Navegação por título
Itens para a visualização no momento 565-584 of 780
-
A natureza da interação Consultor-Cliente: uma análise a partir das manifestações discursivas de consultores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)As empresas de consultoria têm assumido, cada vez mais, posição de influência dentro do cenário organizacional. Sua notoriedade ecoa, não somente dentro dos grandes grupos econômicos mundiais, mas em diversos outros domínios ... -
A natureza jurídica dos royalties sobre a exploração de recursos naturais e minerais
(2015)Este trabalho tem por objeto examinar a natureza jurídica dos royalties decorrentes da exploração dos recursos naturais e minerais pertencentes à União Federal, comumente denominados de royalties. Apesar de não ter sido ... -
Neutralidade de rede: a prática do zero-rating e o Marco Civil da Internet
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Novos desafios regulatórios surgem a partir da expansão da prática do zero-rating pelos provedores de acesso à Internet que impacta o princípio da neutralidade de rede, ou seja, o tratamento isonômico e não discriminatório ... -
O novo código de processo civil e a assimilação do sistema de precedentes: considerações acerca da democraticidade do novo CPC
(2016)A globalização trouxe influências que vão muito além da maneira de se pensar a economia, a política e a cultura, com o direito compreendido nessa rede de integração mundial. Tradicionalmente enraizado como um sistema ... -
Obrigatoriedade de experiência prévia do franqueador nos contratos de franchising
(2016)Esta dissertação tem como propósito verificar se, no Brasil, o franqueador está obrigado (ou não) a ter experiência prévia na atividade que desenvolve ao lançar sistema de franquia empresarial, a partir dos referenciais ... -
Ontologias e interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O uso das tecnologias de informação e comunicação inseridas na educação a distância transformou o sistema de ensino e tornou-se fator de importância para a aprendizagem. Nesse contexto, a aplicação da ontologia nos ambientes ... -
Open innovation: a influência do intermediário no processo de colaboração entre grandes empresas e pequenas e médias empresas (SMEs)
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A inovação aberta tem se tornado pauta da academia e das empresas nos últimos anos. Ela acontece quando a inovação é gerada por meio da colaboração com atores externos à empresa. As empresas envolvidas na colaboração, ... -
Orçamento e planejamento: as influências do modelo de decisão incremental no contingenciamento orçamentário
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Ao longo da história é possível perceber um movimento evolucionário do orçamento público, que vai de um controle de arrecadação, alcança um controle de gastos e culmina numa aproximação com o planejamento governamental, ... -
Orientação para o mercado e relacionamento com o cliente: um estudo para inovação nos bancos em internacionalização
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente trabalho abordou a Orientação para o Mercado e o Relacionamento com o cliente para inovação no setor bancário brasileiro que, devido ao seu crescimento, está em processo de internacionalização. O objetivo geral ... -
Otimização multiobjetivo usando algoritmos evolutivos na alocação de times ágeis
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)O desenvolvimento de software é uma atividade dinâmica e complexa, que não é determinada apenas pela escolha adequada das tecnologias e metodologias, mas também pelo conhecimento e habilidades das pessoas envolvidas. ... -
O ódio à marca e seus desdobramentos comportamentais: reflexões sobre a personalidade narcísica
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Objetivo: Esta tese traz como proposta estudar o ódio à marca e seus desdobramentos comportamentais a partir das relações entre experiências negativas com uma marca e o burning brand hate (construto multidimensional ... -
Ódio à marca e seus impactos nas intenções comportamentais de consumidores no mercado de telefonia móvel
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta dissertação teve como objetivo estudar o tema ódio a uma marca que pode se manifestar em várias categorias de produtos e servicos, investigando as motivações e os consequentes no setor de telefonia celular, e o impacto ... -
Panc's: a cultura alimentar de hortaliças tradicionais na modernidade
(Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneas, FUMEC, Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, 2018)Este trabalho propõe a investigação da realidade social e cultural da região mineira do Santuário do Caraça e seu entorno, no que diz respeito à alimentação, em especial o consumo do que se tem tratado na contemporaneidade ... -
O papel da defensoria pública na perspectiva da encriptação de Ricardo Sanín Restrepo
(2019)A presente dissertação tem por espoco analisar o papel desempenhado pela Defensoria Pública no Estado Democrático de Direito, sob a perspectiva da Teoria Crítica Constitucional de Ricardo Sanín-Restrepo. Para tanto, ... -
O papel do consumo conspícuo e do capital cultural na intenção de compra de produtos falsificados de luxo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O presente trabalho se desenvolve com o objetivo de analisar a relação entre capital cultural e consumo conspícuo, nas intenções de compras de produtos falsificados de luxo. Para tanto, foi realizado um levantamento tipo ... -
O papel do estatuto jurídico das empresas estatais (lei n° 13.303/16) na concretização dos interesses públicos e econômicos das sociedades de economia mista
(2019)O presente estudo centrou-se no estatuto jurídico das empresas estatais (empresa pública, sociedade de economia mista e de suas subsidiárias) instituído pela Lei n.o 13.303/16. Partiu-se da análise dos instrumentos ... -
O papel do tribalismo da marca na construção do relacionamento com a marca: um estudo sobre consumidores de motocicletas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A pesquisa acadêmica sobre marcas de produtos e serviços de consumo está considerando, cada vez mais, o grau de conexão entre consumidores e marcas como uma questão-chave de investigação. A literatura nessa área investiga ... -
Papel pedagógico dos tribunais de contas: análise das possibilidades e limites dos processos de consulta na legislação dos tribunais de contas brasileiros
(2017)Os Tribunais de Contas foram constitucionalmente instituídos e possuem importante papel na proteção do erário e avaliação da gestão pública. Contudo, somente a verificação da legalidade das contas públicas e a atividade ... -
O paradoxo dos direitos humanos da mulher muçulmana no oriente médio islâmico
(2018)As ciências sociais e humanas têm estudado cada vez mais sobre a construção social dos sujeitos e às diversas experiências pelas quais passam as sociedades nesse processo de construção. Esse estudo torna-se ainda mais ... -
Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As pequenas e médias empresas (PMEs) de base tecnológica precisam frequentemente inovar para continuarem competitivas no mercado e não desaparecerem. No entanto, ao mesmo tempo em que necessitam investir em seu desenvolvimento, ...