Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 126-145 of 362
-
Empregabilidade e reinserção no mercado de trabalho: um estudo com profissionais com experiência internacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Atualmente, o retorno de brasileiros que residiam no exterior está se tornando cada vez mais comum, em decorrência da crise econômica mundial, iniciada com a crise americana denominada Crise do Subprime, em 2008. Esses ... -
Enterprise internal social media: an exploratory study on digital natives' perceptions
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Enterprise internal social media, as it is currently delineated, emerged in the early 2000s enabling users to create, share, and consume content and participate in social networking. Given the success of social media in ... -
Envolvimento do consumidor com produtos e serviços bancários
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)As instituições financeiras verteram suas atenções para além do mercado correntista, expandiram seus objetivos de lucros para os produtos e serviços. Com a franca expansão econômica em que estas instituições vivenciam, a ... -
A especialização no exercício de cargos comissionados na administração legislativa municipal
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Para evidenciar as disfunções burocráticas presentes no exercício de servidores não especialistas em sua função na Administração Pública, buscou-se, com esta abordagem qualitativa de perfil descritivo, investigar os ... -
Estágios do processo de decisão do consumidor de jornais populares: busca, avaliação de alternativas e consumo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As classes C, D e E, no Brasil, tiveram um aumento significativo no poder de compra após o Plano Real. A partir de então, os jornais populares se desenvolveram para atender a este público carente e ávido por informação. ... -
Estilos de liderança e o desempenho dos liderados
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Liderança e desempenho são temas de destaques tanto para as organizações do século XXI que, inseridas em ambientes cada vez mais incertos e competitivos, se veem obrigadas a buscarem cada vez mais alguma vantagem competitiva ... -
Estratégia de preços do crédito dos bancos brasileiros em resposta às mudanças ocorridas no seu ambiente externo pós-crise global. Determinismo ou voluntarismo?
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O propósito deste estudo é analisar a influência do ambiente econômico, bem como das escolhas em estratégias gerenciais sobre o apreçamento estratégico do crédito dos grandes bancos de varejo brasileiros, no contexto de ... -
Estratégia e gestão do conhecimento: estudo de caso no SENAR Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Diante de um cenário mundial caracterizado por muitas mudanças, esta pesquisa descritiva baseada em estudo de caso de uma empresa prestadora de serviços – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional ... -
Estratégias ambidestras organizacionais nas relações institucionais com o governo e o mercado: uma survey em organizações brasileiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Este trabalho refere-se à utilização da estratégia ambidestra por organizações brasileiras, envolvendo o governo e o mercado, diante de uma transição institucional. A estrutura da dissertação contém a fundamentação teórica ... -
Estratégias antecipativas na gestão do risco da terceirização no setor de telecomunicações: um estudo à luz da teoria institucional e dos institutional voids
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O processo normativo e sua característica institucional apresentam importantes desafios ao ambiente corporativo. Na busca pela geração de valor e reconhecimento mercadológico, as organizações ocupam-se cada vez mais da ... -
Estratégias de aprendizagem em cursos de gestão: um estudo comparativo entre os alunos dos cursos presenciais e a distância
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem de alunos de cursos de Gestão presenciais que fazem disciplina a distância e de alunos de cursos de Gestão totalmente a distância de uma IES Privada ... -
Estratégias de negócios e redes sociais: um estudo de caso sobre a Drogaria Araujo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Este trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar “como se configuram as estratégias de negócio da Drogaria Araujo a partir da utilização das redes sociais”. Para isso, buscou-se, primeiramente, elucidar ... -
Estratégias de sucesso no mercado de viagens: um estudo de caso da CVC operadora de turismo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O mercado de agências de viagem e turismo se mostra como um dos mais dinâmicos e competitivos da economia, um campo fértil para o estudo da estratégia nas suas organizações. Com o objetivo de identificar as principais ... -
Estresse, fatores de pressão no trabalho e comprometimento com a carreira: estudos de caso com médicos da UPA Centro-Sul de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)No mundo globalizado tem-se percebido uma preocupação, cada vez maior, das organizações, para com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores, em função das conseqüências do estresse ocupacional, que se tornou um ... -
Estrutura de capital das operadoras de planos de assistência à saúde e as influências do órgão regulador
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Com o objetivo de analisar a influência da regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e de fatores estratégicos da firma no perfil da estrutura de capital das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde, a ... -
Estudo da aderência dos processos de gestão de projetos em empresas de engenharia consultiva de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar os problemas relacionados à aderência de processos de gestão de projetos, realizados nas empresas de engenharia consultiva, na cidade de Belo Horizonte. ... -
Um estudo de caso sobre os riscos da internacionalização de uma média empresa brasileira na Indonésia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A influência dos riscos em pequenas e médias empresas (PMEs) é um tema de interesse das organizações e da academia, devido à importância dessas empresas para a economia mundial, a busca pelo entendimento do comportamento ... -
Estudo do impacto de processos virtuais na estrutura, competitividade, práticas e comportamento organizacional em uma siderúrgica multinacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2007)Este trabalho tem como objetivo descrever os reflexos dos processos virtuais de uma empresa do setor siderúrgico de grande porte, a V&M do Brasil S.A., situada em Belo Horizonte. A análise foi elaborada baseada em quatro ... -
Eventos afetivos e emoções básicas no processo decisório organizacional: um estudo na ambiência corrupta em uma empresa estatal do setor petrolífero
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente estudo teve por objetivo explorar as influências dos eventos afetivos nas emoções básicas que atuam nas decisões estratégicas em um ambiente corrupto. Para tanto, utilizou-se como referência o modelo teórico ... -
Extensão universitária: proposição e validação de um instrumento de avaliação da percepção dos discentes
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)As universidades brasileiras são caracterizadas constitucionalmente por três dimensões indissociáveis: o ensino, a pesquisa e a extensão. Em seu desenvolvimento, foi fortemente influenciada por três movimentos: das ...