Programa de Doutorado e Mestrado em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 241-260 of 398
-
A percepção de qualidade em dois hospitais certificados no Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Guiadas pela missão de recuperar a saúde dos pacientes, as organizações hospitalares buscam a permanente melhoria da qualidade da gestão pela integração harmônica de suas áreas organizacionais. Desta forma, a partir ... -
Estratégias de negócios e redes sociais: um estudo de caso sobre a Drogaria Araujo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Este trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar “como se configuram as estratégias de negócio da Drogaria Araujo a partir da utilização das redes sociais”. Para isso, buscou-se, primeiramente, elucidar ... -
Gestão do conhecimento e alinhamento estratégico da tecnologia da informação: análise da percepção dos gestores de uma empresa do setor farmacêutico
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O estudo sobre os processos da gestão do conhecimento (GC) dentro das organizações tem se tornado cada vez mais evidente, ao mesmo tempo que o estudo sobre o alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação (TI). A ... -
Implicações estratégicas de investimentos em cultura
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Sendo o marketing cultural um conceito atual, percebe-se que a cada dia ele se torna parte das estratégias das empresas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acadêmica em que são expostos temas como: estratégia, ... -
Empregabilidade e reinserção no mercado de trabalho: um estudo com profissionais com experiência internacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Atualmente, o retorno de brasileiros que residiam no exterior está se tornando cada vez mais comum, em decorrência da crise econômica mundial, iniciada com a crise americana denominada Crise do Subprime, em 2008. Esses ... -
Segmentação de mercado, estilos de vida, hábitos e valores pessoais: uma abordagem com público de alta renda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Segmentação de mercado pode ser definida como o processo de divisão de um mercado em subconjuntos distintos de consumidores com necessidades ou características comuns e de seleção de um ou mais segmentos aos quais se dirigem ... -
Interações mediadas, fluxos de informações e trocas sociais: um estudo sobre as organizações e o Twitter
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente trabalho, intitulado Interações mediadas, fluxo de informações e trocas sociais: um estudo sobre o Twitter, tem como objetivo analisar quais elementos compõem a interação mediada pelo computador e acabam por ... -
Saúde, qualidade de vida do trabalhador e performance funcional: desenvolvimento e teste de um instrumento de pesquisa
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Desde a década de 80, as empresas vêm se preocupando cada vez mais a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Qualidade de Vida (QV) e Saúde dos Trabalhadores. As organizações, que buscavam cada vez mais a excelência no mercado ... -
O impacto dos serviços logísticos em rede de distribuição de pneus de carga: um estudo empírico junto a revendedores de Minas Gerais.
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção da qualidade dos serviços logísticos prestados por um fabricante de pneus de carga, em todos os seus 37 revendedores do Estado de Minas Gerais. Foi utilizado o método ... -
Implicações motivacionais no processo de reestruturação: um estudo de caso da unidade de belo horizonte da rede de educação metodista
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)As constantes crises econômicas, oriundas de fatores macroambientais, e também a necessidade de se adequar à nova dinâmica do mercado, competitivo e veloz, geram a urgência das mudanças chamadas de reestruturação organizacional. ... -
Análise da produção sob a ótica da competitividade: um estudo multicasos na indústria de calçados e bolsas da região metropolitana de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O objetivo central deste trabalho é analisar o papel desempenhado pela produção em empresas fabricantes de calçados e bolsas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tendo como balizador desta questão a contribuição desta ... -
A relação entre confiança, valor e lealdade na era da internet: um estudo no mercado de turismo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O presente trabalho teve como objetivo identificar o papel da confiança e do valor percebido nas relações de percepção de lealdade pelos clientes de serviços turísticos, tema pouco abordado na literatura acadêmica. A ... -
Comportamento organizacional em redes para posicionamento estratégico e desempenho superior: um estudo no setor de TI
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)As estratégias de relacionamento entre empresas de TI da Região Metropolitana de Belo Horizonte, dentre outras questões, são analisadas neste trabalho, que tem por principal objetivo descrever como a forma de relacionamento ... -
Fatores condicionantes da atração e da retenção de profissionais e suas âncoras de carreira: um estudo com engenheiros recém-formados de uma empresa construtora de obras de infraestrutura de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O Brasil e, em especial o setor de construção de obras de infraestrutura vive um cenário turbulento com o crescimento da economia, o que traz à tona a preocupação com a falta de mão de obra necessária à sustentação desse ... -
Educação profissional e absorção no mercado de trabalho: um estudo com egressos do curso Técnico em Metalurgia do IFMG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)A pesquisa buscou analisar as percepções dos egressos no contexto das expectativas profissionais, em relação à qualidade do ensino na formação técnica. Objetivou analisar, também, as relações entre formação discente e ... -
Gestão e estrutura da perícia judicial sob o prisma dos princípios da moralidade e da eficiência administrativa: um estudo de caso no âmbito da justiça do trabalho em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Neste trabalho, objetiva-se estudar a gestão e a estrutura da perícia trabalhista no âmbito da Administração Pública no Brasil, com ênfase na observância aos princípios constitucionais da moralidade e da eficiência ... -
Institucionalização de mitos e racionalidade econômica: manifestações discursivas no processo de legitimação do transporte de passageiros da estrada de ferro Vitória a Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Os estudos organizacionais desenvolvidos sob a perspectiva da teoria institucional reconhecem a influências dos mitos sociais na tomada de decisão e na criação de estruturas que produzem as decisões. Autores vinculados ao ... -
Qualidade de vida e endividamento: estilos de vida associados ao descontrole financeiro e conseqüências na vida pessoal e profissional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Este trabalho buscou analisar as estratégias de formato de loja de supermercado e das decisões de preços, e identificar os fatores determinantes para a decisão do operador varejista. Compondo Referencial Teórico, foram ... -
Plano de metas organizacionais: um desenho para a lógica da produtividade
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O uso de metas para se ter desempenho é um dos grandes paradigmas da administração de empresas, contudo, na atualidade, segundo alguns autores, as grandes certezas de outrora podem não ser mais tão válidas. Esta dissertação, ... -
Análise semiodiscursiva em marketing: um estudo sobre embalagens de leite Longa Vida
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de analisar embalagens de leite longa vida, utilizando técnicas de análise semiodiscursiva associadas à perspectiva dos consumidores. O desenvolvimento da pesquisa foi ...