Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 86-105 of 362
-
A comunicação boca a boca negativa nas mídias sociais e seu efeito no comportamento do consumidor
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A internet e a variedade de mídias sociais provocaram grandes transformações no comportamento dos consumidores. Eles se tornaram mais informados, exigentes e desconfiados para adquirirem um produto ou serviço e alteraram ... -
As concepções de gestores sobre a pessoa com deficiência intelectual e sua atuação no contexto laboral
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A diversidade presente nas empresas são de origem cultural, racial, social ou religiosa, tem sido alvo de muitos estudos, na tentativa de melhor compreender o trabalhador em sua interação com a organização. Para garantir ... -
Condicionantes ambientais e suas influências sobre o desempenho organizacional: uma abordagem sob a perspectiva da vantagem competitiva
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O propósito desta pesquisa é o de investigar o efeito que o ambiente da indústria exerce sobre o desempenho da firma. A necessidade de se investigar o desempenho organizacional é um consenso nos estudos empíricos e teóricos ... -
A configuração das imagens dos gestores na construção civil acerca do conceito de estratégia organizacional
(Universidade FumecMestrado em AdministraçãoFaculdade de Ciências Empresariais, Mestrado em Administração, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Este estudo descreve as ações de planejamento programadas para a implantação das estratégias organizacionais na construção civil, identificando exigências, limitações, expectativas e benefícios decorrentes dessa implantação, ... -
Confrontando motivos e imagens relacionados à carreira: um estudo com profissionais de nível superior que se direcionam para o setor público
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O presente estudo busca compreender os motivos que têm levado as pessoas a se direcionarem para o serviço público, assim como suas imagens de carreira. Procura também verificar se a identificação dessas pessoas é com a ... -
Confusão do consumidor e o processo de tomada de decisão
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)facilidade de acesso às informações e o a umento da variedade de produtos e serviços disponíveis no mercado geram um considerável número de opções de escolha para os consumidores. No processo de tomada de decisão do ... -
Construção de casas: sustentabilidade na construção civil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A dissertação tem como tema a construção civil ecológica e sustentável, com foco na construção de casas que respeite a sustentabilidade e o ecossistema. Apresenta uma relação entre os projetos de construção de casas ... -
Construção e validação de instrumento de pesquisa para análise das competências empreendedoras para exportação: um estudo com empreendedores de pequenas e médias empresas de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este estudo objetivou identificar e avaliar as competências empreendedoras de exportação de pequenos e médios empresários de Minas Gerais. Para desenvolver e validar uma escala de mensuração dessas competências, tomou-se ... -
Construção e validação de uma escala de dilemas, estratégias de carreira e modos de engajamento na carreira para profissionais com formação em nível superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O mundo do trabalho contemporâneo, caracterizado por crescentes exigências, mudanças e instabilidade, tem contribuído para a proliferação de dilemas relativos à carreira, ao trabalho e à interface vida pessoal/familiar e ... -
Consumo inovador e serviços bancários: adoção de serviços das FinTechs
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)A inovação é responsável por fomentar diversas formas e velocidade das informações que chegam para o consumidor e permite uma interação entre os usuários de determinada marca ou serviço. A inovação possibilitou a ... -
Conteúdo gerado pelo consumidor: uma análise dos antecedentes do boca a boca negativo online
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O desenvolvimento da internet e o advento de tecnologias mais dinâmicas, como tablets e smartphones, possibilitaram aos consumidores acesso mais fácil a plataformas que incentivam as relações sociais on-line e o ... -
Crescimento e desenvolvimento econômico regional: a contribuição potencial de um banco de investimentos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Crescimento e desenvolvimento econômico são conceitos distintos. Enquanto o crescimento econômico é representado pelo crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo, o desenvolvimento econômico é um conceito ... -
Criação dos Institutos Federais de Educação Tecnológica: um estudo com servidores sobre a implantação do processo de unificação e mudança organizacional no IFMG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Por meio da pesquisa foi possível identificar e também analisar os elementos que marcaram a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir da implantação do processo de unificação e mudança ... -
A crise econômica e o consumo: uma análise do comportamento de compra do consumidor de diferentes classes sociais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)O presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento de consumo das pessoas de diferentes classes sociais em um cenário de crise econômica como o que é vivenciado atualmente. Para tanto, fez-se necessário ... -
Cultura organizacional e mudança: o caso de uma fundação de caráter educacional em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)O estudo sobre cultura tem ganhado espaço considerável entre as tentativas de compreensão dos fenômenos organizacionais, uma vez que a cultura organizacional envolve os diversos setores e níveis das empresas e por ser ... -
Cultura organizacional no serviço público: um estudo de caso em dois campi de uma instituição federal de ensino técnico e superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Centrado no objetivo de descrever e analisar a cultura organizacional da sede do CEFET-MG de Belo Horizonte – Campus I e Campus II, pautando-se na visão de seus gestores, este estudo, de abordagem quantitativa e perfil ... -
Desempenho das firmas na União Europeia: análise dos efeitos de poder de mercado, posição competitiva e decisão de investimento no período 2006-2017
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O objetivo principal deste trabalho é mensurar os efeitos dos construtos poder de mercado, decisões de investimento e posição competitiva sobre o desempenho organizacional das firmas europeias, considerando o contexto ... -
Desempenho: proposição e validação de um modelo de influências no resultado de equipes
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O desempenho das equipes nas organizações depende de muitos fatores e pode ser analisado conceitual ou empiricamente por diferentes modelos de pesquisa que buscam estudar o tema baseando-se em construtos específicos no ... -
Determinantes da deserção de clientes bancários
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais elementos que provocam a deserção de consumidores de produtos e serviços bancários, bem como avaliar a influência da insatisfação na deserção dos clientes ... -
Determinantes dos relacionamentos interorganizacionais: um estudo no setor de energia elétrica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A importância do setor elétrico para a economia nacional submete as empresas que operam o sistema de potência sobre o regime de concessão a exigências de órgão regulador. Essas empresas têm buscado mecanismos que as ...