Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 281-300 of 358
-
Identificação e imagem do servidor público: um estudo com os usuários do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O objetivo desta dissertação foi analisar a imagem do servidor público do ponto de vista dos usuários do Fórum Lafayette, órgão da justiça de primeira instância da capital do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais ... -
Análise do desempenho-país por meio do estudo de indicadores de infraestrutura e inovação tecnológica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este estudo procura analisar indicadores sobre o desempenho de países, relacionando indicadores de investimento em pesquisa e desenvolvimento, patentes e inovação de países da União Europeia, Brasil, Japão e Estados Unidos. ... -
Comportamento estratégico orientado para mercado no contexto de religião: um estudo em diocese no Ceará
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O presente trabalho buscou analisar o comportamento estratégico orientado para mercado no contexto de religião. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, além da revisão de literatura. ... -
Construção e validação de instrumento de pesquisa para análise das competências empreendedoras para exportação: um estudo com empreendedores de pequenas e médias empresas de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este estudo objetivou identificar e avaliar as competências empreendedoras de exportação de pequenos e médios empresários de Minas Gerais. Para desenvolver e validar uma escala de mensuração dessas competências, tomou-se ... -
A influência das metas e recompensas na motivação: um estudo no setor público mineiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O movimento de reforma e modernização da gestão no setor público brasileiro nas duas últimas décadas tem se pautado na lógica da administração pública gerencial. Essa nova forma de administrar contempla a adoção de ferramentas ... -
Comportamento organizacional em redes para sustentabilidade e crescimento: um estudo no setor de saúde
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O presente trabalho consiste na análise da estrutura de relacionamento entre os hospitais privados e entidades beneficentes sem fins lucrativos da Região Metropolitana da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo, tendo ... -
Produtos falsificados: valores e motivos de compra
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O objetivo proposto, neste estudo, consistiu em analisar os tipos de valores (crença, troca, signo e experiência) presentes nas experiências de compra dos consumidores na aquisição de produtos falsificados e sua correlação ... -
Segurança empresarial na ambiência organizacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As atividades de segurança têm sido foco de atenção das instituições governamentais, organizações privadas e da sociedade em geral. Considerada atividade essencial, a segurança empresarial assegura o desenvolvimento produtivo ... -
Business intelligence, alinhamento estratégico e processo decisório: estudo de caso na construção civil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O cenário atual de competição do setor de construção civil, marcado por um crescimento acelerado, tem levado as empresas a investimentos contínuos em Tecnologia da Informação, buscando aumentar sua eficiência operacional, ... -
Gestão e modelos legais de segurança privada: um estudo em empresas orgânicas e especializadas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Com o aumento da violência e da criminalidade, a segurança está ganhando mais atenção por parte dos estudiosos das organizações. Mencionada nos estudos de Fayol, em General and industrial management, editados em 1949, a ... -
Centro de Serviços Compartilhados (CSC): impactos da implementação do modelo na estratégia, na estrutura e na gestão de empresas do setor privado
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Em um contexto de mercado cada vez mais competitivo, as empresas necessitam revisar a forma como executam seus processos de apoio/suporte administrativo e como vinculá-los a uma melhor geração de valor para os resultados ... -
Alinhamento estratégico em instituições de ensino a distância
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)As mais diversas pesquisas apontam para a necessidade de um planejamento estratégico que tem foco na integração e alinhamento entre as áreas de negócios e de tecnologia da informação, definindo essa integração como um dos ... -
Alinhamento estratégico entre a gestão das empresas e o setor de tecnologia da informação (TI): o momento da aquisição de soluções de tecnologia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Em um mercado competitivo, a utilização de ferramentas de TI se torna imprescindível para o sucesso dos negócios. Com isso, alguns autores apontam a falta de alinhamento estratégico como problema para o fracasso na maioria ... -
Variáveis mercadológicas componentes de um sistema de informações de marketing: estudo de caso em uma empresa inovadora
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As empresas inovadoras tem sido amplamente estudadas, tanto pelo seu potencial de movimentar a economia, gerando empregos e divisas, quanto pelos avanços científicos e tecnológicos que são decorrentes da inovação, e podem ... -
Confrontando motivos e imagens relacionados à carreira: um estudo com profissionais de nível superior que se direcionam para o setor público
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O presente estudo busca compreender os motivos que têm levado as pessoas a se direcionarem para o serviço público, assim como suas imagens de carreira. Procura também verificar se a identificação dessas pessoas é com a ... -
Identificação das principais variáveis no processo decisório para investimentos em TI: um estudo de caso no setor público em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Buscou-se com esta pesquisa identificar as principais variáveis consideradas por um grupo de gerentes de tecnologia da informação para classificar e priorizar investimentos em suas áreas de atuação. A metodologia adotada foi ... -
Comportamento do consumidor de carnes: um estudo exploratório sobre a imagem dos produtos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2008)A presente dissertação foi desenvolvida com o objetivo de verificar a imagem (funcional, simbólica, cognitiva e emocional) que os consumidores apresentam em relação aos diversos tipos de carne (bovina, suína, de frango e ... -
Estudo do impacto de processos virtuais na estrutura, competitividade, práticas e comportamento organizacional em uma siderúrgica multinacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2007)Este trabalho tem como objetivo descrever os reflexos dos processos virtuais de uma empresa do setor siderúrgico de grande porte, a V&M do Brasil S.A., situada em Belo Horizonte. A análise foi elaborada baseada em quatro ... -
Análise das diferenças na adoção de indicadores de correção monetária e seus impactos sobre os custos de ações trabalhistas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O trabalho propõe uma análise das diferenças na adoção de indicadores de correção monetária e seus impactos sobre os custos de ações trabalhistas. Um dos objetivos principais deste trabalho foi evidenciar a opinião de ... -
O uso da inteligência competitiva no desenvolvimento de projetos e produtos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)As mudanças no mercado consumidor, o aumento da competição global e os avanços tecnológicos requerem que as organizações se estruturem, de maneira estratégica, com o foco na competitividade. A gestão do conhecimento, o uso ...