes da orientação empreendedora, a saber, inovatividade, assumir riscos, agressividade competitiva, autonomia e proatividade, no desempenho ... -
As relações entre valores, motivação, recompensas e desempenho: um estudo com profissionais de baixa qualificação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O Brasil é marcado pela desigualdade social, e dentro das organizações essa disparidade é refletida nos organogramas. A “baixa renda brasileira” está inserida nas organizações em cargos com baixa exigência de qualificação, ... -
Estrutura de capital das operadoras de planos de assistência à saúde e as influências do órgão regulador
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Com o objetivo de analisar a influência da regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e de fatores estratégicos da firma no perfil da estrutura de capital das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde, a ... -
Influência dos atributos organizacionais na qualidade dos cursos de uma instituição de ensino superior privada
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Este estudo tem, como objetivo central, analisar a influência dos atributos Cultura Organizacional, Comprometimento Organizacional e Gestão de Processos na qualidade dos cursos de uma instituição de ensino superior privada, ... -
Interpretação e adoção do planejamento estratégico pelos dirigentes como fator de crescimento da firma: o caso Unimed-BH
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Na atualidade, as organizações precisam responder, com agilidade, à complexidade dos ambientes em constantes mudanças, sendo o planejamento estratégico a forma mais utilizada para direcioná-las combinando conhecimentos e ... -
A influência do capital social, cultural e psicológico no desempenho individual em trabalhadores de baixa renda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Essa pesquisa tem como objetivo geral explicar e descrever a influência do capital cultural, social e psicológico no desempenho individual do trabalhador de baixa renda. A pesquisa é de abordagem quantitativa, natureza ... -
Planejamento em instituições de ensino superior privadas da região metropolitana de belo horizonte: um estudo sobre a eficácia de sua adoção
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)As Instituições de Ensino Superior, conhecidas por suas características específicas, passam por um aumento na competitividade, causado pela expansão na área da educação superior iniciada na década de 1990, com a elevação ... -
Efeitos do planejamento de compras e das relações com fornecedores, no desempenho de empresas do ramo da metalurgia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)A competição no mercado empresarial tem exigido das organizações a excelência nos produtos e serviços oferecidos. Diante do ambiente empresarial globalizado em constante evolução, adicionado ao crescimento ou desaceleração ... -
Tratamento de reclamações e seus efeitos sobre a intenção de mudança: um estudo no mercado de academias de ginástica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta dissertação tem como objetivo central investigar a influência da satisfação com a recuperação de falhas de serviços, sobre a intenção de mudança, em consumidores de academias de ginástica. Para tanto, foi realizada ... -
Governança corporativa e desempenho organizacional nas universidades federais brasileiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Nas últimas décadas, as universidades estão sendo pressionadas por demandas provenientes de políticas públicas em educação a melhorarem seu desempenho científico, tecnológico e inovador. Em atendimento a essas demandas, ... -
Fatores influenciadores da governança supraempresarial e o seu impacto nos resultados de empresas abrangidas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O ambiente de negócios passou por muitas transformações nos últimos anos. Um novo cenário econômico e a crescente competitividade entre as empresas contribuíram com o surgimento de novos modelos de negócios e formas de ... -
Cultura organizacional no serviço público: um estudo de caso em dois campi de uma instituição federal de ensino técnico e superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Centrado no objetivo de descrever e analisar a cultura organizacional da sede do CEFET-MG de Belo Horizonte – Campus I e Campus II, pautando-se na visão de seus gestores, este estudo, de abordagem quantitativa e perfil ... -
Mudança societária e do ambiente organizacional como antecedentes do desempenho: um estudo em uma empresa familiar do setor de saúde
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Modelos que visam garantir a sobrevivência e a prosperidade de empresas familiares têm sido amplamente estudados por diversos pesquisadores. O interesse pelo tema se dá pelo fato de as empresas familiares serem um pilar ... -
Qualidade dos serviços logísticos das transportadoras de cargas rodoviárias na visão de uma empresa siderúrgica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O transporte de cargas representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas e tem papel fundamental na prestação do Serviço ao Cliente. Diante deste contexto, optou-se por realizar um estudo ... -
Influência da comunicação, da identificação organizacional e da confiança no desempenho de uma organização
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)No atual mercado globalizado e competitivo, é cada vez maior o número de organizações que têm se empenhado em reter pessoas talentosas, que estejam comprometidas com a organização, pois a ligação emocional e afetiva do ... -
Análise das causas da insatisfação e do abandono pelos clientes de academias de ginástica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O presente trabalho tem como propósito analisar as causas da insatisfação e do abandono dos clientes de academias de ginástica, obtendo informações estratégicas para o marketing dessas empresas, em prol da fidelização de ... -
Ódio à marca e seus impactos nas intenções comportamentais de consumidores no mercado de telefonia móvel
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta dissertação teve como objetivo estudar o tema ódio a uma marca que pode se manifestar em várias categorias de produtos e servicos, investigando as motivações e os consequentes no setor de telefonia celular, e o impacto ... -
A relação entre a segmentação de mercado e o desempenho empresarial: um estudo em pequenas empresas brasileiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)A segmentação de mercado é um processo que agrupa consumidores com atributos semelhantes, auxiliando as empresas no planejamento de marketing, orientando o desenvolvimento de produtos e o posicionamento da marca como também ... -
Marketing viral em vídeos comerciais: antecedentes do compartilhamento e seus impactos no apego e valor da marca
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O marketing viral é um modelo de marketing que cientificamente oferece respostas para a estruturação da disseminação das informações rápidas e em grande escala a favor de conteúdos, produtos e suas marcas. Sustentado pelo ... -
Estratégia de preços do crédito dos bancos brasileiros em resposta às mudanças ocorridas no seu ambiente externo pós-crise global. Determinismo ou voluntarismo?
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O propósito deste estudo é analisar a influência do ambiente econômico, bem como das escolhas em estratégias gerenciais sobre o apreçamento estratégico do crédito dos grandes bancos de varejo brasileiros, no contexto de ...