Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 63-82 of 358
-
Capital social e relações organizacionais em arranjos produtivos locais: estudo no APL calçadista de Nova Serrana - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O Capital Social favorece o desenvolvimento do potencial competitivo das empresas, por meio da construção de infraestrutura relacional e integração entre os atores presentes em redes ou núcleos comuns, como é o caso dos ... -
Carreira e comprometimento organizacional da Geração Y: um estudo com servidores de Tribunais de Justiça
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este estudo teve por objetivo analisar a correlação entre as âncoras de carreira e as dimensões de comprometimento organizacional considerando a realidade vivenciada pelos servidores da geração Y em Tribunais de Justiça. ... -
Centro de Serviços Compartilhados (CSC): impactos da implementação do modelo na estratégia, na estrutura e na gestão de empresas do setor privado
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Em um contexto de mercado cada vez mais competitivo, as empresas necessitam revisar a forma como executam seus processos de apoio/suporte administrativo e como vinculá-los a uma melhor geração de valor para os resultados ... -
Clima e desempenho organizacional: um estudo nas agências da Caixa Econômica Federal da região metropolitana de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este estudo objetivou avaliar as relações entre clima e desempenho organizacional nas agências da Caixa Econômica Federal da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os estudos sobre clima organizacional remontam ás décadas ... -
Cognição, emoção e os significados do ato de presentear: uma análise dos rituais de consumo de arranjos ornamentais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As pesquisas que abordam o comportamento do consumidor têm se fortalecido a partir da compreensão dos aspectos que incidem sobre ele e o influenciam, a saber: as emoções, os sentimentos e a razão, que, de fato, merecem ... -
Competências de empreendedores e estratégias de marketing: um estudo multicaso em Belo Horizonte (MG) e região metropolitana
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Objetivou-se com este trabalho caracterizar as competências desenvolvidas por pequenos empreendedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana e descrever as estratégias de marketing por eles implementadas em suas empresas. ... -
Competências demandadas versus competências tidas por gestores da área de TI: um estudo de caso de uma empresa de minas gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O termo competência é muito utilizado no senso comum para definir aquela pessoa que faz algo bem feito. No meio científico, embora o conceito tenha sofrido variações, de acordo com o contexto histórico, atualmente há ... -
As competências individuais e o comprometimento organizacional: uma análise dos agentes de segurança pública de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O objetivo proposto neste estudo é verificar as relações de “Comprometimento” e “Competências” no exercício da função dos agentes de Segurança Pública. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário elaborado após ... -
Competências necessárias e dilemas enfrentados por profissionais que transitaram para a carreira acadêmica: um estudo com docentes de faculdades de administração de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A presente pesquisa busca dar continuidade aos estudos realizados por Kilimnik, Corrêa; Oliveira, (2009a e 2009b) e Kilimnik et al.. (2011), sobre profissionais e gerentes que realizaram a transição de carreira do mundo ... -
Competitividade em cenário de transformação e mudanças no setor de telecomunicações
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O setor de telecomunicações vem sendo considerado uma peça essencial na infraestrutura e, por isso, um componente relevante nos desenvolvimentos econômico e social dos países. O setor, no Brasil, vem passando por muitas ... -
Componentes determinantes na tomada de decisão na escolha do candidato: um estudo empírico nas eleições majoritárias
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O presente estudo tem por objetivo analisar os componentes determinantes do comportamento do eleitor na escolha do voto. A busca de respostas a esta questão converge para a tentativa de desvendar as motivações que os ... -
O comportamento de consumo e gênero: um estudo sobre os homossexuais masculinos idosos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Este trabalho, de natureza qualitativa, abordou o tema “Comportamento de consumo entre homossexuais masculinos idosos residentes em Belo Horizonte”. Teve por objetivo evidenciar os fatores simbólicos que representam esses ... -
Comportamento do consumidor de carnes: um estudo exploratório sobre a imagem dos produtos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2008)A presente dissertação foi desenvolvida com o objetivo de verificar a imagem (funcional, simbólica, cognitiva e emocional) que os consumidores apresentam em relação aos diversos tipos de carne (bovina, suína, de frango e ... -
Comportamento do consumidor: um estudo empírico com alunos de cursos superiores em ciência da computação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este trabalho procurou discorrer sobre o comportamento do consumidor, em especial alunos de graduação, a respeito do processo de escolha do curso de Ciência da Computação. Foram descritos os conceitos e fases do comportamento ... -
Comportamento do consumidor: um estudo empírico no setor de telefonia celular
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2006)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de conhecer o comportamento de compra dos consumidores de serviço de telefonia celular (modalidade pré-pago e pós-pago), com ênfase na etapa de avaliação de alternativas, bem ... -
O comportamento do nível de maturidade em governança de segurança da informação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O conflito de agência, decorrente da divergência de interesses entre a propriedade e a gestão empresarial, e os recentes casos de fraudes causaram nas organizações uma maior necessidade de adesão à Governança de Segurança ... -
Comportamento estratégico orientado para mercado no contexto de religião: um estudo em diocese no Ceará
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O presente trabalho buscou analisar o comportamento estratégico orientado para mercado no contexto de religião. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, além da revisão de literatura. ... -
Comportamento organizacional em redes para posicionamento estratégico e desempenho superior: um estudo no setor de TI
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)As estratégias de relacionamento entre empresas de TI da Região Metropolitana de Belo Horizonte, dentre outras questões, são analisadas neste trabalho, que tem por principal objetivo descrever como a forma de relacionamento ... -
Comportamento organizacional em redes para sustentabilidade e crescimento: um estudo no setor de saúde
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O presente trabalho consiste na análise da estrutura de relacionamento entre os hospitais privados e entidades beneficentes sem fins lucrativos da Região Metropolitana da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo, tendo ... -
Compras públicas: a percepção dos servidores sobre o processo em uma instituição federal de ensino de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O processo de compras envolve a especificação dos materiais, seleção de fornecedores, determinação de prazos, pesquisa de preços e a previsão de serviços e possíveis mudanças na demanda. As instituições federais de ...