Repositório Institucional FUMEC: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 521-540 of 780
-
Aquisição de conhecimento em gestão, vantagem competitiva e performance: uma análise sob a ótica da teoria da vantagem de recursos (R-A theory)
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Este trabalho buscou pesquisar se a aquisição de conhecimento em gestão pela empresa, como recurso, configura-se como uma vantagem para o negócio. E se, posteriormente, esta vantagem conduziu ou não a uma performance ... -
Desempenho: proposição e validação de um modelo de influências no resultado de equipes
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O desempenho das equipes nas organizações depende de muitos fatores e pode ser analisado conceitual ou empiricamente por diferentes modelos de pesquisa que buscam estudar o tema baseando-se em construtos específicos no ... -
A influência da atividade mineradora sobre as estratégias das micro e pequenas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A extração mineral está entre as principais atividades econômicas do Brasil e apresenta grande importância quanto à geração de empregos, arrecadação de impostos, distribuição de renda e relevante contribuição para o ... -
Processo de tomada de decisões: estudo multicaso comparativo em organizações hospitalares de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Este estudo buscou esclarecer a influência da estrutura organizacional e do processo de tomada de decisão no desempenho de seis hospitais de grande porte, filantrópicos, sediados em Belo Horizonte - MG. O referencial ... -
Análise do comportamento organizacional em redes para posicionamento estratégico: um estudo no setor de saúde
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente trabalho consiste na análise da estrutura de relacionamento entre os hospitais da rede FHEMIG e a FHEMIG, tendo como principal objetivo descrever a forma pela qual uma estrutura de relacionamento entre os ... -
As dimensões da satisfação e da lealdade nos encontros de serviços: um estudo no mercado de atividade física domiciliar
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O setor de serviços apresentou vertiginoso crescimento na economia brasileira nos últimos anos. Uma das modalidades de serviços que aproveitou este crescimento foram os serviços domiciliares, em especial os de atividade ... -
Gestão da sustentabilidade em pousadas de Tiradentes, como fator de competitividade dos empreendimentos do setor de hospedagem
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A busca da gestão sustentável é uma das linhas estratégicas mais procuradas pelas micro e pequenas empresas nos últimos anos. Várias práticas têm sido observadas, principalmente aquelas que conjugam a gestão do negócio e ... -
Antecedentes do consumo cultural: um estudo sobre a influência da imagem percebida na intenção de visita a museus
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O consumo cultural vem se transformando com o passar dos anos. O surgimento de tecnologias fez com que também surgissem novas opções de cultura e lazer. A cultura passa a ser cada vez mais um bem consumido e comercializado. ... -
Condicionantes ambientais e suas influências sobre o desempenho organizacional: uma abordagem sob a perspectiva da vantagem competitiva
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O propósito desta pesquisa é o de investigar o efeito que o ambiente da indústria exerce sobre o desempenho da firma. A necessidade de se investigar o desempenho organizacional é um consenso nos estudos empíricos e teóricos ... -
Competências demandadas versus competências tidas por gestores da área de TI: um estudo de caso de uma empresa de minas gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O termo competência é muito utilizado no senso comum para definir aquela pessoa que faz algo bem feito. No meio científico, embora o conceito tenha sofrido variações, de acordo com o contexto histórico, atualmente há ... -
Avaliação da ambiência de inovação em incubadoras de Minas Gerais: um estudo na perspectiva de gestores de empresas incubadas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Esta dissertação tem como objetivo avaliar a ambiência para inovar gerada por incubadoras no desenvolvimento de produtos e serviços, processos, marketing e gestão organizacional. As quatro dimensões propostas para avaliar ... -
A natureza da interação Consultor-Cliente: uma análise a partir das manifestações discursivas de consultores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)As empresas de consultoria têm assumido, cada vez mais, posição de influência dentro do cenário organizacional. Sua notoriedade ecoa, não somente dentro dos grandes grupos econômicos mundiais, mas em diversos outros domínios ... -
Internalização dos valores organizacionais: percepção entre o real e o desejável em uma empresa siderúrgica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Os indivíduos apresentam uma estrutura de valores que orienta sua vida de maneira geral, sendo as bases do comportamento e parte de um grande arranjo denominado cultura. No ambiente empresarial, os valores organizacionais ... -
A dinâmica de formulação de estratégias em IES privadas: um estudo a luz das práticas da governança corporativa
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A análise do processo de formulação de estratégias nas organizações é um dos temas mais discutidos em Administração. Neste estudo, teve-se por objetivo verificar a dinâmica de formulação de estratégias organizacionais que ... -
Aplicação do modelo de classe mundial para uma função de inteligência competitiva no Sebrae Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A finalidade desta pesquisa é identificar quais dimensões do Modelo de Classe Mundial para uma Função de Inteligência Competitiva exerce maior influência sobre as Ações de Inteligência Competitiva no Sebrae Minas. O objetivo ... -
Bem-estar no trabalho de natureza administrativa/gerencial e fatores que o influenciam: elaboração e validação de um instrumento de medida
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O atual cenário de globalização, aceleração das inovações tecnológicas, acirrada competição e intensa transformação no mundo do trabalho têm afetado os indivíduos e as organizações. Nesse contexto, as organizações, além ... -
A percepção de qualidade em dois hospitais certificados no Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Guiadas pela missão de recuperar a saúde dos pacientes, as organizações hospitalares buscam a permanente melhoria da qualidade da gestão pela integração harmônica de suas áreas organizacionais. Desta forma, a partir ... -
Estratégias de negócios e redes sociais: um estudo de caso sobre a Drogaria Araujo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Este trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar “como se configuram as estratégias de negócio da Drogaria Araujo a partir da utilização das redes sociais”. Para isso, buscou-se, primeiramente, elucidar ... -
Gestão do conhecimento e alinhamento estratégico da tecnologia da informação: análise da percepção dos gestores de uma empresa do setor farmacêutico
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O estudo sobre os processos da gestão do conhecimento (GC) dentro das organizações tem se tornado cada vez mais evidente, ao mesmo tempo que o estudo sobre o alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação (TI). A ... -
Implicações estratégicas de investimentos em cultura
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Sendo o marketing cultural um conceito atual, percebe-se que a cada dia ele se torna parte das estratégias das empresas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acadêmica em que são expostos temas como: estratégia, ...