Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 142-161 of 362
-
Um estudo de caso sobre os riscos da internacionalização de uma média empresa brasileira na Indonésia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A influência dos riscos em pequenas e médias empresas (PMEs) é um tema de interesse das organizações e da academia, devido à importância dessas empresas para a economia mundial, a busca pelo entendimento do comportamento ... -
Estudo do impacto de processos virtuais na estrutura, competitividade, práticas e comportamento organizacional em uma siderúrgica multinacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2007)Este trabalho tem como objetivo descrever os reflexos dos processos virtuais de uma empresa do setor siderúrgico de grande porte, a V&M do Brasil S.A., situada em Belo Horizonte. A análise foi elaborada baseada em quatro ... -
Eventos afetivos e emoções básicas no processo decisório organizacional: um estudo na ambiência corrupta em uma empresa estatal do setor petrolífero
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente estudo teve por objetivo explorar as influências dos eventos afetivos nas emoções básicas que atuam nas decisões estratégicas em um ambiente corrupto. Para tanto, utilizou-se como referência o modelo teórico ... -
Extensão universitária: proposição e validação de um instrumento de avaliação da percepção dos discentes
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)As universidades brasileiras são caracterizadas constitucionalmente por três dimensões indissociáveis: o ensino, a pesquisa e a extensão. Em seu desenvolvimento, foi fortemente influenciada por três movimentos: das ... -
Facetas de personalidade, valores, motivação e desempenho: um estudo com profissionais da construção civil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O desempenho do indivíduo é considerado crítico para o desempenho das empresas, principalmente na construção civil, considerando os profissionais que executam atividades pesadas, em climas adversos e em ambiente de risco. ... -
Fatores condicionantes da atração e da retenção de profissionais e suas âncoras de carreira: um estudo com engenheiros recém-formados de uma empresa construtora de obras de infraestrutura de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O Brasil e, em especial o setor de construção de obras de infraestrutura vive um cenário turbulento com o crescimento da economia, o que traz à tona a preocupação com a falta de mão de obra necessária à sustentação desse ... -
Fatores críticos de sucesso em projetos de construção: estudo de obras públicas do município de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)As obras públicas comumente são consideradas como respostas às várias demandas da sociedade, nas áreas de saúde, segurança, educação, drenagem e mobilidade urbana, contudo, alguns fatores podem afetar o sucesso desses ... -
Fatores de pressão e comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma IES privada
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Diversas são as exigências sobre o profissional docente, em especial o de ensino superior, foco deste trabalho. O meio acadêmico insere-se em um quadro de mudanças em que as demandas sobre determinadas tarefas, dentre ... -
Fatores de pressão e Síndrome de Burnout em enfermeiros atuantes nas unidades de terapia intensiva adulta e pediátrica em Belo Horizonte/ Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A saúde do empregado como resultado de uma existência saudável, equilibrada e harmônica é alvo de interesse nas empresas atuais. O estresse crônico ocupacional, denominado síndrome de Burnout também pode ser definido como ... -
Fatores individuais e institucionais no processo de adaptação de profissionais estrangeiros: um estudo na Fundação Dom Cabral
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O presente estudo procura investigar como os fatores institucionais e individuais podem interferir no processo de adaptação de profissionais estrangeiros na Fundação Dom Cabral (FDC), uma escola de negócios que tem por ... -
Fatores influenciadores da governança supraempresarial e o seu impacto nos resultados de empresas abrangidas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O ambiente de negócios passou por muitas transformações nos últimos anos. Um novo cenário econômico e a crescente competitividade entre as empresas contribuíram com o surgimento de novos modelos de negócios e formas de ... -
A felicidade na agenda da administração e suas relações com conceitos organizacionais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Sendo a felicidade a razão última da vida, conforme proposto por Aristóteles (384 -322 a.C.), Hume (1741) e Bentham (1789), os formuladores de política pública deveriam tê-la como paradigma ao estabelecerem suas metas e ... -
Ferramentas de Neuromarketing: potencialidades e usabilidade no mercado brasileiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015) -
Ferramentas relacionais em mídias sociais: uma análise dos determinantes do engajamento e do crescimento de páginas oficiais do Facebook
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Apesar de ser considerada uma das principais ferramentas de comunicação criada recentemente e de estar presente em pesquisas e estudos diversos, a constante transformação e disposição de novas possibilidades na Internet ... -
Formato de loja e decisão de preço na perspectiva do operador varejista: visão dos executivos de supermercados de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este trabalho buscou analisar as estratégias de formato de loja de supermercado e das decisões de preços, e identificar os fatores determinantes para a decisão do operador varejista. Compondo o Referencial Teórico, foram ... -
Funções gerenciais dos docentes-gestores um estudo de caso a partir da percepção de dirigentes de uma instituição de ensino superior pública
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Países com alto grau de desenvolvimento social têm em sua estrutura um consolidado e forte sistema educacional. No centro desse papel, as universidades atuam como catalisadoras dos sistemas nacionais de inovação tecnológica, ... -
Gerenciamento de restrições no planejamento da produção em uma indústria siderúrgica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este trabalho analisou as restrições envolvidas no processo de planejamento da produção em uma empresa do setor siderúrgico de grande porte – a V&M do Brasil S.A. – situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo da ... -
A gestão da propriedade intelectual sobre o conhecimento tecnológico produzido pela comunidade acadêmica de uma instituição particular de ensino superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A inovação tem se tornado um importante fator de desenvolvimento econômico, cultural e social. Neste sentido, as parcerias entre universidades e empresas tem se mostrado promissoras. Para agilizar este processo a Lei ... -
Gestão da sustentabilidade em pousadas de Tiradentes, como fator de competitividade dos empreendimentos do setor de hospedagem
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A busca da gestão sustentável é uma das linhas estratégicas mais procuradas pelas micro e pequenas empresas nos últimos anos. Várias práticas têm sido observadas, principalmente aquelas que conjugam a gestão do negócio e ... -
Gestão das empresas de alimentação coletiva à luz da teoria institucional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O fornecimento de refeições para a coletividade é realizado por empresas do setor de alimentação coletiva que buscam, além do crescimento, a sobrevivência no mercado. Isso leva as empresas a desenvolverem novos serviços e ...