Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 261-280 of 358
-
Teoria do caos: um estudo sobre controle de rupturas em mercados altamente competitivos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este estudo aborda a utilização da Teoria do Caos e controle de rupturas em mercados altamente competitivos. Esta teoria apresenta um sistema com uma ordem em uma aparente aleatoriedade. Por sua vez, essa ordem se apresenta ... -
Atributos determinantes da satisfação e do comprometimento com os serviços de saúde: estudo em um hospital filantrópico de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Os serviços de saúde compreendem encontros frequentes e/ou duradouros entre prestadores e pacientes, cujo contato físico é intenso, o risco percebido é alto e a carga emocional envolvida é grande, o que os tornam complexos ... -
Resultados de políticas públicas no desempenho de empresas de base tecnológica: uma abordagem exploratória da avaliação da inovação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este trabalho se propõe a investigar os processos de gestão de políticas públicas de empresas de base tecnológica sob uma perspectiva exploratória da avaliação da inovação. O Programa de Apoio à Pesquisa (PAPPE), no Estado ... -
A influência dos efeitos percebidos de marketing de relacionamento bancário e da disponibilização de suporte técnico na intenção de uso dos serviços de mobile banking
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Com a difusão das novas tecnologias móveis e o aperfeiçoamento dos aparelhos celulares, o número de usuários de celulares no Brasil tem crescido rapidamente nos últimos anos. Enquanto as instituições financeiras têm buscado ... -
Componentes determinantes na tomada de decisão na escolha do candidato: um estudo empírico nas eleições majoritárias
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O presente estudo tem por objetivo analisar os componentes determinantes do comportamento do eleitor na escolha do voto. A busca de respostas a esta questão converge para a tentativa de desvendar as motivações que os ... -
Estratégia e gestão do conhecimento: estudo de caso no SENAR Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Diante de um cenário mundial caracterizado por muitas mudanças, esta pesquisa descritiva baseada em estudo de caso de uma empresa prestadora de serviços – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional ... -
Variações motivacionais em ambientes de remuneração variável: um estudo com os valores pessoais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Há uma busca permanente visando tornar as organizações cada vez mais eficientes. Nesse contexto, a remuneração variável vem sendo amplamente utilizada para motivar funcionários em organizações e governos. Nesse sentido, o ... -
Qualidade de software percebida pelos usuários do sistema SIAFI: um estudo de caso em um Instituto Federal em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Esta dissertação buscou apresentar, através do prisma dos quesitos de qualidade de uso de software listados pela ISO/IEC 9126-1, a percepção dos usuários de um sistema amplamente utilizado nas instituições federais de ... -
Avaliação da escala consumer styles inventory (CSI) no universo feminino adulto mineiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O intuito deste estudo é a avaliação e a validação da escala Consumer Styles Inventory (CSI), criada pelos americanos Sproles e Kendall em 1986, e que já foi replicada em inúmeros países. Esta pesquisa investigou os estilos ... -
Avaliação da aplicação das dimensões do modelo de gestão da qualidade em uma instituição pública
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Qualquer instituição que almeja ter bons resultados e atender bem seu público-alvo deve se preocupar em ter uma boa gestão. Com este trabalho, objetivou-se realizar um estudo acerca da adoção do Modelo de Gestão da Qualidade ... -
Impactos do valor da marca e da imagem nas intenções de compra de consumidores de commodities: um estudo empírico no mercado business to consumer
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Consumidores de diferentes produtos e serviços invariavelmente fazem suas escolhas entre diferentes competidores por meio da marca atrelada a estes. Diversos são os significados das marcas adotadas, desde preço baixo, ... -
Análise de discurso sobre adesão/não adesão dos beneficiários do programa bolsa família aos serviços do centro de referência da assistência social (CRAS)
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este trabalho abordou aspectos sobre a adesão/não adesão dos beneficiários do Programa Bolsa-Família (BF) aos serviços do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS, que é o equipamento público utilizado pela ... -
Posicionamento estratégico e imagem: percepção dos correntistas pessoas físicas acerca das instituições financeiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Esta dissertação buscou relacionar os posicionamentos estratégicos das cinco maiores instituições financeiras que atuam no Brasil com as imagens ou percepções que clientes do mercado bancário possuem de cada uma delas. ... -
Avaliação de maturidade no gerenciamento de projetos em uma empresa de mineração em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)A indústria da mineração brasileira, segundo o IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração - (2011) mostram que as mineradoras possuem uma capacidade de investimento de aproximadamente US$ 64,8 bilhões no período de 2011 a ... -
Comprometimento organizacional: um estudo de suas relações com desempenho na carreira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O objetivo principal desta pesquisa foi verificar o relacionamento entre comprometimento organizacional, segundo a abordagem multidimensional definida pelos autores Meyer e Allen (1991), e desempenho na carreira, este ... -
Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As pequenas e médias empresas (PMEs) de base tecnológica precisam frequentemente inovar para continuarem competitivas no mercado e não desaparecerem. No entanto, ao mesmo tempo em que necessitam investir em seu desenvolvimento, ... -
Imagem do programa de orientação e proteção ao consumidor: um estudo sobre as percepções de consumidores, advogados e representantes de Procons e empresas do segmento financeiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O presente trabalho objetivou analisar a imagem do Programa de Proteção ao Consumidor da região metropolitana de Belo Horizonte sob as lentes dos atores que participam dos processos de intermediação desse órgão: consumidores, ... -
Profissionalização em empresas familiares: os desafios da implementação de mecanismos de governança corporativa numa empresa do setor de transportes
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)As empresas familiares, de grande representatividade em qualquer economia, também estão sujeitas às transformações na atual dinâmica dos negócios, ou seja, são sensíveis cada vez mais ao processo de globalização e ... -
A influência da estrutura matricial no comprometimento com a carreira em comparação com a estrutura tradicional: um estudo de caso na EMATER-MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este trabalho teve como objetivo verificar a influência da estrutura matricial, integrante do Sistema Integrado de Gestão-SIG da Empresa Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural-EMATER-MG, no comprometimento com a ... -
Comportamento do consumidor: um estudo empírico com alunos de cursos superiores em ciência da computação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este trabalho procurou discorrer sobre o comportamento do consumidor, em especial alunos de graduação, a respeito do processo de escolha do curso de Ciência da Computação. Foram descritos os conceitos e fases do comportamento ...