Navegação por título
Itens para a visualização no momento 569-588 of 780
-
Obrigatoriedade de experiência prévia do franqueador nos contratos de franchising
(2016)Esta dissertação tem como propósito verificar se, no Brasil, o franqueador está obrigado (ou não) a ter experiência prévia na atividade que desenvolve ao lançar sistema de franquia empresarial, a partir dos referenciais ... -
Ontologias e interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O uso das tecnologias de informação e comunicação inseridas na educação a distância transformou o sistema de ensino e tornou-se fator de importância para a aprendizagem. Nesse contexto, a aplicação da ontologia nos ambientes ... -
Open innovation: a influência do intermediário no processo de colaboração entre grandes empresas e pequenas e médias empresas (SMEs)
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A inovação aberta tem se tornado pauta da academia e das empresas nos últimos anos. Ela acontece quando a inovação é gerada por meio da colaboração com atores externos à empresa. As empresas envolvidas na colaboração, ... -
Orçamento e planejamento: as influências do modelo de decisão incremental no contingenciamento orçamentário
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Ao longo da história é possível perceber um movimento evolucionário do orçamento público, que vai de um controle de arrecadação, alcança um controle de gastos e culmina numa aproximação com o planejamento governamental, ... -
Orientação para o mercado e relacionamento com o cliente: um estudo para inovação nos bancos em internacionalização
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente trabalho abordou a Orientação para o Mercado e o Relacionamento com o cliente para inovação no setor bancário brasileiro que, devido ao seu crescimento, está em processo de internacionalização. O objetivo geral ... -
Otimização multiobjetivo usando algoritmos evolutivos na alocação de times ágeis
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)O desenvolvimento de software é uma atividade dinâmica e complexa, que não é determinada apenas pela escolha adequada das tecnologias e metodologias, mas também pelo conhecimento e habilidades das pessoas envolvidas. ... -
O ódio à marca e seus desdobramentos comportamentais: reflexões sobre a personalidade narcísica
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Objetivo: Esta tese traz como proposta estudar o ódio à marca e seus desdobramentos comportamentais a partir das relações entre experiências negativas com uma marca e o burning brand hate (construto multidimensional ... -
Ódio à marca e seus impactos nas intenções comportamentais de consumidores no mercado de telefonia móvel
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta dissertação teve como objetivo estudar o tema ódio a uma marca que pode se manifestar em várias categorias de produtos e servicos, investigando as motivações e os consequentes no setor de telefonia celular, e o impacto ... -
Panc's: a cultura alimentar de hortaliças tradicionais na modernidade
(Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneas, FUMEC, Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, 2018)Este trabalho propõe a investigação da realidade social e cultural da região mineira do Santuário do Caraça e seu entorno, no que diz respeito à alimentação, em especial o consumo do que se tem tratado na contemporaneidade ... -
O papel da defensoria pública na perspectiva da encriptação de Ricardo Sanín Restrepo
(2019)A presente dissertação tem por espoco analisar o papel desempenhado pela Defensoria Pública no Estado Democrático de Direito, sob a perspectiva da Teoria Crítica Constitucional de Ricardo Sanín-Restrepo. Para tanto, ... -
O papel do consumo conspícuo e do capital cultural na intenção de compra de produtos falsificados de luxo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O presente trabalho se desenvolve com o objetivo de analisar a relação entre capital cultural e consumo conspícuo, nas intenções de compras de produtos falsificados de luxo. Para tanto, foi realizado um levantamento tipo ... -
O papel do estatuto jurídico das empresas estatais (lei n° 13.303/16) na concretização dos interesses públicos e econômicos das sociedades de economia mista
(2019)O presente estudo centrou-se no estatuto jurídico das empresas estatais (empresa pública, sociedade de economia mista e de suas subsidiárias) instituído pela Lei n.o 13.303/16. Partiu-se da análise dos instrumentos ... -
O papel do tribalismo da marca na construção do relacionamento com a marca: um estudo sobre consumidores de motocicletas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A pesquisa acadêmica sobre marcas de produtos e serviços de consumo está considerando, cada vez mais, o grau de conexão entre consumidores e marcas como uma questão-chave de investigação. A literatura nessa área investiga ... -
Papel pedagógico dos tribunais de contas: análise das possibilidades e limites dos processos de consulta na legislação dos tribunais de contas brasileiros
(2017)Os Tribunais de Contas foram constitucionalmente instituídos e possuem importante papel na proteção do erário e avaliação da gestão pública. Contudo, somente a verificação da legalidade das contas públicas e a atividade ... -
O paradoxo dos direitos humanos da mulher muçulmana no oriente médio islâmico
(2018)As ciências sociais e humanas têm estudado cada vez mais sobre a construção social dos sujeitos e às diversas experiências pelas quais passam as sociedades nesse processo de construção. Esse estudo torna-se ainda mais ... -
Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As pequenas e médias empresas (PMEs) de base tecnológica precisam frequentemente inovar para continuarem competitivas no mercado e não desaparecerem. No entanto, ao mesmo tempo em que necessitam investir em seu desenvolvimento, ... -
Parceria público-privada na área de segurança: novo modelo de segurança
(2014)O presente trabalho teve por finalidade realizar uma análise da Parceria Público-Privada firmada para dar corpo ao Complexo Prisional Público-Privado instalado na cidade de Ribeirão das Neves (MG), na Região Metropolitana ... -
Participação privada no Sistema Único de Saúde: complementaridade ou protagonismo?
(2017)O presente trabalho tem o objetivo de verificar se a participação particular no Sistema Único de Saúde, vultuosa como se apresenta, ocorre conforme a vontade do constituinte que, ao admiti-la, no artigo 199, § 1º, da ... -
A percepção de qualidade em dois hospitais certificados no Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Guiadas pela missão de recuperar a saúde dos pacientes, as organizações hospitalares buscam a permanente melhoria da qualidade da gestão pela integração harmônica de suas áreas organizacionais. Desta forma, a partir ... -
Percepção de qualidade em serviços logísticos: um estudo no setor atacadista sob a ótica dos varejistas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O mercado varejista vem mostrado um crescimento significativo no mercado nacional, detendo um um alto número de estabelecimentos, a maioria de pequeno porte. Para que o mercado do varejo de pequenas empresas seja abastecido, ...