Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 102-121 of 362
-
Desempenho das firmas na União Europeia: análise dos efeitos de poder de mercado, posição competitiva e decisão de investimento no período 2006-2017
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O objetivo principal deste trabalho é mensurar os efeitos dos construtos poder de mercado, decisões de investimento e posição competitiva sobre o desempenho organizacional das firmas europeias, considerando o contexto ... -
Desempenho: proposição e validação de um modelo de influências no resultado de equipes
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O desempenho das equipes nas organizações depende de muitos fatores e pode ser analisado conceitual ou empiricamente por diferentes modelos de pesquisa que buscam estudar o tema baseando-se em construtos específicos no ... -
Determinantes da deserção de clientes bancários
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais elementos que provocam a deserção de consumidores de produtos e serviços bancários, bem como avaliar a influência da insatisfação na deserção dos clientes ... -
Determinantes dos relacionamentos interorganizacionais: um estudo no setor de energia elétrica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A importância do setor elétrico para a economia nacional submete as empresas que operam o sistema de potência sobre o regime de concessão a exigências de órgão regulador. Essas empresas têm buscado mecanismos que as ... -
Determinantes e semelhanças na estrutura de capital de empresas de Tecnologia da Informação listadas na B3 e norte-americanas de capital aberto
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Este trabalho buscou verificar como a Estrutura de Capital das empresas de Tecnologia da Informação (TI) listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (B3) e norteamericanas de capital aberto são ... -
Diagnóstico de modernidade organizacional com ênfase em gestão de pessoas: uma instituição bancária face à reestruturação no sistema financeiro nacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2008)O objeto desse estudo foi identificar e analisar as práticas em Gestão de Pessoas, adotadas em um banco privado nacional, a fim de verificar a relação entre modernidade no plano teórico e o constructo modernidade organizacional. ... -
A dimensão política e os mecanismos de governança no futebol: um estudo em clubes de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Tendo em vista o fato do futebol representar, na atualidade, um grande negócio cuja lógica de resultados opõem-se à atual realidade administrativa e financeira dos clubes brasileiros, consideramos a importância do uso ... -
As dimensões da satisfação e da lealdade nos encontros de serviços: um estudo no mercado de atividade física domiciliar
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O setor de serviços apresentou vertiginoso crescimento na economia brasileira nos últimos anos. Uma das modalidades de serviços que aproveitou este crescimento foram os serviços domiciliares, em especial os de atividade ... -
Dimensões de distância e seus impactos no desenvolvimento de uma empresa sino-brasileira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)As relações entre Brasil e China iniciaram a décadas atrás, e vem, desde então, tornando os países e povos mais próximos e com laços comerciais mais fortes. Contudo, nesse processo de aproximação e troca de experiências, ... -
A dinâmica de formulação de estratégias em IES privadas: um estudo a luz das práticas da governança corporativa
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A análise do processo de formulação de estratégias nas organizações é um dos temas mais discutidos em Administração. Neste estudo, teve-se por objetivo verificar a dinâmica de formulação de estratégias organizacionais que ... -
Diversidade e reconhecimento no trabalho: um estudo em uma instituição pública de ensino
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este trabalho tem como propósito discutir questões relacionadas à diversidade no contexto organizacional. Seu objetivo central é identificar e analisar as diferenças de percepções sobre a diversidade e o reconhecimento ... -
Divulgação de atos e fatos relevantes: um estudo em empresas brasileiras emissoras de ADRS
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O mundo globalizado e as decorrentes mudanças nos negócios internacionais têm proporcionado ao mercado de capitais um ambiente competitivo e propício para a prospecção de capitais em mercados abertos. Nesse cenário, a ... -
Economia criativa e inteligência competitiva: artesanato no Município de Prados - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta pesquisa aborda a inteligência competitiva na indústria criativa, tendo como objetivo identificar a percepção dos empresários da indústria criativa do artesanato do município de Prados (MG) quanto ao interesse e ... -
Educação à distância: relações entre as estratégias de aprendizagem e a satisfação de alunos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Este estudo buscou estabelecer relação entre as estratégias de aprendizagem adotadas pelos alunos do Centro de Educação Aberta e a Distância do Instituto Federal Minas Gerais, na modalidade Educação a Distância, e a ... -
A educação financeira na base da pirâmide: uma análise da vulnerabilidade do consumidor de baixa renda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta dissertação objetivou analisar os impactos da educação financeira na vulnerabilidade do consumidor de baixa renda em seu processo de consumo. Para responder a esta problemática adotou-se uma metodologia desdobrada em ... -
Educação profissional e absorção no mercado de trabalho: um estudo com egressos do curso Técnico em Metalurgia do IFMG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)A pesquisa buscou analisar as percepções dos egressos no contexto das expectativas profissionais, em relação à qualidade do ensino na formação técnica. Objetivou analisar, também, as relações entre formação discente e ... -
Efeito da comunicação boca a boca eletrônica no desempenho da firma
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O boca a boca é toda troca de informação de consumidor para consumidor, independentemente do meio. É também definido como comunicação informal, entre pessoas, sobre marcas, produtos, serviços e fornecedores. A comunicação ... -
O efeito de características de influenciadores de mídia sociais e do tipo de relacionamento com seus seguidores no comportamento de consumo da indústria da moda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Ao longo das últimas décadas, tem sido estudado o poder de influência que uma pessoa tem sobre as outras, podendo até mesmo modificar seus pensamentos e comportamentos. Dentro desses diversos estudos, existe um que é ... -
Efeitos do ambiente competitivo, dos fatores estratégicos e da folga organizacional no desempenho de empresas brasileiras de capital aberto
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Este estudo tem por objetivo mensurar os efeitos dos construtos ambiente competitivo, fatores estratégicos, folga organizacional e desempenho em empresas brasileiras de capital aberto ativas no ano de 2012. O estudo destes ... -
Efeitos do planejamento de compras e das relações com fornecedores, no desempenho de empresas do ramo da metalurgia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)A competição no mercado empresarial tem exigido das organizações a excelência nos produtos e serviços oferecidos. Diante do ambiente empresarial globalizado em constante evolução, adicionado ao crescimento ou desaceleração ...