Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 114-133 of 362
-
Economia criativa e inteligência competitiva: artesanato no Município de Prados - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta pesquisa aborda a inteligência competitiva na indústria criativa, tendo como objetivo identificar a percepção dos empresários da indústria criativa do artesanato do município de Prados (MG) quanto ao interesse e ... -
Educação à distância: relações entre as estratégias de aprendizagem e a satisfação de alunos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Este estudo buscou estabelecer relação entre as estratégias de aprendizagem adotadas pelos alunos do Centro de Educação Aberta e a Distância do Instituto Federal Minas Gerais, na modalidade Educação a Distância, e a ... -
A educação financeira na base da pirâmide: uma análise da vulnerabilidade do consumidor de baixa renda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta dissertação objetivou analisar os impactos da educação financeira na vulnerabilidade do consumidor de baixa renda em seu processo de consumo. Para responder a esta problemática adotou-se uma metodologia desdobrada em ... -
Educação profissional e absorção no mercado de trabalho: um estudo com egressos do curso Técnico em Metalurgia do IFMG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)A pesquisa buscou analisar as percepções dos egressos no contexto das expectativas profissionais, em relação à qualidade do ensino na formação técnica. Objetivou analisar, também, as relações entre formação discente e ... -
Efeito da comunicação boca a boca eletrônica no desempenho da firma
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O boca a boca é toda troca de informação de consumidor para consumidor, independentemente do meio. É também definido como comunicação informal, entre pessoas, sobre marcas, produtos, serviços e fornecedores. A comunicação ... -
O efeito de características de influenciadores de mídia sociais e do tipo de relacionamento com seus seguidores no comportamento de consumo da indústria da moda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Ao longo das últimas décadas, tem sido estudado o poder de influência que uma pessoa tem sobre as outras, podendo até mesmo modificar seus pensamentos e comportamentos. Dentro desses diversos estudos, existe um que é ... -
Efeitos do ambiente competitivo, dos fatores estratégicos e da folga organizacional no desempenho de empresas brasileiras de capital aberto
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Este estudo tem por objetivo mensurar os efeitos dos construtos ambiente competitivo, fatores estratégicos, folga organizacional e desempenho em empresas brasileiras de capital aberto ativas no ano de 2012. O estudo destes ... -
Efeitos do planejamento de compras e das relações com fornecedores, no desempenho de empresas do ramo da metalurgia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)A competição no mercado empresarial tem exigido das organizações a excelência nos produtos e serviços oferecidos. Diante do ambiente empresarial globalizado em constante evolução, adicionado ao crescimento ou desaceleração ... -
Efetividade do estágio probatório e o comprometimento com a instituição: um estudo com servidores de uma instituição de ensino superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O objetivo proposto nesta pesquisa é identificar a percepção dos Servidores Públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior a respeito da efetividade do estágio probatório e verificar a relação destes com ... -
Eficiência técnica e retornos de escala das empresas terceirizadas por uma distribuidora de energia elétrica: um estudo com base na análise de envoltória de dados
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)As empresas terceirizadas no setor elétrico nem sempre estão preparadas financeira e tecnicamente para fornecer produtos ou serviços nos padrões de excelência esperados. A falha na prestação do serviço pode causar grandes ... -
Elas na logística: a percepção das mulheres sobre possibilidades de ascensão na carreira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)Pesquisas relacionadas à carreira feminina têm crescido significativamente, mas a sua relação com políticas e práticas de equidade de gênero apresenta lacunas importantes. Estudar como as empresas têm conduzido e implantado ... -
Os elementos antecedentes do endividamento e a satisfação com a vida: um estudo com consumidores jovens universitários em Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)Compreender o comportamento do consumidor nesse cenário faz-se necessário a fim de analisar o endividamento dos consumidores, as influências de elementos individuais que se apresentam como preditores do endividamento, e ... -
Empregabilidade e reinserção no mercado de trabalho: um estudo com profissionais com experiência internacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Atualmente, o retorno de brasileiros que residiam no exterior está se tornando cada vez mais comum, em decorrência da crise econômica mundial, iniciada com a crise americana denominada Crise do Subprime, em 2008. Esses ... -
Enterprise internal social media: an exploratory study on digital natives' perceptions
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Enterprise internal social media, as it is currently delineated, emerged in the early 2000s enabling users to create, share, and consume content and participate in social networking. Given the success of social media in ... -
Envolvimento do consumidor com produtos e serviços bancários
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)As instituições financeiras verteram suas atenções para além do mercado correntista, expandiram seus objetivos de lucros para os produtos e serviços. Com a franca expansão econômica em que estas instituições vivenciam, a ... -
A especialização no exercício de cargos comissionados na administração legislativa municipal
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Para evidenciar as disfunções burocráticas presentes no exercício de servidores não especialistas em sua função na Administração Pública, buscou-se, com esta abordagem qualitativa de perfil descritivo, investigar os ... -
Estágios do processo de decisão do consumidor de jornais populares: busca, avaliação de alternativas e consumo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As classes C, D e E, no Brasil, tiveram um aumento significativo no poder de compra após o Plano Real. A partir de então, os jornais populares se desenvolveram para atender a este público carente e ávido por informação. ... -
Estilos de liderança e o desempenho dos liderados
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Liderança e desempenho são temas de destaques tanto para as organizações do século XXI que, inseridas em ambientes cada vez mais incertos e competitivos, se veem obrigadas a buscarem cada vez mais alguma vantagem competitiva ... -
Estratégia de preços do crédito dos bancos brasileiros em resposta às mudanças ocorridas no seu ambiente externo pós-crise global. Determinismo ou voluntarismo?
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O propósito deste estudo é analisar a influência do ambiente econômico, bem como das escolhas em estratégias gerenciais sobre o apreçamento estratégico do crédito dos grandes bancos de varejo brasileiros, no contexto de ... -
Estratégia e gestão do conhecimento: estudo de caso no SENAR Minas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Diante de um cenário mundial caracterizado por muitas mudanças, esta pesquisa descritiva baseada em estudo de caso de uma empresa prestadora de serviços – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional ...