Programa de Doutorado e Mestrado em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 398
-
A influência do marketing verde na intenção de compra do consumidor: um estudo sobre o Mercado Mineiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)A conscientização por parte dos consumidores sobre as questões ambientais apresenta consequências no mundo empresarial, pois as empresas têm que produzir seus novos produtos ou prestarem seus serviços de acordo com ... -
Relações entre os construtos sucesso na carreira, satisfação com a carreira e comprometimento com a carreira: um estudo com docentes de ensino superior
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta tese contempla a temática da gestão de carreiras no contexto contemporâneo no qual ocorrem profundas mudanças na natureza no mundo do trabalho com reflexos nas trajetórias profissionais, com base em Hall (2002), ... -
Risco social: uma proposta de modelo de gestão para empreendimentos sustentáveis de mineração
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Ainda que esteja cada vez mais clara a correlação e interdependência entre empresas e sociedade, e o surgimento de um novo mapa de riscos, a abordagem do risco social é recente e sua forma de gestão encontra-se ainda em ... -
Antecedentes da efetividade da gestão de instituições de ensino superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)As organizações, cada vez mais, estão atuando em forma de grandes grupos financeiros de capital aberto, em todo o mundo. Esse modelo exige um nível de governança e transparência para que sejam alcançadas as metas exigidas, ... -
Políticas e práticas de governança corporativa aplicadas por fundos de capital de risco
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O objetivo deste projeto foi avaliar as políticas e práticas de Governança Corporativa aplicadas pelos Fundos de Capital de Risco (Venture Capital)1 e seus impactos nas empresas investidas. A pesquisa foi de natureza ... -
Internacionalização dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração no Brasil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A teoria da internacionalização é muito aplicada a empresas, entretanto é possível empregá-la também em outras áreas, como a de ensino. Com o crescimento da competitividade, as universidades precisam ampliar seu campo de ... -
O valor da marca e o comportamento do consumidor: um estudo empírico no mercado de pneus
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)No atual ambiente competitivo, já se reconhece a relevância do processo de escolha de determinada marca de pneus pelo consumidor final no setor de pneumáticos. O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de identificar ... -
Comportamento do consumidor: um estudo empírico no setor de telefonia celular
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2006)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de conhecer o comportamento de compra dos consumidores de serviço de telefonia celular (modalidade pré-pago e pós-pago), com ênfase na etapa de avaliação de alternativas, bem ... -
Indicadores de sucesso na carreira médica: um estudo sobre as percepções do profissional e do paciente em associação com o diagnóstico de âncoras de carreira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Administração e Ciências Econômicas, 2006)A discussão subjacente ao presente estudo está associada ao confronto entre as percepções do médico e do paciente em torno dos fatores que constituem o reconhecimento do sucesso profissional. Tal discussão traz à tona ... -
Ambiente de competição, decisão de investimento e posição competitiva das firmas
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O ambiente de competição está em constante alteração e isso faz com que as firmas, frequentemente, revejam suas estratégias e decisões de investimento. Com esses ajustes, as posições competitivas das firmas também são ... -
Influência da cultura organizacional, aderência, transferência na maturidade do conhecimento e na inovação: um estudo em uma instituição pública
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este trabalho de pesquisa foi realizado na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais – Sejusp-MG, que possuía 21.410 servidores, em dezembro de 2020, abordando os construtos Cultura Organizacional, ... -
Aceitação e uso de tecnologias de Social Customer Relationship Management em micro e pequenas empresas brasileiras
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Ante a possibilidade do estabelecimento de novas relações comerciais pelo uso de tecnologias de interação interpessoal via internet, gerenciar o relacionamento com os clientes tornou-se um diferencial competitivo nos ... -
Estratégias de aprendizagem em cursos de gestão: um estudo comparativo entre os alunos dos cursos presenciais e a distância
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem de alunos de cursos de Gestão presenciais que fazem disciplina a distância e de alunos de cursos de Gestão totalmente a distância de uma IES Privada ... -
Triple Bottom Line Theory: a mensuração da performance organizacional por meio dos pilares ambiental, econômico e social no setor energético brasileiro
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)A produção científica sobre Triple Bottom Line (TBL) tem despertado a atenção da literatura. Prova disto é o crescimento exponencial das publicações sobre este tema. Neste contexto, uma série de fatores relacionam-se com ... -
Desempenho das firmas na União Europeia: análise dos efeitos de poder de mercado, posição competitiva e decisão de investimento no período 2006-2017
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O objetivo principal deste trabalho é mensurar os efeitos dos construtos poder de mercado, decisões de investimento e posição competitiva sobre o desempenho organizacional das firmas europeias, considerando o contexto ... -
O ódio à marca e seus desdobramentos comportamentais: reflexões sobre a personalidade narcísica
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Objetivo: Esta tese traz como proposta estudar o ódio à marca e seus desdobramentos comportamentais a partir das relações entre experiências negativas com uma marca e o burning brand hate (construto multidimensional ... -
Governança pública e resiliência local: uma análise dos mediadores ecossistema de inovação, ambidestria, cocriação e coprodução de valor público
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)As rápidas mudanças sociais, ambientais, tecnológicas, informacionais e econômicas impõem muitos desafios, à gestão pública, na solução dos problemas e no atendimento das necessidades da sociedade contemporânea. Além ... -
Práticas de governança corporativa, compliance e gestão de riscos em uma entidade fechada de previdência complementar
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)As entidades fechadas de previdência complementar são gestoras de recursos de terceiros. Essas entidades recebem volumes expressivos de recursos financeiros das patrocinadoras e dos participantes que são aportados nos ... -
Governança no setor público: qualidade dos princípios da governança na gestão de uma instituição federal de ensino
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Implementar um processo de gestão com base em princípios da governança é um desafio para os gestores de qualquer organização, em especial no setor público. Diante desse desafio, esta pesquisa aborda a avaliação dos ... -
Avaliação de modelos de previsão no Atacarejo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O “Atacarejo” é um tipo de canal de varejo que vem crescendo em importância de vendas no varejo brasileiro e na preferência de compra das famílias brasileiras. Este canal tem como característica atender dois tipos de ...