Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 228-247 of 362
-
Influências da cultura brasileira nos resultados de gerenciamento de projetos: proposição de uma escala cultural em gerenciamento de projetos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Com o objetivo de avaliar influência da cultura brasileira nos resultados do gerenciamento de projetos, esta pesquisa de perfil descritivo e inserida na vertente quantitativa valeu-se de um estudo transversal do tipo ... -
As influências das dimensões da confiança, identificação organizacional e motivação no desempenho individual
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)No mundo dos negócios com competição acirrada, mudanças constantes e novas tecnologias, as organizações precisam de bons desempenhos para sobreviverem com lucratividade. Para isso, o desempenho individual dos empregados, ... -
As influências das práticas de gestão de desempenho e recompensas na motivação dos profissionais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)As diversas transformações oriundas do mercado contemporâneo produzem considerável impacto no ambiente de trabalho (Bastos, 1993). A manutenção da força de trabalho eficiente e experiente é importante para o desempenho ... -
As influências do ciclo de aprendizagem nas estratégias de aprendizagem e na satisfação dos alunos nos cursos de ensino a distância
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Este estudo busca entender as influências do ciclo de aprendizagem nas estratégias de aprendizagem e na satisfação dos alunos nos cursos de Ensino a Distância, adotados pelos discentes da Universidade X. Tem como objetivo ... -
Influências dos fatores ambientais e da folga de recursos no desempenho da firma
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)Este trabalho teve como objetivo pesquisar a influência do ambiente macroeconômico, do ambiente competitivo e da folga de recursos no desempenho da firma. Foram analisados dados de 2006 a 2016 de firmas de capital aberto, ... -
Influências no esforço de vendas: um estudo no mercado de impressoras de grandes formatos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Em comércios globalizados, a competitividade das empresas desafia critérios de avaliação das vantagens competitivas tradicionais. Desafiando os canais de vendas estão a maturidade dos clientes, leis ambientais rígidas, ... -
Inovação e desempenho na construção civil brasileira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A inovação, considerada uma estratégia importante das organizações na busca de um melhor posicionamento no mercado e da sua sustentabilidade, vem sendo amplamente estudada. Neste contexto, é possível encontrar diversos ... -
Inovação social: estudo das ações e valores criados pelos afro-empreendedores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou, em 2018, que 56,9% da população brasileira são negros ou pardos e que, embora representem a maior parte da força de trabalho, também representam 2/3 dos ... -
Inovação, redes e marca: a influência da fórmula 1 e o impacto na decisão de compra entre duas montadoras de automóveis no Brasil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Em tempos de grande concorrência, as empresas buscam diferenciar seus produtos e serviços, através de fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores, obtendo assim vantagem competitiva. O presente estudo, ... -
Institucionalização de mitos e racionalidade econômica: manifestações discursivas no processo de legitimação do transporte de passageiros da estrada de ferro Vitória a Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Os estudos organizacionais desenvolvidos sob a perspectiva da teoria institucional reconhecem a influências dos mitos sociais na tomada de decisão e na criação de estruturas que produzem as decisões. Autores vinculados ao ... -
Institutional voids e corrupção no setor público da construção civil no Brasil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Com o objetivo identificar e analisar a correlação entre os institutional voids e a corrupção no setor público brasileiro, a partir de sua relação contratual com o setor privado da construção civil, buscou-se, com este ... -
Instrumentos da contabilidade gerencial e sua contribuição para o desempenho em micro e pequenas empresas: um estudo com gestores da região metropolitana de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)O presente trabalho teve como objetivo analisar os artefatos contábeis e sua relação com o desempenho das micro e pequenas empresas na região metropolitana de Belo Horizonte.Para melhor alinhamento dos constructos, os ... -
Inteligência competitiva e cooperação na percepção de gestores da indústria hoteleira da cidade de Ouro Preto-MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Este estudo teve como objetivo principal analisar o processo de geração de inteligência competitiva no setor hoteleiro do município de Ouro Preto, Minas Gerais, na visão dos gestores. Isso se baseou no fato de que a ... -
Interações mediadas, fluxos de informações e trocas sociais: um estudo sobre as organizações e o Twitter
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente trabalho, intitulado Interações mediadas, fluxo de informações e trocas sociais: um estudo sobre o Twitter, tem como objetivo analisar quais elementos compõem a interação mediada pelo computador e acabam por ... -
Internacionalização dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração no Brasil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A teoria da internacionalização é muito aplicada a empresas, entretanto é possível empregá-la também em outras áreas, como a de ensino. Com o crescimento da competitividade, as universidades precisam ampliar seu campo de ... -
Internalização dos valores organizacionais: percepção entre o real e o desejável em uma empresa siderúrgica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Os indivíduos apresentam uma estrutura de valores que orienta sua vida de maneira geral, sendo as bases do comportamento e parte de um grande arranjo denominado cultura. No ambiente empresarial, os valores organizacionais ... -
Internalização e disseminação das práticas de governança em cooperativas de crédito mineiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)A Governança Corporativa (GC) tem ganhado destaque tanto no ambiente acadêmico quanto no contexto empresarial. Diante disso, diversos organismos internacionais e nacionais produziram documentos elencando boas práticas para ... -
Interpretação e adoção do planejamento estratégico pelos dirigentes como fator de crescimento da firma: o caso Unimed-BH
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Na atualidade, as organizações precisam responder, com agilidade, à complexidade dos ambientes em constantes mudanças, sendo o planejamento estratégico a forma mais utilizada para direcioná-las combinando conhecimentos e ... -
Lealdade absoluta: estudo de caso com foco nos clientes da Harley-Davidson
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A crescente concorrência em todos os segmentos de mercado em nível mundial faz com que a importância de se estudar, conhecer e entender o comportamento dos consumidores também cresça na mesma proporção e se transforme numa ... -
Liderança servidora de expatriados: validação de uma escala em organizações missionárias
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)No âmbito da complexidade de gestão dos diversos tipos de organização, tem-se o desafio atual da expansão do Terceiro Setor no Brasil e no mundo. Por não visar fins lucrativos, tais organizações, dentre elas as missionárias, ...