Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 166-185 of 362
-
Gestão e controle em parcerias público-privadas (PPPs): um estudo no Complexo Penal de Ribeirão das Neves
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Este estudo analisa a gestão e controle das Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Estado de Minas Gerais, especificamente no Complexo Penal da cidade de Ribeirão das Neves, assim como suas justificativas, contratação, ... -
Gestão e estrutura da perícia judicial sob o prisma dos princípios da moralidade e da eficiência administrativa: um estudo de caso no âmbito da justiça do trabalho em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Neste trabalho, objetiva-se estudar a gestão e a estrutura da perícia trabalhista no âmbito da Administração Pública no Brasil, com ênfase na observância aos princípios constitucionais da moralidade e da eficiência ... -
Gestão e modelos legais de segurança privada: um estudo em empresas orgânicas e especializadas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Com o aumento da violência e da criminalidade, a segurança está ganhando mais atenção por parte dos estudiosos das organizações. Mencionada nos estudos de Fayol, em General and industrial management, editados em 1949, a ... -
Governança corporativa e desempenho organizacional nas universidades federais brasileiras
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Nas últimas décadas, as universidades estão sendo pressionadas por demandas provenientes de políticas públicas em educação a melhorarem seu desempenho científico, tecnológico e inovador. Em atendimento a essas demandas, ... -
Governança corporativa e mecanismos de controle: influência no departamento de compras de uma empresa do setor de autopeças brasileiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)A definição da estratégia corporativa fica a cargo dos gestores da organização em função de seus Stakeholders eletivos, cabendo à Governança Corporativa o dever de traduzir essas diretrizes em mecanismos de controle, ... -
Governança no setor público: qualidade dos princípios da governança na gestão de uma instituição federal de ensino
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Implementar um processo de gestão com base em princípios da governança é um desafio para os gestores de qualquer organização, em especial no setor público. Diante desse desafio, esta pesquisa aborda a avaliação dos ... -
Governança policêntrica, governança corporativa e gestão no setor eólico brasileiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)A interação entre diversos atores de segmentos distintos tem aumentado em decorrência das transformações que estão ocorrendo no planeta, principalmente no que diz respeito à busca pelo desenvolvimento sustentável e a ... -
Identificação das principais variáveis no processo decisório para investimentos em TI: um estudo de caso no setor público em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Buscou-se com esta pesquisa identificar as principais variáveis consideradas por um grupo de gerentes de tecnologia da informação para classificar e priorizar investimentos em suas áreas de atuação. A metodologia adotada foi ... -
Identificação e imagem do servidor público: um estudo com os usuários do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O objetivo desta dissertação foi analisar a imagem do servidor público do ponto de vista dos usuários do Fórum Lafayette, órgão da justiça de primeira instância da capital do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais ... -
Imagem do programa de orientação e proteção ao consumidor: um estudo sobre as percepções de consumidores, advogados e representantes de Procons e empresas do segmento financeiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)O presente trabalho objetivou analisar a imagem do Programa de Proteção ao Consumidor da região metropolitana de Belo Horizonte sob as lentes dos atores que participam dos processos de intermediação desse órgão: consumidores, ... -
Imagem institucional e governança corporativa: análise da competitividade e atratividade de empresas sob a ótica de investidores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A governança corporativa é um tema que vem sendo estudado não só no Brasil, como em todo o mundo, e está se tornando cada vez mais importante para as organizações. Consiste em um sistema pelo qual as organizações são ... -
Imagem organizacional em redes sociais tecnológicas de instituições de ensino superior privadas do Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)As redes sociais tecnológicas, compostas por usuários interessados em determinado produto, serviço, marca ou apenas interação social, têm contribuído na redefinição de novas formas de relacionamento da organização com a ... -
Impacto da comunicação televisiva nas intenções comportamentais de consumidores: um estudo empírico do mercado de cerveja
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Avaliar a eficácia da propaganda é uma tarefa difícil e cara. Quem gasta dinheiro com ela deve querer saber que resultado estará obtendo. Todavia, o número de pesquisas básicas sobre a eficácia da propaganda é insignificante. ... -
O impacto de diferenças individuais referentes a aspectos psicológicos do consumidor feminino no comportamento de compra: um estudo empírico no mercado de moda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Entender o comportamento de compra dos consumidores é fundamental para que as empresas conheçam e retenham seus clientes. Esse conhecimento é, também, campo essencial para a moda que evoluiu muito e hoje é um dos mais ... -
O impacto do relacionamento consumidor-marca e da identidade na lealdade de doações em instituições filantrópicas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)O marketing focado no relacionamento consumidor-marca é bastante estudado no âmbito das empresas com finalidade de lucro, e representa uma estratégica eficiente na criação e permanência de um relacionamento positivo entre ... -
O impacto dos fatores ambientais e psicológicos no desempenho do indivíduo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O desempenho do trabalhador é um dos fatores que mais influenciam o sucesso do indivíduo e das organizações. Aspectos ambientais e psicológicos podem exercer influência sobre o desempenho, chegando a ser geradores de ... -
O impacto dos processos de administração estratégica como antecedentes do desempenho das micro e pequenas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A Administração Estratégica tem sido foco de um número relevante de publicações, pesquisas e livros editados nos últimos anos. Há um consenso sobre a sua relevância na qualidade de gestão e longevidade das organizações. ... -
O impacto dos serviços logísticos em rede de distribuição de pneus de carga: um estudo empírico junto a revendedores de Minas Gerais.
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção da qualidade dos serviços logísticos prestados por um fabricante de pneus de carga, em todos os seus 37 revendedores do Estado de Minas Gerais. Foi utilizado o método ... -
Os impactos da logística reversa para a indústria farmacêutica: um estudo de caso
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Em face da crescente concorrência entre as organizações no setor farmacêutico é indispensável, na dinâmica atual, o melhor aproveitamento das oportunidades, a fim de se destacar perante as outras organizações. Com o ... -
Impactos da qualidade percebida sobre as atitudes e intenções comportamentais de proprietários de automóveis
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Por muitos anos os consumidores de automóveis recebiam das empresas seus produtos como sendo os melhores disponíveis no mercado. Elas embasavam suas afirmações baseadas na tradição da marca no mercado brasileiro. Todavia ...