Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 343-362 of 362
-
Teoria do caos: um estudo sobre controle de rupturas em mercados altamente competitivos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este estudo aborda a utilização da Teoria do Caos e controle de rupturas em mercados altamente competitivos. Esta teoria apresenta um sistema com uma ordem em uma aparente aleatoriedade. Por sua vez, essa ordem se apresenta ... -
Teoria institucional e fatores determinantes da adoção de 2011 práticas sustentáveis pelas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As discussões sobre a sustentabilidade do planeta e o papel das empresas diante dos desafios nelas envolvidos têm sido alvo de estudos e reflexões na academia e nas organizações em geral. O presente estudo avaliou o tema, ... -
As teorias e as estratégias de persuasão no contexto da comunicação de marketing
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)Considerando que a persuasão é uma das mais imponentes estratégias humanas relacionadas ao comportamento cerebral, e que o seu estudo é de extrema importância, já que com ela é possível destacar diversos aspectos de ... -
Teoria dos stakeholders no contexto da governança corporativa: um estudo de caso
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O tema da pesquisa enfoca a teoria dos stakeholders como fundamentação para a definição de estratégias no contexto da governança corporativa. O objetivo deste trabalho é identificar a importância da teoria dos stakeholders ... -
A Terceirização em instituição pública federal de ensino: a gestão dos riscos e as imagens construídas pelos stakeholders
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Esta pesquisa analisa a terceirização de serviços continuados com dedicação exclusiva de mão de obra em uma instituição pública de ensino, destacando os dados técnicos e administrativos e os riscos envolvidos nesse tipo ... -
Terceirização na manuteção de aeronaves: um estudo sobre o modelo adotado para a frota de helicópteros da PMMG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente estudo tem por objetivo apresentar os principais conceitos sobre os métodos utilizados na manutenção de aeronaves. Foi avaliado o modelo de manutenção terceirizada aplicada ao Batalhão de Rádio Patrulhamento ... -
Terceirização ou parceria público-privada (PPP)? Uma análise do processo decisório envolvendo o sistema prisional do Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O presente estudo teve por objetivo investigar as manifestações dos fatores econômicofinanceiros, institucionais-administrativos e sociopolíticos no processo decisório entre parceria público-privada (PPP) e terceirização ... -
The influence of proactivity in the individual behavior in organizations: a phenomenological study considering generation and gender
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Organizational behavior is a topic present in many studies; it offers several study possibilities and discoveries. Individual performance is a complex subject, widely studied through the lenses of different approaches. ... -
Tomada de decisão em cenário de incerteza: análise das origens das falhas gerenciais em um empreendimento de engenharia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O avanço tecnológico, novos processos e a experiência acumulada da humanidade em projetos de infraestrutura, tais como pontes, rodovias, ferrovias, metrôs, ou em projetos de engenharia de forma geral, têm sido insuficientes ... -
Trajetórias de carreira, comprometimento e percepção de sucesso com e na carreira: estudos de caso com policiais militares que atuam na cidade de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O objetivo proposto neste estudo consistiu em analisar como o comprometimento e percepção de sucesso com e na carreira influencia os policiais militares de Belo Horizonte. Assim, o referencial teórico foi fundamentado em ... -
Transferências Voluntárias da União: uma análise de eficiência em municípios mineiros
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O propósito deste estudo consiste em analisar a eficiência na execução das Transferências Voluntárias da União (TVUs) de 16 municípios mineiros, tendo por base os dados socioeconômicos e de desempenho na execução destas ... -
Tratamento de reclamações e seus efeitos sobre a intenção de mudança: um estudo no mercado de academias de ginástica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta dissertação tem como objetivo central investigar a influência da satisfação com a recuperação de falhas de serviços, sobre a intenção de mudança, em consumidores de academias de ginástica. Para tanto, foi realizada ... -
O uso da inteligência competitiva no desenvolvimento de projetos e produtos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)As mudanças no mercado consumidor, o aumento da competição global e os avanços tecnológicos requerem que as organizações se estruturem, de maneira estratégica, com o foco na competitividade. A gestão do conhecimento, o uso ... -
O uso das redes sociais como fonte de inteligência competitiva para o desenvolvimento de produtos e serviços
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Essa dissertação teve por objetivo verificar como as redes sociais se destacam no processo de Inteligência Competitiva, em diferentes tipos de negócios e, ainda, propor um modelo de validação das redes sociais como fonte ... -
Uso do sistema de execução da manufatura na prática: entendendo os usuários finais e a aceitação do sistema
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)O Sistema de Execução da Manufatura (MES) é uma tecnologia que pertence à disciplina científica dos sistemas de informação. Em palavras simples, o MES preenche a lacuna entre os sistemas de Planejamento de Recursos ... -
O valor da marca e o comportamento do consumidor: um estudo empírico no mercado de pneus
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)No atual ambiente competitivo, já se reconhece a relevância do processo de escolha de determinada marca de pneus pelo consumidor final no setor de pneumáticos. O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de identificar ... -
Valores, motivação, comprometimento e recompensas: proposição e avaliação de um modelo para associação de variáveis
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O fenômeno da globalização, a incorporação cada vez maior de novas tecnologias e a alta competitividade das empresas demandam modelos e padrões de administração que produzam resultados superiores e elevada produtividade. ... -
Variações motivacionais em ambientes de remuneração variável: um estudo com os valores pessoais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Há uma busca permanente visando tornar as organizações cada vez mais eficientes. Nesse contexto, a remuneração variável vem sendo amplamente utilizada para motivar funcionários em organizações e governos. Nesse sentido, o ... -
Variáveis mercadológicas componentes de um sistema de informações de marketing: estudo de caso em uma empresa inovadora
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As empresas inovadoras tem sido amplamente estudadas, tanto pelo seu potencial de movimentar a economia, gerando empregos e divisas, quanto pelos avanços científicos e tecnológicos que são decorrentes da inovação, e podem ... -
Visibilidade em cadeias de suprimentos: antecedentes e implicações para as organizações
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2006)Esta dissertação aborda um tema vital para as organizações: a Visibilidade na gestão da cadeia de suprimentos ou logística empresarial - uma área da administração que, em algumas empresas tem absorvido mais de 30% das ...