Navegação Dissertações por assunto "Planejamento estratégico"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 34
-
Alinhamento entre estratégia organizacional e de gestão de pessoas: um estudo em uma mineradora
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)O presente estudo configura-se por uma pesquisa descritiva-analítica, de natureza qualitativa, realizada em uma empresa multinacional Sul-Africana do segmento de mineração de ouro com o propósito de identificar os ... -
Alinhamento estratégico em instituições de ensino a distância
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)As mais diversas pesquisas apontam para a necessidade de um planejamento estratégico que tem foco na integração e alinhamento entre as áreas de negócios e de tecnologia da informação, definindo essa integração como um dos ... -
Alinhamento estratégico entre a gestão das empresas e o setor de tecnologia da informação (TI): o momento da aquisição de soluções de tecnologia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Em um mercado competitivo, a utilização de ferramentas de TI se torna imprescindível para o sucesso dos negócios. Com isso, alguns autores apontam a falta de alinhamento estratégico como problema para o fracasso na maioria ... -
Análise da influência do ambiente competitivo, dos fatores estratégicos financeiros e da folga organizacional no desempenho de firmas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)Esta pesquisa teve por objetivo analisar as influências do ambiente competitivo, dos fatores estratégicos financeiros e da folga organizacional no desempenho de firmas europeias atuantes no setor têxtil, importante por ... -
Análise das relações entre o processo decisório, orientação estratégica e o desempenho organizacional, consideradas as configurações do ambiente competitivo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A imprevisibilidade e a complexidade dos fatores determinantes do desempenho têm exigido das organizações uma maior capacidade de tomar decisões e traçar estratégias que possibilitem superar os crescentes desafios. Este ... -
Análise de fatores organizacionais com influência no desempenho de empresas de eletrônica em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)A organização, antes de mais nada, é um ambiente que soma fatores estruturais e conjunturais, onde seus empreendedores tentam o melhor resultado, da melhor maneira possível. Como parte integrante deste processo, é necessário ... -
Análise de restrições na implementação do planejamento estratégico: um estudo de caso da distribuição de gás natural em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Esta pesquisa teve como objetivo analisar as restrições que podem comprometer a implementação do planejamento estratégico na distribuição de gás natural em Minas Gerais. A Teoria das Restrições (TOC) é uma filosofia de ... -
Antecedentes da efetividade da gestão de instituições de ensino superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)As organizações, cada vez mais, estão atuando em forma de grandes grupos financeiros de capital aberto, em todo o mundo. Esse modelo exige um nível de governança e transparência para que sejam alcançadas as metas exigidas, ... -
Aplicação do modelo de classe mundial para uma função de inteligência competitiva no Sebrae Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A finalidade desta pesquisa é identificar quais dimensões do Modelo de Classe Mundial para uma Função de Inteligência Competitiva exerce maior influência sobre as Ações de Inteligência Competitiva no Sebrae Minas. O objetivo ... -
Apoio tecnológico à estratégia organizacional: fatores para o sucesso no uso do business intelligence
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A formulação da estratégia organizacional para criação de valor e o uso de ferramentas de TI alinhadas aos objetivos de longo prazo são indispensáveis para as empresas obterem sucesso nos negócios. Este trabalho qualitativo ... -
Avaliação dos impactos da inovação no desempenho das empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Para avaliar os impactos da inovação no desempenho das empresas, a metodologia da pesquisa utilizou dados do desempenho geral das empresas coletados no início e no final do período de desenvolvimento de projetos de inovação. ... -
Business intelligence, alinhamento estratégico e processo decisório: estudo de caso na construção civil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O cenário atual de competição do setor de construção civil, marcado por um crescimento acelerado, tem levado as empresas a investimentos contínuos em Tecnologia da Informação, buscando aumentar sua eficiência operacional, ... -
A configuração das imagens dos gestores na construção civil acerca do conceito de estratégia organizacional
(Universidade FumecMestrado em AdministraçãoFaculdade de Ciências Empresariais, Mestrado em Administração, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Este estudo descreve as ações de planejamento programadas para a implantação das estratégias organizacionais na construção civil, identificando exigências, limitações, expectativas e benefícios decorrentes dessa implantação, ... -
Estratégias ambidestras organizacionais nas relações institucionais com o governo e o mercado: uma survey em organizações brasileiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Este trabalho refere-se à utilização da estratégia ambidestra por organizações brasileiras, envolvendo o governo e o mercado, diante de uma transição institucional. A estrutura da dissertação contém a fundamentação teórica ... -
Estratégias antecipativas na gestão do risco da terceirização no setor de telecomunicações: um estudo à luz da teoria institucional e dos institutional voids
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O processo normativo e sua característica institucional apresentam importantes desafios ao ambiente corporativo. Na busca pela geração de valor e reconhecimento mercadológico, as organizações ocupam-se cada vez mais da ... -
Estratégias de negócios e redes sociais: um estudo de caso sobre a Drogaria Araujo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Este trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar “como se configuram as estratégias de negócio da Drogaria Araujo a partir da utilização das redes sociais”. Para isso, buscou-se, primeiramente, elucidar ... -
Estudo da aderência dos processos de gestão de projetos em empresas de engenharia consultiva de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar os problemas relacionados à aderência de processos de gestão de projetos, realizados nas empresas de engenharia consultiva, na cidade de Belo Horizonte. ... -
Gestão das empresas de alimentação coletiva à luz da teoria institucional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O fornecimento de refeições para a coletividade é realizado por empresas do setor de alimentação coletiva que buscam, além do crescimento, a sobrevivência no mercado. Isso leva as empresas a desenvolverem novos serviços e ... -
Gestão do conhecimento e alinhamento estratégico da tecnologia da informação: análise da percepção dos gestores de uma empresa do setor farmacêutico
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O estudo sobre os processos da gestão do conhecimento (GC) dentro das organizações tem se tornado cada vez mais evidente, ao mesmo tempo que o estudo sobre o alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação (TI). A ... -
Governança corporativa e mecanismos de controle: influência no departamento de compras de uma empresa do setor de autopeças brasileiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)A definição da estratégia corporativa fica a cargo dos gestores da organização em função de seus Stakeholders eletivos, cabendo à Governança Corporativa o dever de traduzir essas diretrizes em mecanismos de controle, ...