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A natureza da interação Consultor-Cliente: uma análise a partir das manifestações discursivas de consultores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)As empresas de consultoria têm assumido, cada vez mais, posição de influência dentro do cenário organizacional. Sua notoriedade ecoa, não somente dentro dos grandes grupos econômicos mundiais, mas em diversos outros domínios ... -
Neutralidade de rede: a prática do zero-rating e o Marco Civil da Internet
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Novos desafios regulatórios surgem a partir da expansão da prática do zero-rating pelos provedores de acesso à Internet que impacta o princípio da neutralidade de rede, ou seja, o tratamento isonômico e não discriminatório ... -
Ontologias e interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O uso das tecnologias de informação e comunicação inseridas na educação a distância transformou o sistema de ensino e tornou-se fator de importância para a aprendizagem. Nesse contexto, a aplicação da ontologia nos ambientes ... -
Open innovation: a influência do intermediário no processo de colaboração entre grandes empresas e pequenas e médias empresas (SMEs)
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A inovação aberta tem se tornado pauta da academia e das empresas nos últimos anos. Ela acontece quando a inovação é gerada por meio da colaboração com atores externos à empresa. As empresas envolvidas na colaboração, ... -
Orçamento e planejamento: as influências do modelo de decisão incremental no contingenciamento orçamentário
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Ao longo da história é possível perceber um movimento evolucionário do orçamento público, que vai de um controle de arrecadação, alcança um controle de gastos e culmina numa aproximação com o planejamento governamental, ... -
Orientação para o mercado e relacionamento com o cliente: um estudo para inovação nos bancos em internacionalização
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente trabalho abordou a Orientação para o Mercado e o Relacionamento com o cliente para inovação no setor bancário brasileiro que, devido ao seu crescimento, está em processo de internacionalização. O objetivo geral ... -
Otimização multiobjetivo usando algoritmos evolutivos na alocação de times ágeis
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)O desenvolvimento de software é uma atividade dinâmica e complexa, que não é determinada apenas pela escolha adequada das tecnologias e metodologias, mas também pelo conhecimento e habilidades das pessoas envolvidas. ... -
O ódio à marca e seus desdobramentos comportamentais: reflexões sobre a personalidade narcísica
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Objetivo: Esta tese traz como proposta estudar o ódio à marca e seus desdobramentos comportamentais a partir das relações entre experiências negativas com uma marca e o burning brand hate (construto multidimensional ... -
Ódio à marca e seus impactos nas intenções comportamentais de consumidores no mercado de telefonia móvel
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta dissertação teve como objetivo estudar o tema ódio a uma marca que pode se manifestar em várias categorias de produtos e servicos, investigando as motivações e os consequentes no setor de telefonia celular, e o impacto ... -
O papel do consumo conspícuo e do capital cultural na intenção de compra de produtos falsificados de luxo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O presente trabalho se desenvolve com o objetivo de analisar a relação entre capital cultural e consumo conspícuo, nas intenções de compras de produtos falsificados de luxo. Para tanto, foi realizado um levantamento tipo ... -
O papel do tribalismo da marca na construção do relacionamento com a marca: um estudo sobre consumidores de motocicletas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A pesquisa acadêmica sobre marcas de produtos e serviços de consumo está considerando, cada vez mais, o grau de conexão entre consumidores e marcas como uma questão-chave de investigação. A literatura nessa área investiga ... -
Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As pequenas e médias empresas (PMEs) de base tecnológica precisam frequentemente inovar para continuarem competitivas no mercado e não desaparecerem. No entanto, ao mesmo tempo em que necessitam investir em seu desenvolvimento, ... -
A percepção de qualidade em dois hospitais certificados no Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Guiadas pela missão de recuperar a saúde dos pacientes, as organizações hospitalares buscam a permanente melhoria da qualidade da gestão pela integração harmônica de suas áreas organizacionais. Desta forma, a partir ... -
Percepção de qualidade em serviços logísticos: um estudo no setor atacadista sob a ótica dos varejistas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O mercado varejista vem mostrado um crescimento significativo no mercado nacional, detendo um um alto número de estabelecimentos, a maioria de pequeno porte. Para que o mercado do varejo de pequenas empresas seja abastecido, ... -
Percepção dos agentes de carga em relação às operações portuárias de contêiner: um comparativo entre os Portos de Santos, Rotterdam e Xangai
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Desde a época das grandes navegações, que tiveram início no século XV, o transporte marítimo tem relevante importância no comércio e na economia mundial. Este modal é o mais usado para o transporte de cargas em todo o ... -
A percepção dos clientes em relação à qualidade como um dos fatores do sucesso de empresas inovadoras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente trabalho de pesquisa pretende analisar o fator qualidade e sua relação em empresas inovadoras, diante da percepção dos clientes. A pesquisa se fundamentou em estudos de autores da administração, psicologia e ... -
Percepção e reação dos gestores aos furtos por empregados: um estudo no varejo de materiais para construção civil de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Atualmente, empresas brasileiras enfrentam o desafio de minimizar os riscos dos furtos internos causados pelos seus próprios empregados. De fato, as perdas geradas por atos desonestos nas organizações podem levá-las à ... -
Percepção ética do consumidor (PEC) e seus impactos no relacionamento consumidor-marca e intenções comportamentais
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)As questões que envolvem comportamento ético das empresas são inerentemente controversas, e anos de pesquisa tem apresentado desafios para acadêmicos e gestores, que buscam identificar como o comportamento ético pode ... -
Percepção geral dos servidores do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto sobre a implantação temporária, em caráter emergencial, do teletrabalho em tempos de pandemia do Covid-19
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o teletrabalho como atividade realizada mediante recursos facilitadores de tecnologia da informação e comunicação, prestada a partir de lugar externo à empresa ou ... -
Percepções de personalidade da marca na intenção de compra: uma análise comparativa entre grupos de alta e baixa renda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Esta dissertação tem como objetivo analisar as percepções de personalidade da marca e sua influência na intenção de compra, além de analisar se isso ocorre de forma diferente entre os grupos de alta e baixa renda. A ...