Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 330-349 of 362
-
A saliência do simbolismo da categoria do produto: uma análise das relações entre personalidade de marca e de produto
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Nos últimos anos houve um crescente interesse acerca do consumo simbólico. Nesse contexto, a metáfora da personalidade tem sido descrita como um artifício usado pelas pessoas para se referirem a características simbólicas ... -
San Pedro Valley: espaços de ambiência e desenvolvimento de um ecossistema empreendedor
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente trabalho buscou investigar uma comunidade startups, localizada em Belo Horizonte, a San Pedro Valley, com o objetivo de identificar quais elementos criam uma ambiência favorável ao desenvolvimento de um ecossistema ... -
Satisfação e comprometimento dos médicos: estudo em instituições hospitalares de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Geralmente, as organizações se empenham em promover uma imagem externa que transmita credibilidade e qualidade, de forma a satisfazer o público consumidor. No entanto, muitas vezes não levam em conta a satisfação de seus ... -
Satisfação e lealdade de clientes Mobile Banking: estudo com clientes jovens, adultos e idosos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O objetivo principal desta dissertação consistiu em investigar fatores que levam os clientes de bancos a construírem uma relação de lealdade e satisfação a partir da utilização do mobile banking no cenário de inserção ... -
Saúde, qualidade de vida do trabalhador e performance funcional: desenvolvimento e teste de um instrumento de pesquisa
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Desde a década de 80, as empresas vêm se preocupando cada vez mais a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Qualidade de Vida (QV) e Saúde dos Trabalhadores. As organizações, que buscavam cada vez mais a excelência no mercado ... -
Segmentação de mercado, estilos de vida, hábitos e valores pessoais: uma abordagem com público de alta renda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Segmentação de mercado pode ser definida como o processo de divisão de um mercado em subconjuntos distintos de consumidores com necessidades ou características comuns e de seleção de um ou mais segmentos aos quais se dirigem ... -
Segurança empresarial na ambiência organizacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As atividades de segurança têm sido foco de atenção das instituições governamentais, organizações privadas e da sociedade em geral. Considerada atividade essencial, a segurança empresarial assegura o desenvolvimento produtivo ... -
Significado da habitação para compradores de imóveis de luxo e do programa “minha casa, minha vida”: um estudo comparativo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O ramo da construção civil voltado para a construção de habitação é um importante segmento da economia brasileira. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que, no primeiro semestre de ... -
Significado do trabalho e as expectativas sobre carreira: estudo com jovens da Geração Z em processo de primeiro emprego
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)As gerações mudam ao longo dos anos e com elas, as perspectivas e anseios quanto ao primeiro emprego. Assim, este estudo teve por objetivo analisar o significado do trabalho e as expectativas de carreira de jovens ... -
Síndrome de Burnout e absenteísmo: um estudo na equipe de enfermagem do Programa de Saúde da Família de Belo Horizonte/Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A Síndrome de Burnout é considerada como um estado de exaustão profissional, gerada pelo contato direto, excessivo e estressante no ambiente de trabalho (ANDRADE et al., 2012). A enfermagem é uma categoria profissional ... -
A sobrecarga de informações diante da atenção, interrupções e multitarefas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Esta dissertação teve como propósito analisar os fatores relacionados à sobrecarga de informações, Information Overload (IO), na percepção dos trabalhadores do conhecimento. Buscou-se identificar as relações e o grau de ... -
Softwares de balanced scorecard: avaliação da sua usabilidade segundo a percepção dos gestores de empresas usuários dessas ferramentas no mercado brasileiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Após a era industrial, caracterizada pela economia de escala e por métodos de gestão e mensuração de desempenho baseados em premissas tradicionais, financeiras e contábeis, surge a sociedade do conhecimento ou era ... -
Sustentabilidade, estratégias e processos: impactos da legislação ambiental no desempenho de empresas do setor madeireiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)No Brasil, o estabelecimento de políticas administrativas para a proteção do meio ambiente aconteceu gradualmente, na primeira metade do século XX, ainda que o rápido crescimento econômico tenha favorecido a exploração ... -
Teoria do caos: um estudo sobre controle de rupturas em mercados altamente competitivos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este estudo aborda a utilização da Teoria do Caos e controle de rupturas em mercados altamente competitivos. Esta teoria apresenta um sistema com uma ordem em uma aparente aleatoriedade. Por sua vez, essa ordem se apresenta ... -
Teoria institucional e fatores determinantes da adoção de 2011 práticas sustentáveis pelas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As discussões sobre a sustentabilidade do planeta e o papel das empresas diante dos desafios nelas envolvidos têm sido alvo de estudos e reflexões na academia e nas organizações em geral. O presente estudo avaliou o tema, ... -
As teorias e as estratégias de persuasão no contexto da comunicação de marketing
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)Considerando que a persuasão é uma das mais imponentes estratégias humanas relacionadas ao comportamento cerebral, e que o seu estudo é de extrema importância, já que com ela é possível destacar diversos aspectos de ... -
Teoria dos stakeholders no contexto da governança corporativa: um estudo de caso
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O tema da pesquisa enfoca a teoria dos stakeholders como fundamentação para a definição de estratégias no contexto da governança corporativa. O objetivo deste trabalho é identificar a importância da teoria dos stakeholders ... -
A Terceirização em instituição pública federal de ensino: a gestão dos riscos e as imagens construídas pelos stakeholders
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Esta pesquisa analisa a terceirização de serviços continuados com dedicação exclusiva de mão de obra em uma instituição pública de ensino, destacando os dados técnicos e administrativos e os riscos envolvidos nesse tipo ... -
Terceirização na manuteção de aeronaves: um estudo sobre o modelo adotado para a frota de helicópteros da PMMG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente estudo tem por objetivo apresentar os principais conceitos sobre os métodos utilizados na manutenção de aeronaves. Foi avaliado o modelo de manutenção terceirizada aplicada ao Batalhão de Rádio Patrulhamento ... -
Terceirização ou parceria público-privada (PPP)? Uma análise do processo decisório envolvendo o sistema prisional do Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O presente estudo teve por objetivo investigar as manifestações dos fatores econômicofinanceiros, institucionais-administrativos e sociopolíticos no processo decisório entre parceria público-privada (PPP) e terceirização ...