Dissertações: Recent submissions
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Ódio à marca e seus impactos nas intenções comportamentais de consumidores no mercado de telefonia móvel
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta dissertação teve como objetivo estudar o tema ódio a uma marca que pode se manifestar em várias categorias de produtos e servicos, investigando as motivações e os consequentes no setor de telefonia celular, e o impacto ... -
A relação entre a segmentação de mercado e o desempenho empresarial: um estudo em pequenas empresas brasileiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)A segmentação de mercado é um processo que agrupa consumidores com atributos semelhantes, auxiliando as empresas no planejamento de marketing, orientando o desenvolvimento de produtos e o posicionamento da marca como também ... -
Marketing viral em vídeos comerciais: antecedentes do compartilhamento e seus impactos no apego e valor da marca
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O marketing viral é um modelo de marketing que cientificamente oferece respostas para a estruturação da disseminação das informações rápidas e em grande escala a favor de conteúdos, produtos e suas marcas. Sustentado pelo ... -
Estratégia de preços do crédito dos bancos brasileiros em resposta às mudanças ocorridas no seu ambiente externo pós-crise global. Determinismo ou voluntarismo?
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O propósito deste estudo é analisar a influência do ambiente econômico, bem como das escolhas em estratégias gerenciais sobre o apreçamento estratégico do crédito dos grandes bancos de varejo brasileiros, no contexto de ... -
A relação entre confiança, satisfação e lealdade: estudo no mercado de seguros
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente trabalho teve como objetivo identificar o papel da confiança e da satisfação nas relações de percepção de lealdade pelos clientes de seguros, tema pouco abordado na literatura acadêmica. A revisão da literatura ... -
Práticas de governança corporativa: um estudo de caso na PREVI
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as práticas de governança corporativa no Fundo de Pensão PREVI. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com recurso a entrevistas e análise documental, tendo sido consultados ... -
Análise dos traços culturais presentes nos processos de tomadas de decisão contábil: uma perspectiva do profissional de contabilidade
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A cultura organizacional e seus pontos de interferência vêm sendo estudados em razão de sua grande importância nos processos de gestão. Ocorre que o traço empresarial, representado pelas características específicas do ... -
Estratégias ambidestras organizacionais nas relações institucionais com o governo e o mercado: uma survey em organizações brasileiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Este trabalho refere-se à utilização da estratégia ambidestra por organizações brasileiras, envolvendo o governo e o mercado, diante de uma transição institucional. A estrutura da dissertação contém a fundamentação teórica ... -
Orçamento e planejamento: as influências do modelo de decisão incremental no contingenciamento orçamentário
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Ao longo da história é possível perceber um movimento evolucionário do orçamento público, que vai de um controle de arrecadação, alcança um controle de gastos e culmina numa aproximação com o planejamento governamental, ... -
A influência da cultura, dos valores, da anomia e do desempenho no tempo de permanência em empregos de baixos salários
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Um dos grandes desafios dos gestores de organizações no Brasil é lidar com o baixo tempo de permanência ou rotatividade de seus empregados. Conceitualmente, essa movimentação representa a substituição de um ocupante de ... -
A influência da autonomia, da motivação, da autoeficácia e da cultura no desempenho do indivíduo: um estudo em países ibero-americanos no segmento de TI
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a influência da autonomia, da motivação, da autoeficácia e da cultura no desempenho do indivíduo no ambiente laboral. Estudos sobre autonomia, motivação, autoeficácia e desempenho ... -
San Pedro Valley: espaços de ambiência e desenvolvimento de um ecossistema empreendedor
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente trabalho buscou investigar uma comunidade startups, localizada em Belo Horizonte, a San Pedro Valley, com o objetivo de identificar quais elementos criam uma ambiência favorável ao desenvolvimento de um ecossistema ... -
Significado do trabalho e as expectativas sobre carreira: estudo com jovens da Geração Z em processo de primeiro emprego
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)As gerações mudam ao longo dos anos e com elas, as perspectivas e anseios quanto ao primeiro emprego. Assim, este estudo teve por objetivo analisar o significado do trabalho e as expectativas de carreira de jovens ... -
Determinantes da deserção de clientes bancários
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais elementos que provocam a deserção de consumidores de produtos e serviços bancários, bem como avaliar a influência da insatisfação na deserção dos clientes ... -
O marketing digital sob a perspectiva da mídias sociais como fonte de informação para a decisão de compra no varejo de moda feminina
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A internet e as mídias sociais vêm causando transformações no comportamento dos consumidores que estão mais informados e exigentes em relação à compra e à forma de se relacionarem, transmitirem suas opiniões e experiências ... -
A influência do comportamento e do planejamento financeiro do consumidor de serviços educacionais na inadimplência
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Uma conjuntura econômica turbulenta, evidenciada, sobretudo, nos últimos dez anos, aliada ao dinamismo comportamental do consumidor e à concorrência cada vez mais acirrada, faz surgir a necessidade de melhor compreensão ... -
Análise de restrições na implementação do planejamento estratégico: um estudo de caso da distribuição de gás natural em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Esta pesquisa teve como objetivo analisar as restrições que podem comprometer a implementação do planejamento estratégico na distribuição de gás natural em Minas Gerais. A Teoria das Restrições (TOC) é uma filosofia de ... -
Efeito da comunicação boca a boca eletrônica no desempenho da firma
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O boca a boca é toda troca de informação de consumidor para consumidor, independentemente do meio. É também definido como comunicação informal, entre pessoas, sobre marcas, produtos, serviços e fornecedores. A comunicação ... -
As influências da assimetria de informações e da eficiência de mercado no desempenho de fundos de ações brasileiros
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Este estudo analisou as influências da assimetria de informações e da eficiência de mercado no desempenho de fundos de investimentos de ações brasileiros. Para isso, foi examinado o desempenho de 697 fundos de investimentos ... -
Eventos afetivos e emoções básicas no processo decisório organizacional: um estudo na ambiência corrupta em uma empresa estatal do setor petrolífero
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O presente estudo teve por objetivo explorar as influências dos eventos afetivos nas emoções básicas que atuam nas decisões estratégicas em um ambiente corrupto. Para tanto, utilizou-se como referência o modelo teórico ...