Programa de Doutorado e Mestrado em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 281-300 of 402
-
Fatores de pressão e Síndrome de Burnout em enfermeiros atuantes nas unidades de terapia intensiva adulta e pediátrica em Belo Horizonte/ Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A saúde do empregado como resultado de uma existência saudável, equilibrada e harmônica é alvo de interesse nas empresas atuais. O estresse crônico ocupacional, denominado síndrome de Burnout também pode ser definido como ... -
Práticas da gestão do conhecimento: avaliação de Curso de Administração das Instituições de Ensino Superior Privadas de Minas Gerais baseada no Exame Nacional de Desempenho do Estudante
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente estudo teve o objetivo de levantar as práticas de Gestão do Conhecimento percebidas pelos coordenadores do Curso de Administração das IES privadas de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se o modelo das sete ... -
Alinhamento de ERP ao negócio
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Este estudo, de natureza qualitativa, realizada em campo, tem como objetivo responder à seguinte pergunta de pesquisa: quais são os fatores que interferem na implantação de sistemas integrados de gestão empresarial? Para ... -
A comunicação boca a boca nas redes sociais e seu impacto no comprometimento afetivo do cliente
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Nos últimos anos, observa-se que o consumidor deixa de ser um coadjuvante nas relações com empresas e passa a atuar de forma crescente, impondo suas vontades e preferências. Esses consumidores estão mais mobilizados, o que ... -
A saliência do simbolismo da categoria do produto: uma análise das relações entre personalidade de marca e de produto
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Nos últimos anos houve um crescente interesse acerca do consumo simbólico. Nesse contexto, a metáfora da personalidade tem sido descrita como um artifício usado pelas pessoas para se referirem a características simbólicas ... -
Qualidade de vida no trabalho: um estudo com contadores por meio da aplicação do modelo de Hackman e Oldham
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção do contador belohorizontino sobre sua Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), tendo como referência o modelo de Hackman e Oldham (1975). Atualmente, o homem passa ... -
Gestão das empresas de alimentação coletiva à luz da teoria institucional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O fornecimento de refeições para a coletividade é realizado por empresas do setor de alimentação coletiva que buscam, além do crescimento, a sobrevivência no mercado. Isso leva as empresas a desenvolverem novos serviços e ... -
Qualidade percebida e satisfação com os serviços educacionais: a percepção dos estudantes do ensino superior de uma instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O presente trabalho teve como objetivo averiguar como as características dos serviços podem ser relacionadas à percepção dos alunos de graduação de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em ... -
Extensão universitária: proposição e validação de um instrumento de avaliação da percepção dos discentes
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)As universidades brasileiras são caracterizadas constitucionalmente por três dimensões indissociáveis: o ensino, a pesquisa e a extensão. Em seu desenvolvimento, foi fortemente influenciada por três movimentos: das ... -
A logística reversa na cadeia produtiva da extrusão do alumínio em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)A sustentabilidade ambiental é considerada uma das principais preocupações nos vários segmentos da cadeia produtiva do alumínio. No entanto, o estudo dos extrudados de alumínio, em Minas Gerais, mostra que esse ainda não ... -
Resistência à tecnologia: fatores de influência na intenção da adoção do Internet Banking por clientes bancários da melhor idade
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O objetivo principal desta dissertação é investigar o comportamento do cliente da melhor idade em relação à intenção de adoção do Internet Banking. Baseando-se no modelo teórico de adoção entre não usuários do Internet ... -
Softwares de balanced scorecard: avaliação da sua usabilidade segundo a percepção dos gestores de empresas usuários dessas ferramentas no mercado brasileiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Após a era industrial, caracterizada pela economia de escala e por métodos de gestão e mensuração de desempenho baseados em premissas tradicionais, financeiras e contábeis, surge a sociedade do conhecimento ou era ... -
A sobrecarga de informações diante da atenção, interrupções e multitarefas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Esta dissertação teve como propósito analisar os fatores relacionados à sobrecarga de informações, Information Overload (IO), na percepção dos trabalhadores do conhecimento. Buscou-se identificar as relações e o grau de ... -
Avaliação dos impactos da inovação no desempenho das empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Para avaliar os impactos da inovação no desempenho das empresas, a metodologia da pesquisa utilizou dados do desempenho geral das empresas coletados no início e no final do período de desenvolvimento de projetos de inovação. ... -
Marketing digital e de relacionamento: avaliação de adoção e usabilidade de um portal com estudantes de graduação e pós-graduação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O crescimento veloz da internet permitiu a criação de novas formas de entreter, comunicar e trabalhar usando a rede. Isso torna cada vez mais abrangentes e flexíveis as informações disponíveis para as organizações e ... -
Teoria do caos: um estudo sobre controle de rupturas em mercados altamente competitivos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este estudo aborda a utilização da Teoria do Caos e controle de rupturas em mercados altamente competitivos. Esta teoria apresenta um sistema com uma ordem em uma aparente aleatoriedade. Por sua vez, essa ordem se apresenta ... -
Atributos determinantes da satisfação e do comprometimento com os serviços de saúde: estudo em um hospital filantrópico de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Os serviços de saúde compreendem encontros frequentes e/ou duradouros entre prestadores e pacientes, cujo contato físico é intenso, o risco percebido é alto e a carga emocional envolvida é grande, o que os tornam complexos ... -
Resultados de políticas públicas no desempenho de empresas de base tecnológica: uma abordagem exploratória da avaliação da inovação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Este trabalho se propõe a investigar os processos de gestão de políticas públicas de empresas de base tecnológica sob uma perspectiva exploratória da avaliação da inovação. O Programa de Apoio à Pesquisa (PAPPE), no Estado ... -
A influência dos efeitos percebidos de marketing de relacionamento bancário e da disponibilização de suporte técnico na intenção de uso dos serviços de mobile banking
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Com a difusão das novas tecnologias móveis e o aperfeiçoamento dos aparelhos celulares, o número de usuários de celulares no Brasil tem crescido rapidamente nos últimos anos. Enquanto as instituições financeiras têm buscado ... -
Componentes determinantes na tomada de decisão na escolha do candidato: um estudo empírico nas eleições majoritárias
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)O presente estudo tem por objetivo analisar os componentes determinantes do comportamento do eleitor na escolha do voto. A busca de respostas a esta questão converge para a tentativa de desvendar as motivações que os ...